San Martin de Los Andes desponta como uma das cidades queridinhas quando o assunto é esportes de inverno e turismo na Patagônia Argentina mas também é um ótimo destino durante o verão. Saiba mais sobre a cidade, quanto tempo ficar, onde se hospedar e o que fazer nos dias que passar por lá.
O que você vai encontrar nesse post:
-
- Sobre San Martin de los Andes
- Quando ir para San Martin de los Andes
- Como chegar em San Martin de los Andes
- Onde ficar em San Martin de los Andes
- Como levar dinheiro para a Argentina
- Quanto tempo ficar em San Martin
- O que fazer em San Martin de los Andes
- Onde comer em San Martin
- Planilha de Gastos da Patagônia
SOBRE SAN MARTIN DE LOS ANDES
San Martin de los Andes é uma cidade importante na rota turística da Patagônia Argentina, localizada a pouco mais de 190 km de distância de Bariloche, possui muitas opções de atividades tanto no verão quanto no inverno.
A cidade fica localizada nas margens do lago Lácar e é a porta de entrada para o Parque Nacional Lanín, que atrai muitos trilheiros todos os anos para subirem até o vulcão que leva o mesmo nome.
Além do parque, San Martin também é conhecida pela Rota dos 7 Lagos, um passeio entre San Martin e Villa la Angostura passando por lagos cristalinos e paisagens de tirar o fôlego.
A natureza dos passeios citados acima e dos arredores da cidade contam também com o diferencial da arquitetura patagônica e da culinária argentina, que tornam a cidade um polo turístico completo.
QUANDO IR PARA SAN MARTIN DE LOS ANDES
Assim como o resto da região patagônica, a época do ano altera completamente as paisagens e as atividades que você poderá fazer por lá.
Para que a viagem saia do jeito que você vem imaginando, é necessário se ater a uma decisão principal: verão ou inverno. Mesmo que você acabe visitando a região na primavera ou no outono, a proximidade da data escolhida com as estações de maior calor ou frio já são capazes de ditar em parte como será o clima da região.
O inverno é a estação perfeita para quem está interessado em turismo no frio, com muita neve e esportes como ski e snowboard.
Já o verão é a época indicada caso você queira fazer trilhas e explorar os lagos e atividades como canoagem, stand up paddle e pescaria.
A primavera e o outono variam dependendo da proximidade com os meses mais quentes ou mais frios. Sendo assim, quanto mais perto do verão (que vai de final de Dezembro a Março), maiores as chances de você conseguir fazer as trilhas e aproveitar os lagos. E da mesma forma, quanto mais perto do inverno (Final de Junho até Setembro), maiores as chances de você ver neve.
COMO CHEGAR EM SAN MARTIN DE LOS ANDES
Existem algumas maneiras de chegar até San Martin de los Andes, as principais sendo:
-
- Avião, chegando pelo aeroporto Chapelco (CPC) com voos diretos saindo de Buenos Aires e Córdoba.
- Ônibus, saindo de Bariloche, Villa la Angostura ou qualquer outra cidade que esteja na sua rota.
- Carro, caso você opte por alugar um veículo para sua viagem.
- Passeio turístico, saindo de Bariloche com grupo e fazendo o circuito dos 7 lagos até San Martin de Los Andes em um dia!
Você pode montar um roteiro com mais de uma cidade pela região, passando alguns dias em Bariloche, depois em San Martin e talvez até seguindo para Villa La Angostura e Villa Traful.
O trajeto entre essas cidades é feito em boa parte pela Ruta 40, famosa estrada que corta a Argentina de Norte a Sul!
De ônibus a melhor opção é a empresa Via Tac que possui diversos horários saindo da rodoviária de Bariloche das 8:00 até as 19:30.
Nós optamos por alugar um carro em Bariloche já que nosso roteiro ainda incluiu paradas em Vila La Angostura, Villa Traful e El Bolson. Para alugar carro você pode entrar em contato direto com as empresas locais em Bariloche ou pesquisar e reservar usando o site da RentCars.
Dica de Viajante: Carro é uma ótima opção na primavera, verão e início do Outono. Se for viajar depois de Junho é fundamental se informar sobre a situação das estradas pois é preciso ter muito cuidado quando a neve começar a cair.
Como se locomover em San Martin de los Andes
Além de chegar até a cidade, é importante também ter uma ideia de como você fará para se locomover entre os pontos de interesse na cidade.
Caso você vá alugar um carro para conhecer a região, não precisará se preocupar com isso. A cidade é pequena, tem ruas largas e muitos lugares para parar na rua.
Mas caso vá sem carro, é interessante entender um pouco suas opções por lá:
-
- A pé: é possível fazer muita coisa a pé em San Martin de los Andes, mas apenas pela região central (próxima do lago). Quando o assunto for ir para lugares mas distantes, você precisará de outros meios de transporte.
- De ônibus: o sistema de transporte público na cidade é bem eficiente, e você consegue chagar na maioria das atrações a partir dele. Caso opte por fazer algumas coisas de ônibus, passe na central do apoio ao turista no centro da cidade e pegue um mapa e mais informações sobre as linhas e horários.
