Já ouviu falar em voos com layover, stopover e nonstop e não faz a melhor ideia do que isso seja? Então confere esse post em que vamos explicar exatamente o que são cada um desses termos e como se aproveitar deles para viajar mais barato e não cair em roubada.
O que você vai ver nesse post
Como organizar uma viagem: Quer ajuda pra organizar a sua viagem? Então confere esse post completo com dicas para organizar uma viagem do zero!
O QUE É UM VOO NONSTOP
Voo Nonstop é o mais fácil de compreender já que é o tipo de voo que estamos mais acostumados: um voo direto entre o aeroporto de origem e de destino.
Em geral são os voos mais caros, principalmente entre grandes capitais como São Paulo e Nova Iorque. Isso porque o tempo de viagem é o mais curto possível, sem escalas ou conexões.
Além disso, a sua bagagem será retirada no aeroporto de destino, é claro!
O QUE É UM VOO COM ESCALA
Já os voos com escalas fazem paradas em um ou mais aeroportos, geralmente com a intenção de embarcar ou desembarcar passageiros. As escala também é utilizadas em voos longos, para o abastecimento da aeronave.
Nesse tipo de voo, o passageiro não desce do avião e a viagem será concluída no destino final. A bagagem, portanto, também segue até o destino final.
O tempo de voos com escalas é ligeiramente maior do que os voos direto. Entretanto, o tempo em solo geralmente não ultrapassa o período de uma hora.
O QUE É UM VOO COM CONEXÃO
Voos com conexão são aqueles em que ocorre uma ou mais paradas porém com troca de aeronave. Nesse tipo de voo pode acontecer do passageiro precisar passar por algum processo de imigração, uma vez que ele estará em trânsito no aeroporto de parada.
No Aeroporto de Londres, por exemplo, os passageiros recebem um visto temporário de até 24 horas para poder pegar o próximo voo.
Também é comum que o passageiro precise sair do terminal de chegada e se deslocar até outro terminal de onde sairá o voo seguinte. Isso é muito comum em conexão que envolvem voos nacionais e internacionais.
Dica de Viajante: Nos voos com escala, você não precisa se preocupar com o tempo em solo, pois não vai trocar de aeronave. Já nos voos com conexão, é fundamental garantir que haverá tempo entre um voo e outro, mesmo que seja da mesma companhia área.
O QUE É UM VOO COM LAYOVER
Apesar de layover significar literalmente escala em inglês, voos com essa característica geralmente implicam em um tempo maior em solo entre um voo e outro.
O termo layover também é utilizado pelas companhias aéreas e hoteleiras para indicar que haverá pernoite no aeroporto de conexão. Dessa forma, muitos passageiros optam por reservar um hotel para passar a noite.
Isso permite que o passageiro aproveite o tempo em solo para conhecer o destino da conexão.
O QUE É UM VOO COM STOPOVER
Voo com Stopover tem mesmo significado de voos com layover ou conexão. Ou seja, são voos com um tempo maior entre voos.
Esse período de conexão pode variar de 12 horas até 5 dias, dependendo do destino e da companhia aérea.
Empresas como a Tap Portugal por exemplo, estimulam o stopover em Lisboa ou Porto, quando o passageiro tem destino final em outro país da Europa.
Voos com stopover são, de fato, uma excelente opção para o viajante conhecer dois destinos pagando quase o mesmo valor na passagem aérea. Aliás, pode acontecer até do voo ser mais barato que o voo direto.
Dica de Viajante: Se quiser aproveitar um voo com layover/stopover inferior a 12 horas lembre-se de considerar o deslocamento do aeroporto até os pontos turísticos que quer conhecer. A grande maioria dos aeroportos internacionais fica distante dos centros da cidade. Por isso, muitas vezes um layover de 6 ou 8 horas não é tempo suficiente para fazer turismo.
