Se você está indeciso sobre quantos dias ficar em Cartagena, eu recomendo que leia primeiro esse post. Cartagena das Índias é uma cidade colorida, cenográfica, com muita história, uma rica cultura, praias e muita comida e bebida boa. Por isso, é um dos destinos mais procurados para quem visita a Colômbia! Veja aqui nosso roteiro de pelo menos 3 dias pela cidade!
ROTEIRO EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS
SOBRE CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Cartagena das Índias é uma cidade muito antiga, fundada em 1533 pela coroa espanhola. No entanto, a região foi povoada muito antes disso, por povos indígenas.
Cartagena teve um papel fundamental no período de colonização da Colômbia e por isso também foi local de guerras e disputas de território por espanhóis, franceses e ingleses.
Como resultado desse período de guerras, Cartagena ganhou castelos e fortificações que hoje se tornaram pontos turístico e tradicionais na cidade. As muralhas que envolvem o centro histórico, por exemplo, são consideradas a quarta maravilha da Colômbia!
Atualmente a cidade é a quinta maior cidade da Colômbia com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Entretanto, a parte turística da cidade se concentra principalmente nos bairros do Centro, Getsemani e Boca Grande.
Veja ao final do post o mapa com a indicação dos bairros e dos principais pontos de interesse mencionados aqui!
TURISMO EM CARTAGENA DURANTE A PANDEMIA
Desde Maio de 2021 os voos do Brasil para a Colômbia estão liberados. Sendo assim, brasileiros só precisam apresentar o resultado negativo do teste PCR-RT feito até 96 horas antes do voo.
Em Cartagena, assim como em toda a Colômbia, as atrações turísticas, hotéis e restaurantes estão funcionando seguindo os protocolos de biossegurança (saiba mais no post com dicas sobre a Colômbia).
COMO CHEGAR A CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Não existem voos diretos do Brasil para Cartagena das Índias. Até a capital Bogotá, a Avianca tem voos diretos a partir de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e a LATAM opera voos diários sem escala a partir de São Paulo.
O tempo de voo a partir dessas capitais gira entre 6 e 7 horas.
A partir de Bogotá é possível encontrar voos diários com as empresas Viva Air Colômbia, Wingo e LATAM. O Aeroporto Rafael Nuñez fica a 5 km (aprox. 10 min) de carro do centro turístico da cidade, onde estão os principais hotéis.
Cartagena, assim como em toda a Colômbia, não possui aplicativos de transporte, como Uber e Cabify. Portanto, para se locomover na cidade você irá utilizar principalmente táxis.
As distâncias são curtas, mas sempre recomendo negociar os valores das corridas antecipadamente com os taxistas.
Pesquise Passagem Aérea para Colômbia
O CLIMA EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS
O clima em Cartagena é praticamente o mesmo durante todo o ano, com temperaturas médias entre 24 e 31 graus. Chove muito pouco nos meses de verão, entre Dezembro e Abril. O mês mais chuvoso do ano é Outubro.
QUANDO IR A CARTAGENA
Com temperaturas estáveis durante todo o ano, e um período de chuvas entre Maio e Novembro, a melhor época para visitar Cartagena é entre nos meses de Janeiro a Março.
Vamos ao que interessa: Nesse roteiro por Cartagena das Índias, veremos os principais pontos turísticos e culturais da cidade e também algumas das belezas naturais que a região oferece!
Obviamente que dá pra ficar muito mais tempo em Cartagena do que os três dias do roteiro. No final do post vou sugerir outros passeios pra quem tem mais tempo na viagem!
ONDE FICAR EM CARTAGENA
Os melhores bairros para se hospedar em Cartagena das Índias são San Diego (cidade amuralhada), Getsemani e Boca Grande. Apesar de estarem próximos uns dos outros cada um apresenta algumas vantagens e desvantagens.
O bairro San Diego é onde estão localizados os principais pontos turísticos e onde praticamente tudo acontece. Por isso, a hospedagem por ali vai ser um pouco mais cara e deve esgotar rapidamente.
Alguns bons exemplos são o Hotel Santa Catalina e o Casa San Agustin.
Já o bairro Getsemani tem mais opções de hospedarias e hostels, consequentemente mais baratos. Justamente por isso é um bairro com movimento de mais jovens durante a noite. Boas opções nesse bairro são o Hotel Casa Baluarte e Hotel Boutique Casa Isabel.
