A experiência de poder observar a olho nu a Aurora Boreal na Noruega foi algo surpreendente, emocionante e que ficará na minha memória por muitos e muitos anos. Por isso, contarei como foram cada um dos três passeios de caçada a aurora boreal em três publicações diferentes. Nesse post, compartilho toda a emoção e surpresa de poder ver um dos fenômenos naturais mais impressionante do mundo!
RESUMO SOBRE A AURORA BOREAL
O QUE É AURORA BOREAL
A aurora boreal é formada a partir de partículas solares que atingem a terra diariamente. Essas partículas, ao se aproximarem da Terra, são atraídas pelos polos e brilham ao colidirem com a atmosfera terrestre.
O que torna a aurora tão especial é que essas partículas só são visíveis em circunstâncias e condições climáticas bem específicas. A intensidade e duração da aurora também varia, dependendo da quantidade de partículas geradas pelo sol.
As cores da Aurora são variadas, embora o verde e o lilás sejam mais comuns. Mas existem registros do fenômeno com cores vermelho, amarelo, azul e violeta. As formas da aurora também podem variar entre manchas no céu, arcos, raios, ondas e serpentinas ondulantes.
CONDIÇÕES PARA VER A AURORA BOREAL
Algumas das condições específicas para que o fenômeno seja visto a olho nu:
Atividade solar
Existe uma relação direta entra as atividades nas manchas solares e as partículas enviadas pelo sol para terra. Os eventos solares emitem uma grande quantidade de partículas que são fundamentais para que o fenômeno ocorra.
Pesquisadores descobriram que existe um ciclo de 11 anos da atividade solar. Atualmente estamos passando pelo período de baixa do ciclo. Mas fique tranquilo, pois mesmo estando em um período de baixa ainda assim é possível ver a Aurora Boreal.
Pouca luz solar
Só é possível a Aurora Boreal durante a noite. Além disso, a probabilidade de ver o fenômeno, assim como a sua intensidade, aumentam durante o inverno, quando as noites são mais longas.
Por isso a melhor época para ver o fenômeno é durante o inverno, quando os dias são curtos e consequentemente a luz solar é bem menos intensa. Mas falaremos sobre isso mais a frente!
Céu limpo e sem nuvens
Em geral as partículas solares se iluminam entre 80 e 640 km acima da atmosfera. Portanto, para ver a olho nu, é fundamental um céu sem nuvens.
Caso contrário o máximo que você vai conseguir ver são clarões coloridos no céu por trás das nuvens, como a imagem abaixo.
Localização em um dos polos
O campo magnético da terra é mais fraco nos polos e por isso as partículas solares são atraídas para essas regiões. Sendo assim, a aurora é vista com mais frequência e intensidade em regiões polares.
QUANDO VER AURORA BOREAL
A melhor época para ver a Aurora Boreal é entre Novembro e Março, mas a partir de Setembro o fenômeno já pode ser observado.
É justamente nessa época de frio e neve intenso, durante o pico do inverno no hemisfério norte que o fenômeno fica mais intenso.
Por isso nos referimos aos passeios como “caçada” a Aurora Boreal, já que os guias precisam encontrar um lugar sem nuvens, no meio do inverno, em que o fenômeno esteja acontecendo.
Quanto ao ciclo solar, em 2020 estivemos na baixa do ciclo, que vai cumprir seu pico em 2025. Portanto os próximos anos tendem a ter ciclos cada vez mais intensos.
ONDE VER A AURORA BOREAL
Países localizados acima do círculo polar ártico são os melhores para ver a aurora boreal. Entre os principais destinos para esse tipo de turismo temos a Noruega, Islândia, Finlândia, Rússia e Canadá.
Nossa viagem foi para a Noruega, especificamente a cidade de Tromsø, ao norte do país. Escolhemos a Noruega por alguns motivos:
-
- Intensidade e probabilidade: A Noruega é um dos países com maior probabilidade de observar a Aurora Boreal;
- Estrutura para o turismo: Tromso oferece uma ótima estrutura entre hotéis, restaurantes e várias agências com diferentes formatos de passeios;
- Custo de deslocamento: A viagem para Noruega não é barata, mas encontramos melhores opções de voos do que pra Islândia por exemplo;
QUAIS AS CHANCES DE VER A AURORA BOREAL
Por todas as razões e variáveis explicadas acima, nunca é garantia de conseguir ver a Aurora Boreal durante uma caçada. Todas as agências e guias deixam isso bem claro tanto na hora da venda quanto durante o passeio.
