O passeio até a ilha de Johnny Cay (ou Ilhota Sucre) é, sem dúvida, o mais procurado para quem viaja até San Andrés. Não é pra menos, pois o lugar é uma ilha paradisíaca com coqueiros e água cristalinas. Veja como foi nossa experiência em Johnny Cay e todas as dicas e informações para aproveitar ao máximo esse passeio!
Atualizado em 16/06/2021: A partir de 13 de Maio de 2021 a Colômbia reabriu suas fronteiras para brasileiros. Sendo assim, quem quiser viajar para o país precisa apresentar resultado do teste negativo do PCR-RT feito até 96 horas antes da viagem (Saiba mais aqui).
SOBRE O PASSEIO ATÉ JOHNNY CAY
ONDE FICA E COMO CHEGAR EM JOHNNY CAY
A ilha de Johnny Cay fica a aproximadamente 1,5 km ao norte de San Andrés, na Colômbia. Seu acesso é feito através de pequenos barcos e lanchas que embarcam e desembarcam em uma pequena praia formada ao sul da ilha.
Com o mar tranquilo a viagem e o acesso a ilha são mais fáceis. Entretanto, em dias de mar agitado, o balanço das lanchas e o subir e descer do barco podem trazer certo grau de dificuldade.
Por isso, nesses dias, o passeio pode não ser recomendado para crianças pequenas, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. É importante pedir informação sobre as condições do mar no dia do passeio.
Na imagem abaixo é possível ver a ilha de Johnny Cay ao fundo no topo centralizado, a praia Spratt Bight (acima a direita) e os portos de onde saem várias embarcações (abaixo a direita).
QUANDO IR ATÉ JOHNNY CAY
Apesar de o passeio até a ilha ser muito procurado é possível comprar a entrada um dia antes ou até mesmo no dia do passeio (salvo durante feriados e altíssima temporada). São vários barcos e lanchas que fazem esse trajeto todos os dias até a ilha.
Por outro lado, como eu disse antes, o acesso a ilha é complicado devido ao clima. Isso significa que o passeio pode ser suspenso pela capitania de San Andrés sem aviso prévio.
O cancelamento e suspensão das atividades marítimas pode ocorrer por conta de ventos fortes, maré alta e mau tempo.
Infelizmente o reporte do status de cada passeio só é feito no início da manhã. Durante a nossa viagem de 8 dias por San Andrés, por exemplo, a ilha de Johnny Cay esteve fechada por 4 dias seguidos. Sendo assim recomendo fazer o passeio até Johnny Cay assim que chegar.
Dica de Viajante: Nós encontramos um site muito bom chamado Tabua de Mares para consultar o clima de San Andrés. Nele pudemos constatar que os dias de passeios fechados tinham um coeficiente de mares Muito Alto (acima de 100). Por outro lado, os dias de passeios liberados tinham um coeficiente mais baixo. Não é garantido que esse índice represente a realidade dos passeios, mas no nosso caso fez sentido.
COM QUEM FAZER O PASSEIO ATÉ A ILHA
No centro de San Andrés você vai encontrar dezenas de vendedores oferecendo passeio pra Johnny Cay.
Porém, em alguns casos os vendedores tentar empurrar passeios combinados, por exemplo para Johnny Cay e El Acuario ou Mantarraya. Vão dizer que tem um custo benefício melhor pois fazer os passeios separados sai mais caro.
De fato, combinando alguns passeios o valor total vai ser menor. Porém, o que eles não explicam é que você também terá menos tempo em cada uma das ilhas. Sendo assim, eu recomendo comprar o passeio de um dia só para Johnny Cay!
Os preços são tabelados então para comprar os ingressos eu recomendo ir direto nos pontos abaixo:
-
- No quiosque amarelo da cooperativa de lancheiros na praia Spratt Bright;
- Na Marina Portofino (foi onde fizemos todos os nossos passeios de barco em San Andrés);
- Comprar online e antecipado pela Civitatis;
Também é possível comprar com uma agência de turismo ou algum vendedor na rua. Eles vão te entregar um voucher que deve ser apresentado no dia do passeio.
