Não é a toa que a Catedral de Sal de Zipaquirá é considerada a primeira das sete maravilhas da Colômbia. Veja nesse post como foi o nosso passeio e dicas importantes para que ele seja feito da melhor forma possível.
A verdade é que a Catedral de Sal de Zipaquirá não estava no meu roteiro original de dois dias em Bogotá. Mas tenho que admitir que foi uma grata surpresa e é um passeio bem legal de fazer.
SOBRE A CATEDRAL DE SAL DE ZIPAQUIRÁ
-
- Duração: Das 09h00 as 17h40;
- Valores: ingresso à catedral custa 59 mil pesos
- Onde reservar: Passeio com ingresso e transporte pela Civitatis ou pela Get Your Guide e somente o ingresso no site oficial;
- O que levar: Roupas confortáveis e câmera fotográfica;
- Dica de Viajante: Se possível, passe o dia em Zipaquirá para conhecer outras atrações do Parque de Sal e almoçar na cidade;
ONDE FICA A CATEDRAL DE SAL
Localizada na cidade de Zipaquirá a Catedral fica a 42 quilômetros de Bogotá. Teoricamente o trajeto de carro é de uma hora, entretanto o trânsito na capital colombiana é muito ruim.
Nós levamos uma hora e meia pra ir e duas horas para voltar em uma sexta-feira.
Dica de Viajante: tente ir aos fins de semana quando o trânsito não é tão ruim. Além disso, uma vez por mês tem o ” dia sem carro” em Bogotá onde somente táxis e carros de turismo podem circular na cidade.
O QUE É A CATEDRAL DE SAL
A Catedral de Sal foi construída dentro das minas de sal de Zipaquirá. A catedral é, acima de tudo, um santuário católico, que remete a Via Crucis de Jesus Cristo.
Ela faz parte do Parque de Sal, um complexo turístico que reúne, além da catedral, a mina de sal, um museu, barragem, o domo salino e áreas verdes.
Dica de Viajante: A cidade de Zipaquirá tem várias atrações. O próprio parque onde fica a Catedral tem um museu e outras atividades. Portanto, se você tiver tempo no seu roteiro, passe o dia na cidade. Até porque devido ao trânsito, dificilmente vai conseguir combinar esse passeio com outro no mesmo dia.
COMO CHEGAR NA CATEDRAL DE SAL
A forma mais fácil de fazer esse passeio é contratando uma agência em Bogotá ou reservando o passeio online. A Civitatis oferece esse passeio com compra online e inclui o transfer de ida e volta e ingresso no parque. O ingresso dá direito a um audio guide em português com explicações detalhadas de cada parte da catedral.
Segunda opção mais confortável é reservar o transporte direto com o seu hotel em Bogotá. Nós fizemos isso no Hotel Grand Park e reservamos com o motorista Oswaldo pelo valor de COP 390 mil (aprox. R$ 550,00). O valor ficou mais em conta posto que estávamos em 6 pessoas.
Terceira opção seria de táxi, porém desistimos dela logo que chegamos em Bogotá. A Colômbia não tem aplicativos de transporte (como Uber e Cabify) que são proibidos em todo o país.
Além disso, achei a qualidade e atendimento dos táxis muito ruim. Encontramos carros pequenos e antigos, taxistas cobrando valores diferentes do taxímetro (quando tinha) e até a famosa troca de cédula. Por isso, se for utilizar táxi em Bogotá, negocie muito bem o valor antes da viagem.
Por fim, a opção mais em conta é ir de ônibus. Para isso será necessário pegar um ônibus da rede pública até a estação Portal Norte, de onde saem os ônibus intermunicipais para Zipaquirá.
Chegando na estação do Zipaquirá, você pode ir caminhando por 2 km (aprox. trinta minutos) ou pegar um táxi até a Catedral. Mas lembre-se de negociar o valor do táxi antes de entrar!
ACESSO A CATEDRAL DE SAL
Quando chegar, você vai passar pela bilheteria, caso não tenha o ingresso, que custa COP 59 mil. No nosso caso, nosso guia já tinha parado num restaurante e comprado a entrada.
Porém, quando entramos na catedral um dos atendentes reclamou de algo no meu ingresso. No parque você vai encontrar várias pessoas tentando vender atividades adicionais, como por exemplo o museu.
Depois de discutir com outro atendente em um espanhol incompreensível eles nos liberaram. Não sei dizer se liberaram porque estava ok ou porque não quiseram discutir com um gringo.
De qualquer forma, se você não for com uma agência, sugiro comprar o ingresso no próprio parque ou no site oficial.
Com os ingressos em mãos, fizemos a retirada o audioguia em português e entramos no túnel de acesso a catedral. Abaixo temos mapas detalhados do parque e da catedral!
GALERIAS E TUNEIS DA VIA CRUCIS
A primeira parte da catedral é composta por um corredor principal que dá acesso a 14 túneis e galerias que representam a Via Crucis de Jesus Cristo.
Cada túnel tem uma composição diferente de cruzes e altares sendo que cada etapa tem sua explicação no audioguia.
O audioguia, aliás, funciona muito bem e contém informações detalhadas sobre cada galeria, sobre a construção e história da catedral e das minas de sal.
Em seguida, depois de passar por todas as galerias da Via Crucis, chegamos a uma varanda onde é possível observar a cruz de 16 metros e a nave central.
NAVE CENTRAL
Descendo a partir da varanda, finalmente chegamos a parte central da catedral. São três naves principais, sendo que a nave central hospeda a cruz de 16 metros de altura. As naves são conectadas por fendas na pedra, que simbolizam o nascimento e morte de Jesus.
De fato, o lugar impressiona pela tamanho das naves e a iluminação e jogo de luzes ajudam a criar um ambiente surreal.
A estrutura construída para o turismo também chama atenção. Lá embaixo tem banheiro, lojinhas, ambulatório e um café. A saída da catedral é feita pelo mesmo caminho da entrada.
VALE A PENA IR A CATEDRAL DE SAL?
Na minha opinião é um passeio que vale a pena fazer. Além de ser a principal ‘maravilha colombiana’ a catedral impressiona pela engenharia e qualidade do passeio.
Pesa contra o tempo que se gasta para chegar em Zipaquirá, muito devido ao trânsito caótico de Bogotá.
Se gostou da nossa dica sobre a Catedral de Zipaquirá então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;