Passear de barco pelos Fiordes na Noruega é uma atividade indispensável para quem visita o país, tanto no verão quanto no inverno. Se no verão a paisagem é mais verde, no inverno o frio e a neve deixam o visual ainda mais impressionante. Fizemos esse passeio de barco e ainda pudemos ver Hvaldimir, a famosa beluga branca!
RESUMO DO PASSEIO PELOS FIORDES
-
- Horário: Saída as 10 horas com duração de aproximadamente 5 horas;
- Valores: 1300,00 NOK (U$ 144,00);
- Onde comprar: Online pelo site da Viator;
- O que levar: Gorro, cachecol e luvas. Câmera fotográfica;
- Dica de Viajante: São várias opções de passeios de barco saindo de Tromso. Pesquise bem aquela que mais te agrada.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
É tão bom quando você está com baixa expectativa sobre algo e no final acaba se surpreendendo, não é? Pois foi exatamente isso que aconteceu no passeio de barco pesqueiro pelos fiordes na Noruega!
Nem tanto pelo passeio em si, mas pelo fato de que nos três dias anteriores tínhamos feito 3 passeios de caçada a Aurora Boreal e todos foram um sucesso! O sentimento de dever cumprido na viagem estava alto. Por isso, achei que não fosse me surpreender com mais nada.
Ainda bem que eu estava enganado. O passeio pelos fiordes foi uma grata surpresa! Confira como foi!
SOBRE O PASSEIO DE BARCO PELOS FIORDES NORUEGUESES
Assim como todas as outras atividades em Tromso, várias agências de turismo oferecem diferentes formatos de passeios de barco pelos fiordes.
Além disso, o território norueguês é todo recortado por fiordes e montanhas. Por isso, é importante pesquisar bem o roteiro e as atividades que estão incluídas em cada um.
O QUE SÃO FIORDES
Fiordes são grandes entradas de água do mar entre altas montanhas. Sua formação é em decorrência do derretimento e erosão de grandes calotas glaciares.
Como podemos ver na imagem abaixo, a topografia da Noruega é repleta de fiordes. Por isso, a uma variedade muito grande de belas paisagens que podem ser visitadas de barco. A linha azul foi o percurso que fizemos no dia do passeio.
QUANDO FAZER O PASSEIO
Essa é uma atividade que pode ser realizada tanto no verão quanto no inverno. Durante o inverno, tente reservar o passeio em um dia de sol, ou pelo menos parcialmente nublado.
A experiência pode ser prejudicada se o tempo estiver muito ruim, pois não vai ter uma vista legal das montanhas e o frio e vento pode atrapalhar mais do que o normal.
ONDE COMPRAR INGRESSO E COM QUEM FAZER O PASSEIO
Esse foi mais um passeio que fizemos com a Arctic Adventure Tours. No nosso roteiro estava incluído pescaria de bacalhau e king crabs e navegação para tentar observar a beluga Hvaldimir.
No barco também estava incluído cafés, chás e bolos e um almoço de ensopado vegetariano. Ah, e as roupas térmicas é claro!
Nós preferimos esse roteiro ao invés de um roteiro mais panorâmico pois eu queria tentar ver a beluga. Mas existem outras opções:
-
- Passeio de dia inteiro (6/7 horas) ao extremo norte da região para tentar avistar baleias jubartes pela Polar Adventure;
- Cruzeiro de 5 horas pelos fiordes mais pescaria;
- Passeio noturno em um cruzeiro gastronômico para observar Aurora Boreal;
- Cruzeiro fotográfico noturno para registrar a Aurora Boreal;
QUANTO CUSTA O PASSEIO PELOS FIORDES
Nosso passeio custou aproximadamente R$ 570,00 (cotação da época) ou 1200,00 coroas norueguesas.
NOSSA EXPERIÊNCIA
Nosso guia Mark nos recepcionou no ponto de encontro, e logo de cara tivemos a primeira surpresa. O passeio de barco que geralmente seria para um grupo de 10 pessoas estava vazio. Ou seja, apenas eu, meu amigo, o guia Mark e o capitão do barco estávamos a bordo.
Embarcamos no barco pesqueiro Orca Express, com uma excelente estrutura, banheiro, área interna fechada e aquecida e comes e bebes a vontade.