QUANTO CUSTA
Como eu disse os valores dos passeios para Johnny Cay são tabelados. O transporte de barco até a ilha custa 25 mil pesos por pessoa. Além disso temos que pagar uma taxa de entrada na ilha de 8 mil pesos.
NOSSA EXPERIÊNCIA
Compramos nossa entrada no mesmo dia do passeio. O horário de saída aproximado é as 9:30 mas como o embarque é feito por ordem de chegada eu sugiro chegar um pouco antes. Assim você será um dos primeiros a embarcar e um dos primeiros a chegar a ilha.
Não sei se por ser fim de semana ou porque o passeio tinha sido cancelado por 4 dias seguidos mas o porto estava bem cheio.
Embarcamos em uma pequena lancha que levou aproximadamente 10 minutos para chegar a ilha.
A lancha sacudiu bastante e molhou todo mundo a bordo, portanto um saco estanque ou mochila impermeável são uma boa pedida para não molhar documentos e eletrônicos.
A CHEGADA A ILHA
Chegando a ilha o desembarque ocorreu na praia. O mar estava um pouco agitado e as ondas quebrando em cima do barco. O pessoal do barco até tentou ajudar mas no final foi meio que cada um por si.
Depois do desembarque um guia da ilha explica sobre a estrutura da ilha e os horários de retorno. Também na chegada já reservamos o almoço. A grande maioria das pessoas ficou até a hora do almoço e partiu para outro lugar. Nosso horário de retorno foi marcado para as 14 horas.
Dica de Viajante: o horário de retorno me pareceu sugestivo, pois quando voltamos as 14 o guia nem estava lá. Nosso barco chegou a ilha umas 14:30. Acredito que os barcos ficam fazendo o trajeto de ida e volta o tempo todo. Por isso acho que dá pra negociar com o guia para voltar o mais tarde possível.
A VOLTA NA ILHA
A volta na ilha é bem rápida e dura uns 20 minutos direto. Claro que levamos muito mais tempo porque a cada 50 metros tinha algum visual paradisíaco pra tirar fotos. Na parte sul da ilha estão os restaurantes, banheiros e a praia com areia de cadeiras.
Já na parte norte, a areia dá lugar para uma costa formada por pedras e corais. Por isso, é fundamental levar uma sapatilha para caminhar.
Do lado oeste da ilha tem um pier, aparentemente inativo, que serviu de decoração para mais algumas fotos legais!
ONDE COMER NA ILHA
A ilha de Johnny Cay tem uma estrutura muito boa. São vários restaurantes e bares com bancos e mesas suficientes para todos embaixo dos coqueiros.
A ilha também tem uma área verde com grama e coqueiros para deixar e descansar. Para o almoço comemos peixe com arroz de coco (COP 30 mil), que estava muito bom por sinal!
Depois do almoço a ilha fica muito mais vazia pois muitos turistas partem para El Acuario. É o melhor momento pra caminhar e curtir o visual impressionante de Johnny Cay.
RESUMO DO PASSEIO ATÉ JOHNNY CAY
-
- Horários: Saída as 9:30 e retorno entre 14 e 15 horas;
- Valores: 33 mil pesos
- Onde comprar: Cooperativa dos barqueiros (na Spratt Bight), na Marina Portofino ou online no site da Civitatis;
- O que levar: Chapéu/boné; Protetor solar; Óculos de sol; Sapatilha; Saco estanque ou mochila impermeável;
- Dica de Viajante: Faça o passeio logo nos primeiros dias e não compre com muita antecedência;
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA COLÔMBIA
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para San Andrés, Bogotá e Cartagena das Índias. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos nossos 12 dias de roteiro!!
Se gostou do post sobre o Johnny Cay então segue o Mapa de Viajante nas redes sociais pra muitas outras dicas de viagem!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;
3 comentários
Oi. Você ainda tem a planilha? Poderia me enviar? Grata
Oii, gostamos muito do site e das dicas dada nessa publicação! queria saber se vc ainda pode disponibilizar a planilha, por favor
Feito!