Nós tivemos sorte de ver o fenômeno com intensidade nos três passeios. Mas é importante estar preparado para o contrário.
Acredito que a variável que mais atrapalha e que está fora do alcance dos guias e de qualquer planejamento de viagem a previsão do tempo. Se o tempo estiver nublado, mesmo com todas as outras condições a favor, não vai ser possível ver a Aurora.
Para contornar esse fator, como veremos abaixo, os guias dirigem centenas de quilômetros se necessário, tentando encontrar um espaço aberto no céu. As vezes dá certo, as vezes não.
Quando eu pesquisei sobre essa viagem encontrei algumas pessoas que chegaram a fazer 2 ou 3 passeios e não tiveram sucesso em nenhum. Ou viram a aurora com pouca intensidade, ou atrás das nuvens como mostrei na foto acima.
COMO AUMENTAR AS CHANCES DE VER A AURORA BOREAL
Existem alguns fatores que estão ao nosso alcance durante a organização da viagem pra ver a Aurora Boreal que podem ajudar a aumentar as chances de sucesso.
Em primeiro lugar, faça um roteiro com pelo menos 5 dias disponíveis para ver a Aurora. Você não precisa reservar todos os dias antecipadamente. Como eu explico no post com o nosso roteiro por Tromso, nós reservamos 7 noites na cidade mas só compramos passeios para as duas primeiras noites.
Faça a viagem entre Novembro e Março, que é a época com maior probabilidade e frequência da Aurora Boreal. Considere também o ciclo de 11 anos de atividade solar, que terá seu pico em 2025.
Escolha passeios com transporte menores. Isso porque os ônibus tem um descolamento mais lento e mais limitado, reduzindo um pouco as possibilidades de encontrar as famosas Northern Lights. Fora que a atenção dos guias durante o passeio também é diferenciada.
As caçadas à Aurora são passeios caros. Por isso, se você fizer um passeio e não conseguir ver nada, pergunte pra sua agência se eles oferecem algum desconto para um segundo passeio. Em alguns casos, dependendo da agência, eles podem oferecer descontos de até 50%.
DÁ PRA CAÇAR A AURORA POR CONTA PRÓPRIA?
É possível tentar observar a aurora boreal por conta própria. Todos os nossos destinos são lugares abertos, a beira da estrada e gratuitos. Basta você alugar um carro e aceitar o desafio.
Porém, leve em consideração a complexidade da tarefa. Em todos os passeios o guia e o motorista estavam sempre pesquisando vários aplicativos de clima e atividades solares, além de estarem em contato com outros guias de diversas agencias trocando informações sobre os melhores lugares.
A caçada por conta própria deve ser divertida, mas eu só recomento se você já tiver visto a Aurora alguma vez ou se tiver tempo suficiente para fazer outro passeio caso não tenha sucesso nessa tentativa.
QUAL CLIMA DURANTE O PASSEIO
Pra ver a Aurora Boreal temos que enfrentar o inverno polar norueguês. E não importa em qual país você estiver, pois o frio e Aurora Boreal andam de braços dados.
Apesar da temperatura mínima média em Tromso ser de -6 graus, nos lugares onde fizemos os passeios chegamos a pegar -15 graus. Dependendo do lugar e da época essa temperatura pode ser até mais baixa.
Por isso, eu te digo: você provavelmente não tem roupa suficiente para enfrentar esse tipo de frio. A boa notícia é que a maioria das agencias oferece roupas térmicas, botas e luvas para enfrentar essas temperaturas. Mas pesquise bem antes de reservar o passeio para ter certeza que as roupas estão incluídas.
