A Noruega é o lar do povo Sami, que vive no extremo norte do país. Visitamos uma das comunidades, aprendemos mais sobre a cultura e a economia dos Sami, e conhecemos suas fazendas de Renas, em Tromso, na Noruega.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
RESUMO DO PASSEIO COM AS RENAS SAMI
-
- Horário: Saída as 09h50 com duração de 4 horas;
- Valores: U$ 150,00 / NOK 1350,00 (aprox. R$ 825,00);
- Onde comprar: Tromso Arctic Reindeer (ingresso via Get Your Guide)
- O que levar: Roupa e de frio e câmera fotográfica;
- Dica de Viajante: Cuidado para não se machucar com os chifres, principalmente na hora de alimentar as renas;
Esse passeio fez parte da nossa viagem para Noruega para a caçada a Aurora Boreal! Se quiser saber mais, confira o post detalhado com o nosso roteiro de 7 dias por Tromso na Noruega.
O povo Sami tem destaque importante na cultura e na economia norueguesa. Os Samis podem ser considerados os povos indígenas da Noruega e estão presentes no extremo norte da Noruega assim como em outros países como Finlândia, Suécia e Rússia.
A população de Samis é estimada em 80 mil, sendo que metade está atualmente na Noruega.
SOBRE A FAZENDA DE RENAS E CULTURA SAMI
Apesar de serem considerados como um povo indígena, os Samis tem uma importância econômica muito maior do que os índios tem no Brasil, por exemplo. Na Noruega, somente descendentes Sami podem criar e vender carne (e outros derivados) de Rena.
Nesse passeio visitamos uma comunidade Sami, aprendemos mais sobre a cultura, idioma e experimentamos a famosa carne de Rena. Além disso, passeamos e alimentamos as mais de 300 renas do rebanho daquele povoado.
Apesar de manterem suas tradições, o povo Sami segue se adaptando ao mundo moderno, sendo que muitos se mudaram para cidades maiores ao norte da Noruega ou próximos a capital Oslo.
Inclusive, eles possuem desde 1989 um parlamento exclusivo no governo norueguês parar tratar dos assuntos relacionados ao povo Sami.
QUANDO FAZER O PASSEIO
O ideal é escolher um dia de sol, já que a parte da alimentação das renas ocorre ao ar livre. Porém, o clima em Tromso, principalmente no inverno, é imprevisível.
Se o clima estiver nublado ou nevando, mesmo assim ainda dá pra fazer o passeio, mas esteja preparado para o frio!
ONDE COMPRAR INGRESSO
Nós compramos o passeio direto na agência em Tromso, mas dá pra comprar antecipadamente pelo Get Your Guide. São duas opções de passeio, sendo que uma inclui o trenó com as renas e a outra não.
Como nós já tínhamos feito o passeio de trenó com os ruskies (que vão bem mais rápido), preferimos não incluir o trenó com renas nesse passeio.
De fato, o passeio de trenó com as renas é bem tranquilo! Ideal para crianças e pessoas de mais idade.
QUANTO CUSTA
O valor do passeio varia entre 125 (sem passeio de trenó) e 140 dólares (com trenó com as renas). No valor está incluído o transporte de ônibus, guia em inglês, almoço quente no local e chás e cafés.
NOSSA EXPERIÊNCIA
Ao chegar no acampamento, somos recepcionados pelos guias locais e vamos direto para uma tenda lavvu (típica na cultura Sami da Noruega). Ali, recebemos várias informações sobre a cultura do povo Sami, como eles se adaptaram as novas tecnologias sem perder a essência e as tradições do povo.
O “chefe” do grupo explicou também como funciona a relação socioeconômica dos povos samis com a Noruega e sobre a criação e comercialização de renas.
Na Noruega, eles são os únicos que podem criar e comercializar renas.
Nesse povoado haviam cerca de 300 renas, que são criadas para consumo próprio e para venda da carne e da pele. Na verdade, tudo se aproveita das renas, incluindo os chifres, que são utilizados para produção de utensílios domésticos.
Eu não sabia, mas as renas trocam de chifre todo ano. Isso geralmente acontece quando elas estão brincando (ou brigando) entre elas. Por isso, é tão comum ver renas com chifres quebrados ou até mesmo sem chifres.
ALIMENTAÇÃO DAS RENAS
Seguimos para a alimentação da renas. Cada um recebeu um cesto com ração e partimos para o pasto onde elas estavam soltas.
O local é bem amplo e eu recomendo se afastar do grupo na hora de alimentar as renas. Em primeiro lugar, para evitar aglomeração de gente e de renas. As renas sabem que serão alimentadas e por isso elas vem com toda sede ao pote!
Em segundo lugar, por que quanto mais afastado do grupo melhor será a experiência de contato com as renas e melhores fotos você poderá tirar.
As renas são bem mansas e dá pra passar a mão nelas sem problemas. Mas tenha muito cuidado com os chifres! Principalmente durante a alimentação as renas chegam perto e movimentam bastante a cabeça. Os chifres podem acertar alguém descuidado e machucar.
Cuidado também com câmeras, celulares e, principalmente, bolsas e mochilas!
PASSEIO ALTERNATIVO: JANTAR SAMI COM AS RENAS
Pra quem tem menos tempo ou quer uma experiência diferente, a Tromso Arctic Reindeer tem um passeio noturno ao acampamento Sami. Nesse passeio está incluída a alimentação das renas e um jantar com sequencia de 3 pratos.
Se der sorte de pegar o céu claro ainda pode ver a Aurora Boreal junto com Samis! Aliás, o povo Sami acredita que as luzes da aurora são espíritos malignos!
CONCLUSÃO SOBRE O PASSEIO
Gostei demais desse passeio! Mas sou suspeito já que eu gostei de todos os passeios em Tromso! É um passeio que de fato mostra a relação entre esses povos mais antigos e como eles se adaptaram ao mundo moderno.
Não é aquele tipo de passeio “cultural” que parece falso e forçado só para turista ver, sabe?
Recomendo incluir no roteiro para Tromso, assim como fizemos no nosso roteiro de 7 dias por lá!
FAÇA UM SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem internacional de confiança para você e seus familiares! Hoje em dia existem diversas opções de seguros. Eu geralmente pesquiso os melhores preços e planos através do Seguros Promo.
Além de ser uma excelente plataforma para pesquisa e emissão de seguros de várias empresas eles ainda oferecem vários descontos e promoções. Utilize o cupom MAPADEVIAJANTE5 e ganhe 5% de desconto nos seguros.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA TROMSO, NORUEGA
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar. E ver a Aurora Boreal de fato não é uma viagem barata.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para a Noruega. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos 15 dias que passamos no país.
Se gostou do nosso relato sobre a Cultura Sami em Tromso na Noruega então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A NORUEGA E AURORA BOREAL
-
- Roteiro em Tromso para ver Aurora Boreal
- Guia de Viagem: Dicas para Viajar para Noruega
- Como é ver a Aurora Boreal pela primeira vez
- Passeio de Trenó com Huskies Noruegueses
- Passeio de Barco pelos Fiordes Noruegueses
- Cultura Sami e passeio com Renas Norueguesas
- Passeio de Snowmobile na neve e visita ao Hotel de Gelo
- O que fazer em Oslo: Roteiro de 2 a 4 dias
- Como fotografar a Aurora Boreal