Ao entrar no barco, nosso guia nos perguntou o que queríamos fazer. Comentei que tinha visto o vídeo da beluga branca brincando com a bola de futebol e que gostaria de tentar vê-la. Depois disso poderíamos pescar bacalhau e caranguejo.
HVALDIMIR, A BELUGA RUSSA
Se você não conhece a história sobre a Beluga Hvaldimir, tudo começou no final de 2019 quando um grupo de jogadores de rugby filmou o animal brincando com a bola oval e interagindo com os atletas.
Esse vídeo viralizou e outras notícias começaram a surgir sobre a beluga, sendo que uma delas dizia que ela teria fugido de um esconderijo russo e sido encontrada com uma etiqueta que dizia: “pertence a St. Petesburg”.
Eu já tinha visto o vídeo e descobri, no meio da viagem, que o lugar em que a beluga foi encontrada era ali perto de Tromsø. Por isso tive que tentar vê-la!
Navegamos até o ponto em que ela normalmente aparece e depois de alguns minutos de espera um dos barcos a avistou.
Aparentemente ela gosta de estar próxima dos barcos, talvez pelo barulho dos motores ou pelas bolha formadas na água. Mas o fato é que ela ficou nadando entre nós e um segundo barco durante algum tempo.
Detalhe que nenhum dos barcos pode alimentar a beluga, pois estão tentando torná-la selvagem novamente.
A cor azulada da beluga branca ao se aproximar da superfície é lindíssima e ela parecia observar a gente lá de baixo.
TUNEIS PARA SUBMARINOS
Nossa próxima parada foi para ver os túneis construídos durante a guerra fria para abrigar submarinos. Esses túneis foram construídos durante a guerra fria para servir de base naval para barcos e submarinos.
Entre fechamentos, envolvimentos de empresas russas e acidentes, esses túneis estão sempre envolvidos em teorias e lendas urbanas.
PESCARIA DE BACALHAU E KING CRAB
Na parte final do passeio tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho desses pescadores de bacalhau e caranguejo. Primeiro, ajudamos a recolher as cestas de caranguejo. O cesto, infelizmente subiu vazio, e partimos para a pescaria.
Enquanto nosso guia pescava um peixe por tentativa, eu e o Joseph passamos boa parte do tempo brincando de lançar a vara e recolher a linha. Ainda bem que no final meu amigo conseguiu pescar um bacalhau, para não terminar a atividade no zero a zero.
Por fim, os guias perguntaram se não queríamos seguir com eles e continuar pescando em um local mais afastado. Porém tivemos que recusar porque precisávamos voltar para Tromso para comprar o passeio do dia seguinte.
CONCLUSÃO SOBRE O PASSEIO
Sem dúvida um passeio diferente, com belas paisagens e com a equipe a bordo extremamente atenciosa. Se tivéssemos mais tempo livre com toda a certeza faria outro passeio de barco, talvez procurando por lugares com montanhas mais altas.
Curtiu nosso passeio de barco pelos fiordes noruegueses? Então deixa seu comentário e compartilha esse post nas redes sociais!
FAÇA UM SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem internacional de confiança para você e seus familiares! Hoje em dia existem diversas opções de seguros. Eu geralmente pesquiso os melhores preços e planos através do Seguros Promo.
Além de ser uma excelente plataforma para pesquisa e emissão de seguros de várias empresas eles ainda oferecem vários descontos e promoções. Utilize o cupom MAPADEVIAJANTE5 e ganhe 5% de desconto nos seguros.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA TROMSO, NORUEGA
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar. E ver a Aurora Boreal de fato não é uma viagem barata.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para a Noruega. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos 15 dias que passamos no país.
Se gostou do post sobre o passeio pelos fiordes da Noruega então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir outros posts sobre a Noruega aqui no blog!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A NORUEGA E AURORA BOREAL
-
- Roteiro em Tromso para ver Aurora Boreal
- Guia de Viagem: Dicas para Viajar para Noruega
- Como é ver a Aurora Boreal pela primeira vez
- Passeio de Trenó com Huskies Noruegueses
- Passeio de Barco pelos Fiordes Noruegueses
- Cultura Sami e passeio com Renas Norueguesas
- Passeio de Snowmobile na neve e visita ao Hotel de Gelo
- O que fazer em Oslo: Roteiro de 2 a 4 dias
- Como fotografar a Aurora Boreal