Por fim, o bairro Boca Grande é onde se encontram os hotéis mais novos e mais caros, como por exemplo o Hyatt Regency ou o Hotel Intercontinental.
Dica de Viajante: No final das contas, não ficamos em nenhum desses bairros. Como nossa ida à Cartagena foi meio em cima da hora acabamos reservando um hotel ao norte da cidade amuralhada, no bairro el Cabrero, que fica a uns 5 minutos de táxi do centro. Apesar de estar fora da zona mais turística, o hotel Isla Capri fica em frente a praia e tem um excelente custo benefício.
DIA 1 – CITY TOUR PELA MANHÃ
Sempre que possível, começamos nossa viagem em uma grande cidade com um city tour, preferencialmente a pé. Assim, além de conhecer os pontos turísticos, podemos encontrar restaurantes, casas de câmbio, praças, etc.
Por isso, começamos o nosso roteiro em Cartagena fazendo o Free Walking Tour, oferecido pela Civitatis em parceria com a Beyond Colômbia!
Fizemos o tour em inglês, mas eles tem opção em espanhol. Vá preparado com boné, protetor solar e uma garrafinha de água pois o calor é forte!!
-
- Horários: as 10:00 (duração de 2 horas);
- Idioma: Espanhol e Inglês;
- Valores: Valor é opcional (nós demos COP 25 mil pesos por pessoa);
O que é um Free Walking tour? Esse tipo de tour é feito a pé, passando pelos principais pontos turísticos da cidade com um guia explicando sobre a história, cultura e gastronomia local. O pagamento é feito ao final do tour e cada um contribui com o valor que achou justo.
ÔNIBUS TURÍSTICO (HOP-ON HOP-OFF)
Outra opção para conhecer a cidade de Cartagena é pegar um ônibus turísticos desses “hop-on hop-off“. O bilhete vale por 48 horas consecutivas e o ônibus faz uma rota com duração total de 90 minutos. A frequência é de 45 minutos e passa por lugares como a Torre do Relógio, a Cidade Amuralhada, o Convento de São Francisco ou o Pastelillo.
Aproveite e reserve o passeio antecipadamente pela Civitatis.
DIA 1 – SE PERCA NA CIDADE AMURALHADA DURANTE A TARDE
Ao finalizar o city tour, fique pelo centro histórico, mais conhecido como cidade amuralhada ou cidade fortificada. Ali, você vai encontrar restaurantes, mercadinhos, cafeterias, praças e lojinhas de todos os tipos.
Dessa forma, recomendo passar a tarde desvendando os cantos do bairro, caminhando sem muitas pretensões pelas ruas da cidade amuralhada, principal cartão postal de Cartagena.
PÔR-DO-SOL DA MURALHA
No fim de tarde, a cidade amuralhada se vira para o horizonte para apreciar o pôr-do-sol. Um dos lugares mais famosos para assistir é o Café del Mar. De fato, o bar tem uma posição privilegiada.
Entretanto, achei o valor das bebidas abusivo, até mesmo para um ponto super turístico! Se não estiver disposto a gastar uma boa grana por lá, procure pelos vários outros cafés e bares nos arredores da muralha ou simplesmente pare e observe o pôr-do-sol de uma das muretas.
NOITE EM CARTAGENA
Se durante o dia a cidade amuralhada abriga ambulantes, lojas e restaurantes, pela noite, os bares e artistas de rua tomam conta do lugar. Cartagena se torna então, em um dos lugares mais animados e exóticos que já visitei.
A noite na cidade amuralhada é bem diversificada, porém tem a marca registrada da salsa, reggaeton e outros ritmos Colombianos. Na praça do Relógio você vai encontrar o famoso Donde Fidel ou então um dos caríssimos bares nas coberturas dos prédios. Também ali na praça, alguns pubs dão as caras, como o Clock Pub.
ONDE COMER
A gastronomia em Cartagena é uma atração à parte. Recomendo os restaurantes Stefano’s Bistro, DKP Restaurante e Bar e o BE Lounge Hostel. Mas o que eu mais gostei mesmo foi do El Arsenal: The Rum Box.