Dica de Viajante: Baterias e frio não combinam. Portanto, esteja ciente que a uma temperatura de -15 graus as baterias do seu celular e câmera fotográfica vão acabar rapidamente. Vá preparado com carregadores e baterias reservas e mantenha elas aquecidas o máximo que puder
NOSSAS EXPERIÊNCIAS
Nós fizemos 3 passeios de caçada a Aurora Boreal em Tromso com 3 agências diferentes. Em todos tivemos sucesso e pudemos ver a Aurora Boreal. Porém cada passeio foi diferente um do outro.
É muito difícil dizer, por exemplo, onde será o local do passeio. Os guias passam o tempo todo analisando aplicativos de clima e que monitoram a atividade solar para tentar identificar onde o fenômeno pode ocorrer com céu limpo.
É uma tarefa difícil e muita vezes ingrata, pois o grupo pode ficar rodando horas e horas sem poder avistar nada. Outras vezes o guia pode optar montar acampamento em um determinado lugar e ainda assim não ter sorte de ver o fenômeno.
Foi o que quase aconteceu no nosso primeiro dia de tour.
COM A ARCTIC ADVENTURE TOURS (DIA 1)
Nosso primeira caçada foi a Arctic Adventure Tours AS. Compramos os ingressos pelo Get Your Guide e recebemos por e-mail o voucher com todas as orientações para o local de encontro.
O ponto de encontro foi na própria agência onde conhecemos nossa guia Mary Lee e o motorista/guia Thor. Enquanto vestíamos a roupa apropriada para enfrentar o frio de até -15 graus, recebíamos as orientações e dicas sobre o passeio e sobre a Aurora.
A previsão do tempo para aquela noite não era boa e já sabíamos que as chances de ver a Aurora seriam baixas. Passamos boa tarde do tempo dentro da van e de fato o céu ficou nublado a maior parte do tempo.
Os guias percorreram mais de 300 km pelas ilhas e fiordes noruegueses até achar um lugar onde o fenômeno estava acontecendo.
Descemos da van e montamos acampamento. Os guias prepararam chá, chocolate quente e um ensopado para aquecer.
A partir daí era só aguardar as nuvens se dissiparem, o que aconteceu parcialmente. Conseguir ver a aurora a olho nu, como manchas nas nuvens. Num determinado momento pudemos ver algumas faixas verdes no céu de forma mais nítida.
A surpresa da noite
Passamos um tempo curtindo o que achamos que seria o ápice da noite, considerando o clima ruim. Depois de algum tempo a guia resolveu retornar a Tromso.
Estávamos a uns 15 minutos da cidade, com algumas pessoas do grupo dormindo e já sem as roupas térmicas, quando a motorista encostou o carro e guia gritou pra todo mundo descer!
Eu estava segurando o tripé com a câmera e ainda não tinha tirado a roupa e por isso fui um dos primeiros a descer.
O acontecia lá fora, era uma dança de luzes verdes e violetas, se movimentando no céus como ondas. É difícil descrever a sensação, então é melhor você ver as fotos e assistir ao vídeo gravado pela guia.
Resumo do Passeio Arctic Adventure Tours
-
- Horário: Encontro as 17h30 com duração de até 7h30;
- Valor: U$ 162,50 (aproximadamente R$ 900,00);
- Empresa: Arctic Adventure Tours;
CAÇADA COM A NORTHERN HORIZON (DIA 2)
Depois do sucesso da noite anterior, vendo a Aurora Boreal explodir no céu aos 48 minutos do segundo tempo, estávamos ansiosos pelo segundo dia de caçada. Fizemos o segundo passeio comprado pelo site do Get Your Guide, dessa vez com a agência Northern Horizon.
Nosso guia Harry nos levou para uma região conhecida como Signaldalen e, diferente do primeiro dia, ficamos “acampados” no mesmo lugar a noite toda.
O lugar é simplesmente sensacional e mesmo sem a Aurora Boreal é um lugar perfeito para fotos noturnas das estrelas. Os guias acenderam uma fogueira para aguentar o frio de -15 graus e para preparar hotdogs de carne de rena.
O céu estava limpo e não demorou muito pra aurora aparecer. E dessa vez, com o visual das montanhas de Signaldalen, proporcional fotos espetaculares!
