É impossível viajar para a Tailândia e não se deparar com atividades e excursões para visitar santuários de Elefantes. Mas escolher um que seja ético com o tratamento dos animais pode não ser uma tarefa fácil. Nesse post vamos mostrar como foi nossa visita ao Elephant Nature Park, um santuário de elefantes resgatados que fica perto de Chiang Mai.
SOBRE O SANTUÁRIO DE ELEFANTES EM CHIANG MAI
SOBRE OS ELEFANTES NA TAILÂNDIA
Como eu disse, ao passar por qualquer cidade turística na Tailândia (e outros países asiáticos) você vai se deparar com uma oferta grande de atividades com elefantes. Algumas delas envolvem montar nos animais, espetáculos quase circenses com elefantes jogando bola e pintando quadros.
Não precisa de muito pra chegar a conclusão de que a domesticação desses animais para que façam essas atividades não é natural e passa, muitas vezes, por um doloroso processo de treinamento e condicionamento.
Na Tailândia a lei só protege os elefantes selvagens, que não podem ser caçados ou domesticados. Já os elefantes domesticados pertencem as famílias tailandesas e possuem inclusive um chip de identificação e certidão de nascimento.
Essa hábito cultural na Tailândia é permissivo com diversas formas de maus tratos aos elefantes e impulsiona o turismo com esses animais.
Porém, vira e mexe aparecem notícias sobre maus tratos de elefantes na Tailândia, ou até mesmo a morte desses animais depois de carregarem turistas nas costas.
Lembrando que essa atividade faz parte do nosso roteiro de 100 dias pela Ásia e da nossa passagem por Chiang Mai no norte da Tailândia.
GUIA DE VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
O Guia de Viagem do Mapa de Viajante para a Tailândia vai te ajudar a organizar a sua viagem por completo.
O Guia tem mostra de forma detalhada o que fazer nos principais destinos no país, com sugestões de roteiro para diferentes durações. Além disso, o guia dá dicas sobre quando ir, como se comunicar, levar dinheiro, como se deslocar e muito mais!
ONDE VER ELEFANTES NA TAILÂNDIA
Entretanto, existem diversos outros parques e santuários onde os animais não sofrem condicionamento e tortura para dar show. Nesses parques, as atividades com humanos geralmente só envolvem dar comida e banho nos animais.
Ainda assim, há um contato não natural com os bichos, e alguns argumentam que isso é prejudicial para os animais.
Nesse contexto, na década de 90 foi fundado o Elephant Natural Park. Esse parque passou a resgatar elefantes e outros animais e criou um local para que possam ser cuidados. A grande maioria desses animais estão doentes, em recuperação, incapacitados e cegos.
Atualmente o santuário conta com 122 elefantes de todas as faixas etárias. Assim, os animais permanecem até o fim da vida.
Pela nossa pesquisa, o Elephant Nature Park é o melhor local para visitar elefantes em toda a Tailândia, com o mínimo de interação dos turistas mas ainda assim uma experiência espetacular.
COMO FOI NO ELEPHANT NATURE PARK
Fizemos a reserva online direto pelo site da empresa mas também dá pra reservar pelo Get Your Guide. Além da visita que fizemos eles também oferecem uma opção adicional de tour que inclui umas passarelas suspensas (Sky Walk) pra observar os elefantes.
Chegamos na agencia por volta das 7h40 pra acertar o saldo do passeio e aguardar o guia. Reservando pelo Get Your Guide você paga o valor integral antecipado e portanto o pick-up será no hotel. Entre a retirada de todo o grupo e o deslocamento até o parque, chegamos por volta das 9h45.
A estrutura do parque surpreendeu, tanto para nós turistas quanto para os animais. O local conta com várias mesas que servem para o almoço mas também para observarmos os animais espalhados pela área.
Tem café, chá e água a vontade e ainda tem uma cafeteria paga pra quem quiser algo mais elaborado. Os banheiros são limpos, e belo que vi tem uma boa acessibilidade com rampas de acesso para cadeirantes.
Já na chegada ganhamos um tempo livre pra se preparar, passar protetor, encher as garrafas de água, ir ao banheiro e tomar um café.
PREPARAÇÃO DAS REFEIÇÕES
No início do tour vimos o preparo da alimentação dos elefantes. Além de comer folhas e galhos de plantas os elefantes recebem alguns presentes durante o dia como bananas e melancias.
Ainda tem um preparo especial para os animais que não tem dentes ou que precisam tomar alguma medicação.
CAMINHADA INICIAL COM OS ELEFANTES
No parque, elefantes e búfalos coexistem livremente (quase) em harmonia. Exceto pela disputa de espaço na hora da comida. Os elefantes geralmente formam pequenos grupos de 3 a 5, nem sempre com vínculos familiares.
Os animais resgatados vem geralmente de parques turísticos. Os donos doam ou vendem os aninais quando estão velhos de mais, com problemas físicos ou mentais.
Não é permitida a procriação de elefantes no parque uma vez que bebês elefantes nascidos em cativeiro não conseguem ser reinseridos na mata. Por isso, os machos são mantidos longe das fêmeas (e também para evitar disputa entre os machos).
Nossa caminhada pela parte da manhã durou cerca de 2 horas e pudemos nos aproximar e até tocar nos elefantes.
ALMOÇO VEGETARIANO
O almoço incluído no pacote é no estilo buffet, com várias opções de pratos veganos.
HORA DO BANHO DOS ELEFANTES
Depois do almoço, voltamos a acompanhar os elefantes espalhados pelo parque. Alguns estavam tomando banho e brincando no rio, outros comendo (pra variar).
Alguns elefantes podem ser vistos com ataduras e curativos gigantes devido a lesões, muitas causadas pelas atividades turísticas.
De certa forma, o parque lembra um pouco o cenário do filme Jurassic Park (o clássico, o primeiro) com os animais soltos em um campo aberto.
Nosso guia explicou que o objetivo é expandir o parque para uma área grande o suficiente para que os animais fiquem soltos e sem qualquer interação com o homem. Mais ou menos do estilo do Sky Walk oferecido atualmente.
OUTROS ANIMAIS RESGATADOS
Além de Búfalos e Elefantes o santuário conta com centenas de gatos, cachorros e coelhos resgatados.
DURAÇÃO DO PASSEIO COM OS ELEFANTES
O tempo com os elefantes é ótimo. São horas várias horas acompanhado diferentes grupos e exceto pela parte perto do rio existem varias cabanas com proteção do sol (para nós e para eles).
O QUE LEVAR
-
- Sapato fechado: caminhamos por áreas de terra e areia e um tênis é bem mais confortável;
- Roupas leves pois faz bastante calor e o sol é forte;
- Casaco corta vento: na chegada pode ainda estar fresco no parque;
- Garrafa de água: tem refil de água a vontade;
- Protetor solar, chapéu ou boné e óculos de sol;
- Repelente: não senti muito mosquito mas não custa levar;
QUANDO IR
O parque esta aberto o ano todo mas o período de pouca chuva vai de Novembro a Abril.
COMO RESERVAR O ELEPHANT NATURE PARK
Dá pra reservar online direto pelo site da Elephant Natural Park ou pelo site da Get Your Guide.
Eai, curtiu esse relato da nossa visita ao Santuário de Elefantes em Chiang Mai? Então nosso roteiro de 100 dias pela Ásia! E se tiver alguma pergunta pode mandar nos comentários ai embaixo!