É desesperador quando temos uma viagem programada e aparece um imprevisto que exige o adiamento ou cancelamento da viagem. Nessa hora é preciso ter calma, conhecer os nossos direitos e ter um pouco de jogo de cintura. Veja nesse post o que fazer caso precise cancelar uma passagem, hospedagem ou a viagem inteira!
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
- Como cancelar passagem aérea
- Cobrança para Cancelar passagem aérea
- Cancelamento gratuito de passagem aérea
- Como Cancelar Hospedagem
- Cancelando reserva de aluguel de carro
- Como cancelar seguro viagem
Vida, né? Como diz aquele texto do Wear Sunscreen: “Os problemas reais na sua vida tendem a ser coisas que não passam pela sua cabeça preocupada,. São do tipo que aparecem as 4 horas da tarde de uma terça-feira ociosa”.
E não é que uma semana antes da nossa viagem para Key West a Thaís torceu o pé e rompeu parcialmente o ligamento do tornozelo? Resumo da ópera: algumas semanas de gesso, bota e molho, outras tantas de fisioterapia. Ah, e toda uma viagem programada para desprogramar.
Passado o desespero inicial do vamos-perder-toda-a-grana-da-viagem, começamos a pesquisar as alternativas que tínhamos disponíveis. Poderíamos cancelar ou alterar as reservas de hospedagens, passagens, aluguel de carro e seguro viagem.
O problema era que não sabíamos a gravidade do machucado da Thaís, muito menos o tempo para recuperação. Por isso, não tínhamos como reprogramar de imediato para uma nova data.
Além disso, estávamos a uma semana da viagem e não podíamos esperar muito para decidir. Optamos então por cancelar as passagens e todas as outras reservas e arcar com possíveis prejuízos.
COMO CANCELAR PASSAGEM AÉREA
Compramos as passagens pela Azul usando pontos do Programa Tudo Azul. Usamos quase 60 mil pontos por passagem ida e volta mais taxas (trecho Porto Alegre – Fort Lauderdale).
Achei que por se tratar de uma companhia brasileira o cancelamento/alteração seria algo mais rápido e menos custoso. Tolinho!
Infelizmente a regulamentação desse tipo de situação ainda não é muito clara. Principalmente quando as passagens são emitidas com milhas. Isso permite que as companhias cobrem multas por cancelamento e remarcação.
Para os casos de passagens compradas com dinheiro, via de regra, existem um limite de 10% do valor da tarifa que pode ser cobrado pela companhia aérea. O próprio site da ANAC não é claro sobre as regras e deixa aberto para cada companhia aérea fazer como bem entender.
A empresa aérea pode me cobrar por pedido de remarcação, cancelamento ou reembolso?
Sim, inclusive nos casos de impedimento por motivo de doença do passageiro. A multa cobrada dependerá das regras da passagem adquirida. Esses valores são determinados em contrato firmado entre o passageiro e a empresa aérea. Verifique as cláusulas contratuais no momento da compra da passagem.
COBRANÇA PARA CANCELAR A PASSAGEM
Na minha opinião os valores cobrados para cancelamento e remarcação são abusivos. Principalmente nos dias atuais onde tudo é feito eletronicamente os custos operacionais para esse tipo de solicitação são baixíssimos.
As companhias aéreas poderiam incluir vantagens nas categorias superiores dos seus programas de milhagem que permitissem por exemplo uma certa quantidade de cancelamento grátis por passageiro.
Afinal, fidelidade é uma via de mão dupla, certo? Mas isso é conversa pra um outro post.
Além disso, no nosso caso, havia um complicador. Eu emiti passagens separadas para mim e para minha esposa. Então mesmo que fosse feito o cancelamento por motivo de doença provavelmente só iriam considerar a reserva dela.
No final, mesmo ligando para a central da Azul e explicando a situação, pagamos 500,00 reais cada um para cancelar a passagem e ter as milhas de volta. A viagem que iria custar 60 mil milhas + taxas acabou custando 60 mil milhas + 500 reais + taxas.
Conclusão, se você precisar cancelar ou remarcar a sua viagem a passagem aérea vai ser o seu maior custo.
Infelizmente o Brasil ainda não oferece concorrência real entre as companhias aéreas, somando a isso a anuência da ANAC que não faz muito pelos passageiros, ficamos com um mercado em que o objetivo final é obter o maior lucro e a menor satisfação possível do cliente.
CANCELAMENTO GRATUITO DE PASSAGEM
A ANAC prevê que o passageiro pode solicitar o cancelamento gratuito da passagem até 24h depois do recebimento do comprovante da passagem, sem ônus, desde que a compra ocorra com antecedência superior a 7 dias em relação à data do embarque.
Importante: Não confunda o direito de cancelamento de passagem com ao direito de arrependimento previsto no código de defesa do consumidor. São direitos diferentes e o do código do consumidor não se aplica as passagens aéreas.
Aqui tem um link para o site da ANAC contendo um resumo dos direitos e deveres dos passageiros na compra de passagem aéreas.
COMO CANCELAR HOSPEDAGEM
Mesmo com anos e anos de viagens nas costas, ainda cometemos erros básicos ao planejar uma viagem. No nosso caso, fizemos as reservas pelo Booking pela opção mais barata e sem a opção de cancelamento grátis.
