Um dos pontos turísticos mais famosos na capital colombiana é o Cerro de Monserrate em Bogotá. Além de ter a vista mais espetacular de Bogotá, o Cerro conta com restaurantes, lojas e uma capela. Hoje vamos ver como foi nossa visita ao monte e todas as dicas para aproveitar o lugar.
SOBRE O CERRO MONSERRATE EM BOGOTÁ
-
- Duração: Segunda as sábado das 6h30 as 23h30 e Domingo até as 16h30;
- Valores: passagem de ida e volta de bondinho ou teleférico custa COP 21 mil;
- Onde comprar: Passeio com ingresso e transporte pela Civitatis, pela Get Your Guide ou somente o ingresso no site oficial;
- Como chegar: De bondinho, teleférico ou a pé;
- Dica de Viajante: Visite o Cerro na parte da tarde, desse modo dá pra assistir a um espetacular pôr-do-sol;
COMO SUBIR ATÉ O MONSERRATE EM BOGOTÁ
Monserrate é um dos principais cerros de Bogotá e está a mais de 3 mil metros acima do nível do mar (Bogotá está a 2600 metros).
O lugar é um ponto turístico natural, seja pela vista da cidade ou pelo turismo gerado pela basílica Nosso Senhor de Monserrate.
O acesso ao Monserrate pode ser feito a pé, de bondinho ou teleférico. O embarque no funicular ou teleférico é feito no mesmo local.
PARA SUBIR DE BONDINHO (FUNICULAR) OU TELEFÉRICO
Os horários de acesso ao Cerro são diferentes dependendo dos dias da semanas. De segunda a sábado o acesso é das 6h30 as 22h30 (para subida) com descida até as 23h30. Por outro lado, aos Domingos, o acesso vai das 5h30 as 16h30.
O valor para um trecho é de COP 12 mil e dois trechos custa COP 21 mil. Aos Domingos e feriados os valores são de 6,5 mil e 12 mil pesos colombianos.
Dica de Viajante: considere chegar cedo à bilheteria do funicular ou teleférico. Não são muitos guichês e a fila pode ser grande principalmente em fins de semana e feriados. Também é possível subir pelo teleférico e descer de bondinho, ou vice e versa!
PARA SUBIR A PÉ
Para subir ou descer o Cerro Monserrate a pé é preciso encarar pouco mais de 2300 metros de trilha asfaltada. Além disso, será preciso encarar a diferença de 500 metros de altitude entre a cidade e Bogotá e o pico do cerro.
Lembrando ainda que Bogotá já está a 2600 metros de altura do nível do mar. Uma opção é subir de bondinho ou teleférico e descer a pé. O esforço com certeza é menor!
Os horários de acesso a pé também são diferentes. Só é permitido subir das 5h00 as 13h00 e descida deve ocorrer até as 16 horas. O valor, por trecho, é de COP 6 mil por pessoa.
O QUE FAZER NO CERRO MONSERRATE EM BOGOTÁ
Lá em cima existem várias atividades para se fazer. Desde comprinhas nas lojinhas de artesanato, entrar na basílica ou simplesmente caminhar pelas ruelas do cerro e observar a vista.
BASÍLICA DE NOSSO SENHOR MONSERRATE
Construída no século 17 a basílica está localizada no topo do Cerro. Missas ocorrem todos os dias as 10h00 e 12h00 (segunda somente as 12h).
LOJINHAS DE ARTESANATO
Ao lado direito da Basílica você vai encontrar uma galeria cheia de lojinhas de souvenires e artesanato.
MIRANTE DA CIDADE DE BOGOTÁ
O Cerro oferece uma vista espetacular da cidade de Bogotá tanto de dia quanto de noite. Por isso, recomendo visitar o parque no período da tarde, para assim poder observar o pôr-do-sol.
Aproveite para combinar com o jantar no Restaurante San Isidro com a vista da cidade ao anoitecer. Assim, você vai fechar o dia com chave de ouro!
RESTAURANTES
No cerro você vai encontrar dois restaurantes muito bem avaliados para almoçar ou jantar. O primeiro deles é o Monserrate Parilla que funciona todos os dias das 7 da manhã até as 16 horas.
O segundo é a Casa San Isidro que funciona de segunda a sábado do meio dia a meia noite!
NOSSA EXPERIÊNCIA
Chegamos no guichê de compra por volta das 17 horas. Estava relativamente vazio, mas como só tinha um guichê funcionando, levou uns 10 minutos para o ingresso.
Por sorte chegamos antes do horário de pico pois alguns minutos depois a fila para comprar entrada já era bem maior.
O teleférico estava em manutenção então nossa única opção foi o funicular para subir e descer, mas li em algum outro blog que a vista do teleférico é melhor.
Chegando no topo do cerro procuramos por um lugar para se acomodar e assistir ao por-do-sol ao lado da basílica. Acho que as fotos falam por si só!
JANTAR NA CASA SAN ISIDRO
Ainda deu tempo de caminhar pela basílica, ver as lojinhas de artesanato e tirar mais algumas fotos. Havíamos reservado o jantar para as 19 horas na Casa San Isidro. Quando chegamos ainda estava bem vazio mas quando saímos, por volta das 21 horas, já estava bem cheio.
Vou classificar o restaurante como ‘chique’, para os meus padrões. O atendimento é muito bom e os preços são, de fato, um pouco acima da média de Bogotá. É claro que se paga pela localização e pela vista da cidade.
Na hora de ir embora o Cerro já estava bem vazio e esperamos uns 15 minutos até o funicular chegar. Uma dica importante é levar um agasalho, mesmo em dias quentes, pois a temperatura cai bastante lá em cima.
De volta a base do Cerro, haviam pouquíssimos táxis esperando na rua. Esse é um problema em Bogotá, pois não existe transporte por aplicativo e ficamos dependendo da disponibilidade de táxis.
Sendo assim, negociamos o preço até o hotel (sempre combine o valor antes) e fomos embora.
Eu sou suspeito pra falar, uma vez que considero que vistas panorâmicas e pôr-do-sol são uma combinação perfeita para um passeio em qualquer lugar do mundo. Mas recomendo demais fazer esse passeio, que é um dos principais pontos turísticos de Bogotá!
Se gostou da nossa dica sobre o Cerro Monserrate em Bogotá então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;