See é o primeiro de uma série de posts sobre o mundo das milhas áreas! Vou explicar, em detalhes, o que são milhas aéreas e como obter pontos para trocar, principalmente, por passagens aéreas. Portanto, se você sempre quis acumular milhas mas nunca soube como fazer, essa é a sua chance!
O QUE SÃO MILHAS AÉREAS
Deixa eu adivinhar! Você vê pessoas viajando toda hora, usando salas VIPs de aeroportos mas não consegue imaginar como poderia viajar de graça com os poucos pontos que acumulam no cartão, certo?
Pra piorar, os poucos pontos que recebe sempre expiram antes de você conseguir juntar o suficiente pra comprar uma passagem.
Pois acredito, você não está só! Muita gente perde dinheiro deixando suas milhas expirarem ou nem sabe como acumular o suficiente para tirar proveito.
Por isso, serei mais um entusiasta do mundo das milhas tentando convencer você da importância de controlar e usar sabiamente suas milhas.
E mesmo se você já sabe o que são milhas aéreas e já tem o hábito de acumular pontos, fique por aqui! Acompanhe os próximos posts pois também vou falar sobre dicas para maximizar o acúmulo de pontos.
O QUE SÃO MILHAS AÉREAS
Milhas aéreas são dinheiro. Sim, caro leitor-viajante, milhas são dinheiro e esse é o primeiro ponto para você começar a entender os benefícios desses programas.
Toda vez que uma empresa oferece um programa de acúmulo de pontos para troca por produtos, o custo desse programa já está sendo pago por você quando realiza a compra.
Um estudo do Banco Central em 2014 indicou que 24% dos pontos acumulados em cartão de crédito não eram utilizados. Foram 53 bilhões de pontos que correspondem aproximadamente a quase 1 bilhão de reais!
Isso mesmo, quase 1 bi jogados fora por pessoas físicas que não utilizam os pontos acumulados no cartão de crédito!
Os principais motivos para a não utilização dos pontos são a dificuldade no acúmulo de um valor mínimo para resgate e o desconhecimento do funcionamento dos programas. Esses problemas acabam aqui!
O QUE SÃO MILHAS AÉREAS E PROGRAMAS DE MILHAS
São programas originalmente criados por companhias aéreas pra fidelizar e estreitar o relacionamento com os clientes. Tem por objetivo fidelizar o cliente através do pagamento de milhas/pontos conforme o consumo dos produtos da empresa.
Atualmente esse tipo de programa também é bastante comum em bancos, marketplaces, redes de hotéis e postos de gasolina.
O acúmulo dos pontos é registrado em uma conta pessoal, geralmente vinculada ao CPF da pessoa. Cada empresa tem o seu programa de pontos sendo que muitas empresas acumulam os pontos em um mesmo programa, como é o caso do Multiplus.
COMO FUNCIONA UM PROGRAMA DE MILHAS AÉREAS
Bom, todos sabemos que não existe almoço grátis, certo? Sendo assim nenhuma empresa vai sair distribuindo dinheiro (milhas) por ai. Uma vez que essas milhas podem ser trocadas por produtos elas passam a ter valor de mercado.
Por exemplo, se no programa de milhas de uma empresa aérea você troca uma torradeira por 10000 milhas e essa mesma torradeira custa 100,00, então é lógico assumir que o valor de mercado de 10000 milhas é de R$ 100,00.
Dessa forma, também é lógico assumir que a empresa que te dá essa torradeira em troca das milhas já embutiu o custo da torradeira no custo das passagens compradas por seus clientes.
Sendo assim, se para adquirir os 10 mil pontos você precisa voar 10 vezes então cada voo seu ajudou a “pagar” pela torradeira.
Porém, como eu disse acima, nem todo mundo utiliza os pontos que recebem. Nesse caso, a não utilização dos pontos devolve para a empresa que os ofereceu o valor simbólico da sua cotação.
Ou seja, a empresa aérea considerou que iria gastar dinheiro trocando produtos por pontos, mas como esses pontos nunca foram usados ela fica com os pontos e com o produto.