Na época pareceu uma boa ideia pegar a opção sem reembolso, pois já estávamos a menos de 2 meses da viagem e não tínhamos motivos para mudar a data!
Que ironia! Além disso pagaríamos quase 20% a menos pelo hotel comparado com os valores com cancelamento grátis.
Lembrando que existem vários critérios de reserva pelo Booking. São opções que permitem cancelamento grátis a qualquer momento, multa a partir de uma certa data ou reserva sem reembolso.
Porém, na maioria das vezes, os valores das reservas são diferentes dependendo do modelo escolhido.
Já sentindo a palpitação no peito por perder 100% do valor pago, entrei em contato com o Booking. Expliquei a situação (por motivo de doença) e pedi a revisão do cancelamento.
Liguei para o Booking e o atendimento (em português) foi bem cordial. A atendente tentou entrar em contato diretamente com o hotel durante a ligação, mas naquele momento ninguém atendeu no hotel e não conseguimos resolver.
ENTRE EM CONTATO DIRETO COM O HOTEL
Como estávamos sem tempo, pois a viagem seria dali a alguns dias, eu decidi entrar em contato diretamente com o Hotel. Primeiro por e-mail e depois por Skype.
Expliquei a situação e a atendente pediu para enviar por e-mail uma cópia do atestado médico comprovando o ocorrido. Enviei o documento em português mesmo, traduzindo no corpo do e-mail o texto para inglês.
Sendo assim, eles cancelaram a reserva, sem custo e estornaram todo o valor pago. Foi um alívio! O maior custo da viagem estava reembolsado!
Minha conclusão é que as vezes o barato sai caro. Mesmo tendo certeza que a viagem vai ocorrer não vale a pena arriscar perder o valor pago pegando uma hospedagem sem reembolso.
No nosso caso foi um motivo de doença de um dos viajantes e por isso conseguimos certa condescendência por parte do hotel, mas poderia ser por motivo de trabalho ou falecimento de alguém próximo e nesses casos talvez não conseguiríamos justificar.
É importante conhecer também as regras de cancelamento tanto do site quanto do hotel.
Se mesmo assim você se encontrar em uma situação em que corre o risco de levar prejuízo sempre é possível recorrer para uma boa conversa por telefone. A interação por telefone é muito melhor do que e-mails e mensagens de texto e permite que você explique melhor a situação.
COMO CANCELAR O ALUGUEL DE CARRO
Nossa reserva feita pela AVIS foi cancelada sem maiores problemas acessando diretamente o site com os dados da reserva. O procedimento foi simples e o cancelamento foi confirmado também via e-mail.
COMO CANCELAR O SEGURO VIAGEM
Nosso seguro viagem feito pela Assist Card foi cancelado por telefone e a confirmação enviada por e-mail. Assim sendo valor foi estornado integralmente no cartão de crédito.
SEGURO EM CASO DE CANCELAMENTO DE VIAGEM
Existem vários outros motivos para cancelar uma viagem além de doença do passageiro. Desde cancelamento das férias pela empresa, perda de documentos até divórcio ou cancelamento de casamento.
Os motivos são os mais variados e podem tornar um momento de prazer em dias de stress e ansiedade.
Algumas empresas seguradoras oferecem seguros que cobrem uma boa tarde desses motivos.
A Mondial, além de cobrir os motivos que descrevi acima, ainda tem seguros para não admissão no país de destino, perda de documentos, aborto ou parto emergencial, entre outros.
É importante, porém, ler todas as regras do seguro para ter certeza que a cobertura é a esperada.
Alguns cartões de crédito também oferecem coberturas de seguro quando a passagem é paga pelo cartão. Também é importante conhecer as regras do cartão para saber utilizar da melhor forma possível!
CONCLUSÃO
Minha conclusão é a de que ainda temos muito a melhor nos serviços oferecidos quando precisamos cancelar uma viagem.
Principalmente para tratar casos excepcionais e que exigem mais empatia e compreensão por parte de grandes empresas. Sei que muitos podem argumentar que empresas grandes não tem como atender casos específicos de cada cliente.
Porém tenho uma opinião diferente. Já passei por várias situações fora do Brasil em que precisei de um atendimento diferenciado e mais empático. Mesmo com grandes empresas como a Apple, Best Buy e Amazon sempre consegui resolver o meu problema.
Em suma, nosso custo final foi somente a multa pelo cancelamento da passagem da Azul no valor de R$ 500,00 por pessoa. Um custo inesperado, mas que considerando a situação, foi menor do que eu imaginava.
Fala aí nos comentários se você já teve que remarcar ou cancelar alguma viagem e conte como foi a experiência!
QUER APRENDER TUDO SOBRE MILHAS AÉREAS?
-
- O QUE SÃO MILHAS AÉREAS (Parte 1)
- COMO SE CADASTRAR EM PROGRAMAS DE MILHAS (Parte 2)
- SOLICITAR MILHAS E PONTOS DE VOOS REALIZADOS (Parte 3)
- COMO TRANSFERIR PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO (Parte 4)
- FORMAS DE ACUMULAR PONTOS E MILHAS AÉREAS (Parte 5)
- COMO COMPRAR PASSAGEM COM MILHAS (Parte 6)
- COMO ESCOLHER E SE INSCREVER EM UM CLUBE DE VANTAGENS
- O QUE SÃO PROGRAMAS DE CASHBACK
- O QUE FAZER COM PONTOS E MILHAS VENCENDO