COMO APROVEITAR VOO COM STOPOVER E CONEXÃO
Agora que você já sabe o que significam voos com layover, stopover e nonstop, vamos ver como aproveitar esse tipo de voo.
GOOGLE FLIGHT
O Google Flight é uma poderosa ferramenta para pesquisa de voos com conexões longas. Para facilitar a pesquisa basta selecionar os aeroportos de origem e destino e depois selecionar o aeroporto de conexão de preferencia.
Você também pode selecionar o tempo mínimo de conexão.
TAP PORTUGAL
Como eu já mencionei, a TAP Portugal é uma das melhores companhias áreas para comprar voo com stopover. As opções de conexão são nas cidades de Lisboa e Porto e a duração do stopover pode ser de até 5 dias.
Para escolher essa opção basta clicar em Adicione um TAP Stopover a meio caminho na página inicial da pesquisa do voo.
QATAR AIRWAYS
A Qatar Airways também oferece paradas de até 4 dias para voos saindo do Brasil! Além disso a opção de stopover permite reservar hotéis a partir de 14 dólares a diária.
A Qatar também possui várias conexões em Doha entre 6 e 24 horas que permitem conhecer um pouco da cidade. O Aeroporto de Doha fica a apenas 14 km do centro da cidade e possui metro, ônibus e serviços de taxi e Uber.
TURKISH AIRLINES
A Turkish Airlines oferece, além do stopover, uma diária grátis em Istambul para classe Econômica e 2 diárias para Business Class.
A solicitação de hotel deve ser feita até 72 horas antes do voo para o e-mail freehotelbrazil@thy.com informando o numero da reserva e os dados dos passageiros.
COPA AIRLINES
A Copa Airlines é uma excelente opção para quem viaja para o Caribe e Estados Unidos com preços de passagens bem atrativos. E com o stopover de até 7 dias ainda dá pra conhecer as praias da cidade do Panamá.
KLM E AIR FRANCE
As companhias aéreas KLM e Air France não tem ofertas específicas de stopover mas é possível encontrar voos com escalas em Amsterdam e Paris que podem variar entre 6 e 24 horas.
Teoricamente dá pra pesquisar passagens multidestinos fazendo escala nessas cidades (Paris e Amsterdam). Na prática o preço da passagem multidestino fica um pouco mais cara que a passagem direta.
Outras companhias aéreas que oferecem stopover mas que não tem voos saindo do Brasil são:
-
-
- Iceland Airlines
- Etihad Airways
-
ONDE FICA A BAGAGEM DURANTE A CONEXÃO
Antes de comprar passagem com longas horas de conexão e decidir sair para conhecer o destino é importante conferir as regras das companhias aéreas e do aeroporto para bagagens.
Isso porque cada aeroporto/companhia aérea tem sua própria regra para bagagem em longas conexões.
Via de regra, quando chegamos em um novo país, temos que retirar a bagagem despachada para passar pela imigração. Nesse caso, será preciso fazer um novo despacho.
O problema é que em alguns aeroportos o check-in e despacho de bagagem só inicia entre 3 e 4 horas antes do voo. Há ainda aeroportos onde a própria companhia aérea não tem o guichê aberto até poucas horas antes do voo.
Sendo assim, você precisará ficar com a bagagem durante todo o período de conexão.
Dica de Viajante: Se tiver que retirar bagagem durante uma conexão você pode usar o serviço de aluguel de armário que geralmente está disponível em grandes aeroportos.
E aí, curtiu nosso post explicando o que são voos nonstop, layover e stopover? Então comenta aí embaixo se você já conseguiu aproveitar conexão pra conhecer algum destino!
Receba no seu e-mail a Planilha de Viagem do Mapa de Viajante para organizar o roteiro e os custos da sua viagem!
2 comentários
Mesmo viajando bastante, nunca tinha ouvido falar de “layover”: a boa e velha escala. Muito didático teu post.
Adorei saber. A gente acaba não se ligando muito nessas classificações, mas são importantíssimas!