Abaixo, uma foto tirada pelo guia e outra tirada com mim (com uma câmera Sony A6000).
Resumo do Passeio com a Northern Lights
-
- Horários: Encontro as 17h35 com duração de até 7 horas;
- Valor: U$ 174,00 (aprox. R$ 960,00);
- Empresa: Northern Horizon pelo Get Your Guide;
Dica de Viajante: Uma das vantagens de comprar o passeio pelo Get Your Guide é a possibilidade de cancelar o passeio sem custo até 24 horas do início. Outro site que oferece passeios para a Aurora Boreal é o Civitatis, com cancelamento grátis até 48 horas do passeio!
CAÇADA COM A POLAR ADVENTURE TOURS (DIA 3)
Apesar de ter tido sucesso nas duas primeiras noites, optamos por fazer mais um passeio de caçada a Aurora Boreal no terceiro dia. Os passeios anteriores foram espetaculares e além disso já tínhamos reservado grana e tempo para fazer mais caçadas.
Dessa vez, compramos o ingresso no Villmarkssenter (uma loja no centro de Tromso que vende passeios de diversas agencias).
Novamente optamos por um tour em uma minivan para até 15 pessoas. O local escolhido pelos guias foi a beira de uma estrada deserta cercada de montanhas. Também acampamos por lá durante a toda a noite aguardando a Aurora Boreal. Enquanto isso nosso motorista montou uma fogueira, preparou hotdogs e passou a noite contando histórias sobre a região, o povo Sami e a Aurora Boreal.
Por fim, assim como nas noites anteriores, tivemos sucesso e conseguimos ver a Aurora. As luzes apareceram cedo, em pontos diferentes e duraram muito tempo.
Resumo do Passeio com a Polar Adventure Tours
-
- Horários: Saída as 19 horas com previsão de duração de até 7 horas;
- Valor: 1200,00 NOK (R$ 635,00);
- Empresa: Polar Adventure Tour;
FAÇA UM SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem internacional de confiança para você e seus familiares! Hoje em dia existem diversas opções de seguros. Eu geralmente pesquiso os melhores preços e planos através do Seguros Promo.
Além de ser uma excelente plataforma para pesquisa e emissão de seguros de várias empresas eles ainda oferecem vários descontos e promoções. Utilize o cupom MAPADEVIAJANTE5 e ganhe 5% de desconto nos seguros.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA VER AURORA BOREAL
Independente do destino, ver a Aurora Boreal não é uma viagem barata. Por isso é importante planejar muito bem o orçamento pra não gastar mais do que o necessário.
Baixe gratuitamente a planilha de gastos da nossa viagem para a Tromso, contendo todo o roteiro, valores e links para passeio e hospedagem!
CONCLUSÃO SOBRE AURORA BOREAL NA NORUEGA
Sem duvida o melhor passeio e experiência foi com a Northern Horizon. A escolha de Signaldalen foi o lugar perfeito pra ver e tirar foto da Aurora Boreal. Além disso, as fotos do nosso guia Harry foram as melhores!
Mas os outros dois passeios com a Arctic Adventure e com a Polar Adventure também foram excelentes. O trabalho dos guias nesse tipo de passeio é bem complexo pois o sucesso da atividade muitas vezes não depende deles.
Com relação ao fenômeno em si, não tenho palavras pra descrever como foi algo impactante e inesquecível. Valeu cada centavo da viagem e cada segundo num frio de 15 graus negativos.
Se você curtiu esse post deixa um comentário embaixo e compartilha eles nas redes sociais! Se quiser saber mais sobre a Noruega, Tromso e a Aurora Boreal dá uma olhada nos outros posts que temos abaixo!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A NORUEGA E AURORA BOREAL
-
- Roteiro em Tromso para ver Aurora Boreal
- Guia de Viagem: Dicas para Viajar para Noruega
- Como é ver a Aurora Boreal pela primeira vez
- Passeio de Trenó com Huskies Noruegueses
- Passeio de Barco pelos Fiordes Noruegueses
- Cultura Sami e passeio com Renas Norueguesas
- Passeio de Snowmobile na neve e visita ao Hotel de Gelo
- O que fazer em Oslo: Roteiro de 2 a 4 dias
- Como fotografar a Aurora Boreal
17 comentários
Que incrível!! Espero um dia poder ver também 🙂
Ameiiii! É um sonho! Quem sabe um dia conseguirei ir, talvez 2025… Parabéns pelo Blog! ♥
Obrigado Ana Célia!! É isso ai, tem que botar na agenda e começar a planejar!!
