Foz do Iguaçu é um importante destino de turismo no Brasil e recebe turistas de todo o mundo. Nesse post vamos manter atualizadas todas as informações a respeito do funcionamento das atrações turísticas em Foz do Iguaçu, tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino, durante a pandemia de Covid-19.
SOBRE FOZ DO IGUAÇU DURANTE A PANDEMIA
-
-
- Coronavírus no estado do Paraná
- Como está o turismo em Foz do Iguaçu
- O que está aberto em Foz do Iguaçu
- Fronteira de Foz com Puerto Iguaçu (Argentina)
- Fronteira de Foz com Ciudad del Este (Paraguai)
- Como se Prevenir durante a viagem
- Quando ir e o que fazer em Foz do Iguaçu
- Conclusão: viajar ou não para Foz do Iguaçu
- Planilha Gratuita de Gastos em Foz do Iguaçu
-
CORONAVÍRUS NO PARANÁ
Atualmente o estado do Paraná chegou a 925 mil casos confirmados e mais de 21,5 mil óbitos (atualizados em 26/04/2021) desde o início da pandemia.
O estado segue em estado crítico com alta ocupação das UTIs em praticamente todas as macrorregiões.
Contudo, diferente do que muitos estados fizeram, o Paraná não estabeleceu um mapa de risco por bandeiras ou cores.
Dessa forma, a única fonte de informação confiável sobre a situação atual de cada região é o Informe Epidemiológico liberado semanalmente pelo governo do estado.
Confira o informe atualizado no site da Secretaria de Saúde do Paraná.
AEROPORTO EM FOZ DO IGUAÇU
O aeroporto do estado em Campo Grande opera normalmente. Entretanto, só encontramos voos diretos a partir de Guarulhos, Viracopos e Galeão (Rio de Janeiro).
Por outro lado, os preços das passagens para os próximos meses continuam convidativos. Encontramos voos sem escalas saindo do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu por apenas R$490,00 em Junho.
Encontre Voos para Foz do Iguaçu
COMO ESTÁ TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU (COVID-19)
A cidade de Foz do Iguaçu tem mais de 250 mil habitantes e está na divisa entre Brasil, Paraguai (Ciudad del Este) e Argentina (Puerto Iguaçu). A cidade tem mais de 250 mil habitantes, e até o momento já teve 34 mil casos confirmados e 750 óbitos de Covid-19.
Infelizmente, a regional de Foz do Iguaçu, é a região do Paraná com maior índice de casos e óbitos por 100 mil habitantes (de acordo com informe epidemiológico de 26/04).
TOQUE DE RECOLHER EM FOZ DO IGUAÇU
Conforme decreto de 30/03/2021, segue valendo o toque de recolher a partir das 23 horas até as 05 horas da manhã. Ou seja, nesses horários, somente serviços essenciais estão permitidos (farmácias, postos de gasolina, hospitais).
O toque de recolher pouco afeta o turismo, uma vez que todos os passeios são realizados durante o dia.
Veja abaixo o que está aberto e quais as medidas restritivas para o turismo em Foz do Iguaçu:
FUNCIONAMENTO DE HOTÉIS EM FOZ DO IGUAÇU/PR
Os hotéis em Foz do Iguaçu segue operando normalmente, seguindo os protocolos básicos de saúde e higiene, como distanciamento de mesas, utilização de álcool gel e obrigatoriedade de uso de máscara.
O governo brasileiro desenvolveu o Selo de Turismo Responsável para premiar estabelecimentos comerciais e turísticos que seguem determinadas regras de higiene e segurança. Portanto, pesquise hospedagens em Foz do Iguaçu que possuam esse selo.
Reserve hotéis em Foz do Iguaçu
Dica de Viajante: Mais do que nunca é importante estar preparado para mudanças de planos em uma eventual viagem. Por isso, é fundamental procurar por hospedagens que permitam cancelamento gratuito e pagamento apenas no momento do check-in.
O QUE ESTÁ ABERTO EM FOZ DO IGUAÇU
Todos os parques e atrativos estão funcionando em Foz do Iguaçu, porém alguns com capacidade reduzida. De modo geral, todos devem seguir as seguintes regras de saúde e higiene:
- Uso obrigatório de máscara por clientes e colaboradores em atividades não aquáticas;
- Higienização de equipamento oferecido ao cliente com álcool 70% antes e imediatamente depois do uso;
- Distanciamento de 1,5 metros quando possível durante as atividades;
- Medição de temperatura;
USINA HIDROELÉTRICA DE ITAIPU
Passeio Itaipu Panorâmico está sendo realizado com capacidade reduzida no ônibus (utilizando apenas a parte superior descoberta).
