O Ushuaia, a famosa “cidade do fim do mundo” é um destino que muda completamente dependendo da época do ano. E sem dúvida o verão é uma das melhores épocas pra conhecer a região, com opções para todos os gostos como trilhas, passeios de barcos e avistamento de pinguins. Descubra minhas melhores dicas: quanto tempo ficar, como ir e tenha acesso a um roteiro completo por Ushuaia no verão.
EXPLORE O CONTEÚDO
SOBRE USHUAIA
Situada na província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, Ushuaia, também conhecida como “a cidade do fim do mundo”, fica localizada na extremidade sul da Argentina, sendo considerada a cidade mais austral do planeta.
Independentemente da estação do ano, Ushuaia conta com muitas opções de passeios e excursões para explorar a região. Na cidade, encontramos alguns bares e restaurantes temáticos para conhecer durante a noite. como o Bar do Gelo ou os restaurantes que servem a famosa Centolla, também conhecida como King Crab.
Muitos viajantes que não são tão ligados a esportes de inverno, como esqui ou snowboard acabam preferindo conhecer a cidade nos meses de verão (eu sou um deles!). Seja para conseguir fazer as trilhas que a região oferece ou simplesmente para aproveitar temperaturas mais amenas.
Eeu já viajei para a Argentina 4 vezes, sendo a última uma viagem de 80 dias do Norte ao Sul do país. Portanto, aqui no blog tem muito mais conteúdo para quem pretende viajar por lá, inclusive sobre Ushuaia!
USHUAIA NO VERÃO
Ushuaia possui muitas opções para quem quer curtir a natureza, com passeios para avistar a vida selvagem, trilhas, barcos e muito mais. Mas por estar localizada tão ao sul, o dia a dia por lá acaba mudando bastante dependendo da estação escolhida.
Durante o verão, os dias são mais longos e as temperaturas giram em torno de 10ºC, o que facilita que os turistas aproveitem mais as trilhas e passeios pelo Parque Nacional da Terra do Fogo. A variação é bem grande: enquanto no verão os dias podem durar até 17 horas, no inverno (Julho) os dias duram pouco menos de 8 horas.
Enquanto isso, no inverno os dias são mais curtos, e as temperaturas ficam em torno dos 2ºC, podendo se tornar negativas com uma certa facilidade. Dessa forma, a estação é perfeita para quem quer ver bastante neve e praticar esportes nela.
Durante o verão, entre Novembro e Março, também é a melhor época pra ver os pinguins magalhães (e quem sabe algum pinguim rei) que migram para a região.
Abaixo tem um gráfico com as temperaturas e precipitações médias no Ushuaia durante o ano!
Apesar de não chover muito durante o ano o clima pode ser bem instável, principalmente no inverno, com neve e ventos fortes.
Se sua ideia é fazer trilhas e você não está tão preocupado em praticar esportes na neve, o verão é a estação perfeita para você! Agora vamos entender melhor o básico sobre a cidade e o que fazer nos seus dias por lá.
COMO CHEGAR EM USHUAIA
A opção mais frequente é viajar de avião, normalmente a partir de Buenos Aires, que leva cerca de 3 horas e meia, ou então vindo direto do Brasil, o que também implica em fazer uma escala na capital argentina na maioria dos casos.
Outra alternativa é optar por ônibus saindo de cidades como El Calafate, na Argentina, ou Punta Arenas e Puerto Natales, no Chile. Os tempos de viagem podem variar de 10 a 17 horas, dependendo do local de partida.
Caso escolha ir de ônibus, recomendo que dê uma olhada nos itinerários disponíveis na plataforma Busbud, para ter mais informações, e se possível compre com uma certa antecedência, já que as passagens esgotam rápido na alta temporada (Dezembro e Janeiro).