Claro que não é tão simples assim, mas aos poucos vamos entendendo melhor essa parte financeira. O mais importante aqui é entender que cada milha tem um valor de mercado que tem como base a oferta, procura e sua utilidade. Falaremos da utilizada de cada programa de milhagem em outro momento.
O QUE SÃO PROGRAMAS DE CASHBACK
Outra forma de entender o que são milhas aéreas é através do conceito de cashback. O cashback é muito utilizado nos EUA mas ainda tem poucos adeptos aqui no Brasil.
Porém alguns cartões de crédito de bancos online já oferecem esse tipo de programa. Nesse caso o cashback substitui o programa de milhas e oferece um percentual de devolução do valor final da fatura do cartão, geralmente pago na fatura seguinte. É como se fosse um desconto a prazo.
A opção entre milhas e cashback depende muito do tipo de consumidor que você é. Porém, vamos seguir explorando as opções acúmulo de milhas. Até porque existem outras formas de juntar pontos além dos cartões de crédito.
Dica de Viajante: Bancos digitais, como o Original por exemplo, oferecem cartões com cashback que variam de 0,25% a 1,5%.
QUANTO CUSTA PARA ACUMULAR MILHAS
Tecnicamente, não custa nada. Mas para poder realmente aproveitar os benefícios desses programas é preciso investir tempo. E tempo é dinheiro!
Além disso, existem formas de comprar milhas, mas esse é um assunto mais avançado. Vamos seguir com a ideia de que não custa nada para adquirir milhas, além do gasto no produto/serviço que gerou o acúmulo.
PROGRAMA DE MILHAS AÉREAS É CONFIÁVEL?
O risco de participar de programas de milhagem é praticamente zero. Os programas de pontos são benefícios oferecidos por empresas para fidelizar o cliente. Sua participação é opcional e não deve trazer nenhum custo adicional.
Dica de Viajante: Lembre-se que milha boa é milha grátis!
LIÇÃO DE CASA
Achou que iria passar por aqui e pensar “que legal, um dia vou fazer isso” e depois esquecer de tudo, né? Nada disso!
Ao final de cada post vou deixar algumas atividades para você, que nunca se preocupou em acumular milhas, correr atrás e começar o quanto antes!
As tarefas abaixo serão importantes para o próximo post:
-
-
- Liste todos os bancos em que tem conta;
- Liste todos os cartões de crédito que possui (e quais bandeiras);
- Calcule a sua média de gastos mensais em cada cartão de crédito (e da sua família);
- Liste as companhias aéreas das quais viajou nos últimos 6 meses ou que vai viajar nos próximos seis;
- Se você anda muito de carro, qual bandeira de postos de gasolina que você costuma utilizar para abastecer seu carro;
-
Se curtiu o post então siga para a parte dois do nosso conteúdo sobre Milhas Aéreas. É hora de falar sobre Como se Cadastrar em Programas de Milhas e Pontos.
Se inscreva na nossa lista de e-mail para receber as novidades do blog e receba gratuitamente a nossa planilha de controle de gastos de viagem!
QUER APRENDER TUDO SOBRE MILHAS AÉREAS?
-
- O QUE SÃO MILHAS AÉREAS (Parte 1)
- COMO SE CADASTRAR EM PROGRAMAS DE MILHAS (Parte 2)
- SOLICITAR MILHAS E PONTOS DE VOOS REALIZADOS (Parte 3)
- COMO TRANSFERIR PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO (Parte 4)
- FORMAS DE ACUMULAR PONTOS E MILHAS AÉREAS (Parte 5)
- COMO COMPRAR PASSAGEM COM MILHAS (Parte 6)
- COMO ESCOLHER E SE INSCREVER EM UM CLUBE DE VANTAGENS
- O QUE SÃO PROGRAMAS DE CASHBACK
- O QUE FAZER COM PONTOS E MILHAS VENCENDO
1 comentário
Quero aprender tudoo sobre milhas e cartoes!!