Os passeios Itaipu Refúgio Ecológico e o Eco Museu também estão ocorrendo com grupos reduzidos.
CATARATAS LADO BRASILEIRO
O parque do lado brasileiro está funcionando normalmente e os ingressos podem ser comprados pelo site oficial aqui, pelo Get Your Guide aqui, ou pelo site da Civitatis.
MACUCO SAFARI
Também está funcionando normalmente de terça a domingo das 9 as 16 horas com saídas a cada 20 minutos aproximadamente.
PARQUE DAS AVES
Funcionando todos os dias das 9 as 17 horas o Parque das Aves segue os protocolos sanitários com distanciamento de 2 metros, uso obrigatório de máscaras (mesmo para as fotos).
Apesar de a bilheteria seguir aberta, eles recomendam comprar o ingresso de forma antecipada para evitar filas.
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS
Assim como todos os outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras segue aberto.
RESTAURANTES E BARES
Bares e restaurantes estão funcionando em Foz do Iguaçu com restrição de horário por conta do toque de recolher (até as 22 horas). Shows, teatros, música ao vivo e baladas seguem proibidos.
Lembrando que também está proibida a comercialização de bebida alcoólica a partir das 22 horas.
FRONTEIRA COM PUERTO IGUAÇU (ARGENTINA)
A fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu segue fechada desde 16 de Março de 2020. A previsão é que siga dessa forma até 31 de Dezembro de 2021.
Sendo assim, não é possível atravessar a Ponte da Fraternidade e visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino.
FRONTEIRA COM CIUDAD DEL ESTE (PARAGUAI)
A fronteira entre Foz do Iguaçu e a Cidade do Leste no Paraguai seguem aberta.
Diferente do que acontece com a fronteira entre Brasil e Argentina, a Ponte de Amizade segue aberta e permitindo o trânsito de turistas e moradores entre as cidades vizinhas.
COMO SE PREVENIR DURANTE A VIAGEM
Não adianta, a partir de agora vivemos em um novo mundo e temos que nos adaptar a essa realidade se queremos voltar a viajar. O mundo não será mais o mesmo mas continua firme e forte esperando para ser visitado e desbravado!
Enfim, algumas medidas de higiene são bem vindas em qualquer lugar. Seja para proteger você e a sua família, seja em respeito as demais pessoas ao seu redor.
Algumas delas são:
-
- usar máscara sempre que estiver em um local público ou quando o estabelecimento exigir;
- lavar as mãos com água e sabão com frequência ou então usar álcool gel;
- não compartilhar objetos pessoais;
- se estiver sem máscara, cobrir o nariz e a boca em caso de tosse ou espirro;
- se estiver com sintomas de gripe ou Covid, evite sair de casa e aglomerações;
SEGURO VIAGEM NACIONAL
Fundamental em viagens internacionais, o seguro viagem passou a ser importante também para viagens nacionais, uma vez que muitos planos de saúde tem cobertura regional.
O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem. Para melhorar ainda mais temos um cupom de 5% de desconto usando o código MAPADEVIAJANTE5.
QUANDO IR E O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU
Os meses de Abril ,Maio e Junho são perfeitos para conhecer Foz do Iguaçu! Pra saber mais confere nossos posts com dicas para organizar a viagem para Foz e com nosso roteiro por Foz do Iguaçu.
CONCLUSÃO: VIAJAR OU NÃO VIAJAR PARA FOZ DO IGUAÇU
Certamente a atividade turística é fundamental para a retomada econômica do país. Por outro lado, é evidente que ainda estamos em um momento complicado da pandemia.
Por isso, recomendamos escolher destinos com foco no ecoturismo. Isso porque destinos assim, em geral, trabalham com grupos menores, com atividades em lugares abertos e ventilados e com possibilidade de distanciamento social.
Exceto pela impossibilidade de atravessar a fronteira para conhecer as cataratas do lado argentino, me parece que o turismo em Foz do Iguaçu já retomou as suas atividades normais (dentro do possível).
Foz sempre teve uma boa estrutura turística e acredito que as medidas tomadas são suficientes para reduzir os riscos a um patamar aceitável para quem quer viajar e conhecer a região.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA FOZ DO IGUAÇU
Foz do Iguaçu é um destino barato considerando o nível dos passeios e estrutura da cidade. Passamos 3 noites em Foz e foi suficiente para conhecer as principais atrações.
Portanto, elaboramos uma planilha gratuita com todos os gastos por pessoa dessa viagem!
Bônus: Salve o mapa com os principais pontos de Foz do Iguaçu no Google Maps seu celular!
Gostou do nosso post sobre o turismo em Foz do Iguaçu durante a pandemia de Covid? Então deixa sua mensagem nos comentários aí embaixo e segue o Mapa de Viajante nas redes sociais.