QUANTO TEMPO FICAR EM USHUAIA NO VERÃO
No geral, acredito que entre 4 e 5 dias são suficientes para conhecer Ushuaia. Porém, caso seja uma viagem de destino único, você pode ficar 7 dias por lá com atividades novas para fazer diariamente.
Porém, caso vá conhecer outros lugares na mesma viagem, como El Calafete ou o Parque Nacional Torres del Paine, 4 dias em Ushuaia já serão o suficiente para ver o básico e seguir para o próximo destino.
ROTEIRO USHUAIA NO VERÃO
Agora que você já sabe o básico sobre Ushuaia no verão, vamos ao que fazer por lá ao longo da estação. Para isso, organizei um roteiro bem completo de 4 dias, e mais algumas atividades extra caso você tenha mais tempo por lá, ou queira trocar algo do roteiro. Vamos lá?
Conhecendo a cidade
Para o primeiro dia, recomendo que você chegue na cidade com calma, e aproveite para conhecer o centro e se instalar na sua acomodação. Um dos hotéis mais bem localizados e com ótimo custo benefício é o Hotel Canal de Beagle.
Após guardar suas malas, aproveite para dar uma volta pela Avenida San Martin, dar uma olhada nas lojas, experimentar um dos vários restaurantes nos arredores.
Além da Av. San Martin, dê uma volta pelo porto da cidade e aproveite para passar na secretaria de turismo para conseguir seu certificado do fim do mundo, que pode ser uma boa lembrança para levar do destino.
Durante o verão tem city tour gratuito acontecendo na cidade a partir das 18 horas. É uma ótima atividade para se localizar e conhecer mais sobre Ushuaia e região.
Para a noite, você já pode começar seus dias por Ushuaia em grande estilo, e ir conhecer o bar de gelo. Basicamente, se trata de um bar temático, onde a temperatura é de -18 graus e tudo é feito de gelo. Mas não se preocupe, vão te oferecer casacos adequados antes de entrar!
Canal de Beagle e Pinguineira
Para a parte da manhã, recomendo que já comece com o melhor do Ushuaia: um passeio de barco pelo Canal de Beagle!
Existem diversas agências que fazem esse passeio, que é perfeito para observar a vida selvagem, como leões-marinhos e pinguins, além de ver o farol Les Éclaireurs e desfrutar das vistas para as montanhas.
Aproveite que no verão é possível fazer o passeio completo que inclui conhecer a Estancia harberton e descer na Isla Martillo para uma hora de caminhada com os pinguins.

A duração do passeio pelo Canal de Beagle vai depender do tipo de passeio contratado, sendo que alguns duram pouco mais de um turno e outros o dia inteiro.
Se voltar a tempo do almoço, você pode ir ao centro da cidade e escolher um dos vários restaurantes de comida tradicional que servem o conhecido cordeiro patagônico.
Roteiro Personalizado para o Ushuaia
Precisa de ajuda para montar o seu roteiro pela Patagônia? Eu ofereço serviços de consultoria de viagem e roteiros personalizados e posso te ajudar! Me manda uma mensagem no WhatsApp pra eu entender melhor o estilo de viagem e que tipo de ajuda está buscando!

Parque Nacional Tierra del Fuego
Para seu terceiro dia em Ushuaia, recomendo que conheça o Parque Nacional Tierra del Fuego, outro cartão postal da região!
Combine o passeio com uma passagem de ida no trem do fim do mundo (recomendo muito fazer um dos trechos com o trem pois é uma experiencia bem iteressante e você não passa o tempo todo dentro do ônibus nos deslocamentos).
Alguns passeios também incluem uma parada para conhecer o Glaciar Martial, no cerro Martial a 7 quilômetros do centro da cidade.
Para a parte da noite, caso goste de frutos do mar, recomendo que experimente a centolla, ou king crab, que é um dos pratos mais conhecidos na região. Existem algumas opções nas ruas principais do centro de Ushuaia, para diferentes bolsos e com diferentes propostas.

Laguna Esmeralda
Para o quarto dia e último dia eu recomendo aproveitar o verão patagônico e fazer uma das diversas trilhas que tem pela região.
A mais famosa e procurada é a trilha até a Laguna Esmeralda, que nessa época do ano deve estar descongelada. É uma trilha relativamente fácil, plana e com duração de 2 horas o trecho.
Abaixo dá pra ver a diferença entre fazer a trilha do verão e no inverno.


Fazendo a trilha pela manhã você vai ter a tarde livre e pode aproveitar para conhecer o Museu Marítimo e o Museu do Presídio, que serão verdadeiras aulas sobre a cultura e a história da região. A colonização e história dessa região da Patagônia são muito interessantes e vale muito a pena explorar esses e outros museus.
Como o museus são bem centrais, você pode parar em alguma da inúmeras cafeterias ou cervejarias da cidade e curtir seu último dia com calma, e até mesmo aproveitar para comprar alguma lembrança por lá.
Outras trilhas e atividades extras
Como eu falei anteriormente, Ushuaia é um destino com muitas atividades ao ar livre, tanto de contemplação quanto para praticar alguma atividade.
Caso tenha mais do que 4 dias pela cidade, ou queira trocar algo em um dos dias do roteiro acima, pode aproveitar as dicas abaixo para compor seus próximos dias de roteiro em Ushuaia:
-
- Fazer um passeio de dia inteiro em um 4×4 por lagos e estâncias.
- Trilha até o Glaciar Vinciguerra e Lagoa de Tempanos.
- Fazer um passeio de catamarã dedicado ao avistamento de pinguins.
- Fazer uma trilha e passeio de canoa para ver as paisagens da cidade por outro ângulo!
- Realizar um voo turístico de helicóptero para ver a cidade e as paisagens de cima.
Espero que tenha gostado deste post, onde reuni minhas principais dicas sobre Ushuaia no verão. Além disso, já tenho aqui no blog uma seção completa sobre a Argentina. Então aproveite e dê uma olhada para encontrar outros roteiros e informações sobre as outras regiões do país.
E lembre-se: se precisar de ajuda para organizar a sua viagem me manda uma mensagem que eu posso te ajudar com uma consultoria ou montando o seu roteiro totalmente personalizado!