Em que mês você foi? Estou planejando ir no fim de janeiro, acredita que é uma boa data para o fenômeno?
oi Maythe bom dia! Eu fui final de Fevereiro mas Janeiro também é um ótimo mês pra ver Aurora Boreal.
Bah … Adorei as dicas e fotos !!!
Ta na minha lista para logo !!!
Muito obrigado !!!
Que legal que gostou Gustavo! Até mais!
Boa Tarde ,
Estou com viagem planejadas para ir no início de Abril . Acha possível encontrar a Aurora???
oi Hebert, início de Abril ainda tem aurora boreal em Tromso. Talvez seja menos intenso já que o sol começa a se por mais tarde e nasce mais cedo.. mas ainda dá pra ver sim.
Olá! Td bem? Vc n indica ir em setembro?
Oi Emanuela! Oficialmente a temporada da aurora boreal em Tromso vai de Setembro a Abril. Mas Setembro é justamente o mês em que começa o período de noite profunda (ao final do verão) que permite ver a aurora. Eu recomendo tentar ir a partir de Outubro pra ser mais garantido mas se você só pode ir em Setembro vá na segunda quinzena.
bOA NOITE, pOSSO PERGUNTAR SE EM ALGUM DOS PASSEIOS Á PROCURA DA aURORA bUREAL ALGUMA DAS COMPANHIAS, TINHAM GUIAS A FALAR PORTUGUES OU PELO MENOS ESPANHOL ?
Oi Jose. EU fiz todos os tours em inglês. EU sei que a Borealis Expedições faz pacotes saindo do Brasil com guias em Português.
Bom dia Felipe. Minha intenção era de planejar uma viagem em Dezembro de 24, pois penso que estaria no período de pico para aurora, porém receio de não conseguir aproveitar outras atividades que envolvam contemplação de paisagens, como os fiordes, estradas,etc, por não ter luz durante o dia. Li muito que em dezembro o sol não passa da linha do horizonte, mas ninguém cita se há luz suficiente para outras atividades, por este motivo agora estou pensando em ir em outubrode 24, pois pelo o que estou entendendo as chances para aurora são boas e no meu entendimento eu teria mais luz durante o dia. O que acha da mainha análise?Por favor Felipe. Outubro já é seguro para Aurora? Dezembro é escuridão total? Quem sabe novembro/24 também é suficiente para luz durante o dia para pegar uma estrada… dúvidas….rs
Oi Gabriel, faz sentido sim. Não acho que seja a ser noite o tempo todo, mas só tem algumas horas de penumbra durante o dia (olha o grafico de luz solar mes a mes nesse site: https://weatherspark.com/y/84211/Average-Weather-in-Troms%C3%B8-Norway-Year-Round). Eu fui final de Fevereiro. inicio de março e já tinha uma boa quantidade de horas de dia e pude fazer as atividades diurnas. Acho que outubro é parecido, tem cerca de 8/10 horas de dia e dá pra ver aurora a noite. Novembro ja cai bastante o numero de horas de sol (se for no final já é penumbra também). Espero ter ajudado..
Conteúdo excelente! Estou impressionada com a planilha de despesas! Sério mesmo! Nunca vi nada igual e ainda receber isso gratuitamente. Ganharam o meu coração <3
Estou programando ir em abril/2024, sei que não é a melhor época, mas estarei nas redondezas então estou considerando arriscar.
Que bom que curtiu Mariana!! SEja bem vinda! Realmente Abril já é um pouco mais complicado pra ver porque os dias começam a ficar mais longos e tem menos tempo de noite. De qualquer forma é uma região muito bonita pra conhecer.