DIA 2 – CASTELO DE SAN FELIPE
Um dos poucos pontos turísticos fora da cidade amuralhada, o castelo de San Felipe é uma construção imponente que remete a época em que Cartagena estava em guerra e precisou se defender dos ataques britânicos.
-
- Horários: Das 08 as 18 horas;
- Valores: COP 25 mil;
DIA 2 – CONHEÇA O BAIRRO GETSEMANI
O bairro Getsemani fica ao lado da cidade amuralhada e é o bairro mais boêmio da cidade. Nesse bairro você vai encontrar muitos hostels, galerias de arte, ruelas pintadas com grafite e ruas floridas.
É um bairro antigo com muitas casas coloniais muito bem conservadas. Em suma, o bairro tem muita coisa legal a ser explorada e vale a pena visitar!
Durante o dia vale a pena caminhar pelas ruas e observar as obras de arte ao ar livre. De noite, o bairro se transforma em uma grande festa a céu aberto, com dezenas de bares e restaurantes cheios de turistas.
No bairro Getsemani também encontramos ótimas cafeterias, como não poderia faltar na Colômbia. Entre elas o Café del Mural, que fica em uma das ruelas mais bonitas da cidade com vários grafites pintados na parede.
A NOITE NO BAIRRO GETSEMANI
O bairro Getsemani tem uma pegada mais jovem, até porque muitos hostels ficam por ali. A minha dica é a mesma da noite anterior: rode pelas ruas do bairro, passe na frente dos bares e restaurantes e descubra qual aquele que mais te agrada.
Nós jantamos no The Rum Box, que oferece uma experiência bem legal já com um abraço grátis na entrada. Sim, um abraço grátis!
O Café Havana é outro famoso ponto noturno, tocando salsa ao vivo e servindo coquetéis cubanos.
FAÇA UMA AULA DE SALSA
Convencido pela Thaís, fizemos uma aula de salsa e tenho que admitir que foi uma experiência bem legal! Infelizmente ficamos sem nenhuma foto da aula, mas justamente por isso posso garantir que me saí muito bem!
-
- Horários: São vários horários a partir das 18 horas (veja o instagram @crazysalsa);
- Valores: COP 60 mil para o casal;
DIA 3 – PASSEIO DE BARCO OU PRAIA
Para o terceiro dia em Cartagena você pode escolher entre conhecer as belas praias e belezas naturais da região ou uma das diversas opções de passeios marítimos.
Mas tenho que admitir que, apesar de ter praias muito bonitas, Cartagena não tem as águas cristalinas de San Andrés. Portanto, se você já vai visitar a ilha colombiana, não crie muita expectativa. Nesse caso, sugiro fazer outros passeios como por exemplo visitar o vulcão Totumo e tomar um banho de lama.
São vários passeios pelas ilhas e praias de Cartagena, mas os principais passam pelas Ilhas Rosário. Algumas opções incluem almoço e tempo para prática de snorkel. Tem também excursão para a famosa Playa Blanca com almoço incluído.
Aproveite o clima caribenho para fazer um tour em barco pirata pelas águas de Cartagena. O passeio pode ser realizado durante o dia ou ao entardecer. Dessa forma, poderá desfrutar de um belo pôr-do-sol.
MAPA DO ROTEIRO EM CARTAGENA
Por fim, localize os pontos de interesse no mapa abaixo, divididos por cores entre atrações, restaurantes, bares e hospedagem. Os principais bairros turísticos também estão demarcados e sinalizados no menu a direita do mapa.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para San Andrés, Bogotá e Cartagena das Índias. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos nossos 12 dias de roteiro!!
Se gostou do nosso roteiro por Cartagena das Índias então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;
2 comentários
Bom dia. Por gentileza, gostaria do roteiro de viagem de vcs por Cartagena, San Andres e Bogotá.
Oi Fernando! Nosso roteiro pela Colômbia está dividido em vários posts.. Esse aqui sobre Cartagena, outro sobre San Andres (https://www.mapadeviajante.com.br/san-andres-colombia-roteiro-o-que-fazer), Bogotá (https://www.mapadeviajante.com.br/o-que-fazer-bogota/) e um post mais geral sobre a Colômbia (https://www.mapadeviajante.com.br/dicas-viagem-colombia/).
Espero que ajude! Abs!