- Táxi ou Remis: por mais que hajam taxis pela cidade, é mais fácil e prático andar de Remis por lá. Os Remises nada mais são do que uma espécie de Uber mas que funciona a partir de ligações e não por aplicativo. Você pode pedir pelos números de alguns deles na recepção do seu hotel, no centro de apoio ao turista, ou em qualquer comércio na região mais central da cidade.
No mapa abaixo você vai encontrar todos os pontos de interesse mencionados nesse post (estão em roxo). Também estão marcados todos os lugares relevantes das províncias de Neuquén e Rio Negro (onde fica Bariloche)
Os lugares em San Martin estão indicados em roxo! O melhor de tudo é que você pode salvar esse mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior.
ONDE FICAR EM SAN MARTIN DE LOS ANDES
De maneira geral, você pode optar por ficar hospedado na região central da cidade, ou mais afastado, se quiser desfrutar de um ambiente mais isolado e silencioso.
Sabendo destas duas opções, tenho algumas recomendações de hospedagens na cidade, que acho que valem a pena você dar uma olhada:
Apartamentos no centro de San Martin
Nós optamos por ficar em um apartamento (opção muito comum de hospedagem na cidade) bem localizado no centrinho. Ficamos perto de comércios, restaurantes e supermercados.
Tem várias opções como esse apartamento para duas pessoas (★ nota 9.0 no Booking).
Patagônia Plaza Hotel
Já quem prefere o conforto e praticidade de hotéis também vai encontrar boas opções até mais próximas do Lago Lacar como por exemplo o Patagônia Plaza Hotel (★ nota 8.2 no Booking).
Cabañas del Encuentro
Localizada próximo a avenida principal, a Cabañas del Encuentro oferece cabanas confortáveis e equipadas.
Com certeza esta hospedagem se destaca pela localização, não apenas por estar no centro e próxima a avenida principal da cidade, mas por ficar a pouco mais de 1km do lago Lácar (★ nota 9.2 no Booking).
Cabañas Luz de Luna
Além da localização, as cabanas possuem vista para as montanhas ou para o jardim da hospedagem, oferecendo um ambiente com bastante natureza (★ nota 8.4 no Booking).
Cabanas na Casa de Chá Arrayan
Sem dúvida uma das hospedagens com melhor vista de San Martin são as cabanas que ficam na Casa de Chá Arrayan. É uma ótima opção pra quem quer ficar em um lugar tranquilo e com uma excelente estrutura (★ nota 8.9 no Booking).
COMO LEVAR DINHEIRO PARA A ARGENTINA
Se você está se planejando para ir a Argentina e ainda não sabe exatamente como vai fazer em relação ao dinheiro no país, esse é o momento para você entender um pouco melhor os diferentes câmbios e economizar na sua viagem.
Sobre como levar dinheiro pra Argentina, já temos aqui no blog um texto bem detalhado sobre Câmbio na Argentina: como levar e trocar dinheiro para a viagem. Recomendo que você dê uma olhada caso esteja programando sua viagem para o país. Ou, se preferir, assistir a esse vídeo no You Tube!
Em San Martin nós usamos bastante os cartões de débito da Wise e da C6 em dólar para pagar restaurantes.
Na cidade também tem uma papelaria com guichês da Western Union pra remessa internacional. Mas fique atento aos horários e vá com tempo para aguardar na fila.
Quando fomos os guichês da WU só funcionavam das 11 as 13 e das 17 as 19:30.
QUANTO TEMPO FICAR EM SAN MARTIN DE LOS ANDES
A resposta para esta pergunta pode variar muito dependendo da época do ano, do que você quer e principalmente: quanto tempo você tem.
No geral, com 3 dias pela cidade você já consegue fazer o principal: conhecer o lago Lácar, alguma das trilhas, conhecer alguns dos restaurantes e até mesmo fazer a Rota dos 7 Lagos.
Porém, caso você tenha mais tempo, com certeza conseguirá fazer tudo com mais calma, adicionar mais uma caminhada e restaurantes e conhecer um pouco mais da cultura local.
Nós fomos na primavera e ficamos 3 noites em San Martin de los Andes, o que já foi suficiente para explorar bem a cidade.
O QUE FAZER EM SAN MARTIN DE LOS ANDES
Desde trilhas nos meses mais quentes e estações de ski nos meses mais frios, não faltam opções para os amantes de natureza por aqui.
E como a quantidade de dias que as pessoas passam na cidade variam bastante, optei por apenas listar o que eu acho que mais vale a pena de ser conhecido por lá, para que você consiga se organizar de acordo com seu itinerário.
CIRCUITO DOS SETE LAGOS
Este é sem duvidas o passeio mais conhecido da cidade e consiste em um trecho da rota 40 que liga San Martin de los Andes a Villa la Angostura.
E como o próprio nome indica, além de paisagens lindas pela estrada, você pode ir parando a longo dos 7 lagos que estão presentes entre as duas cidades.
Você pode optar por fazer o trajeto de forma autoral, caso tenha alugado um carro, ou fazer um passeio com guia, que além de te buscar e deixar no hotel, te explicará mais sobre a região e a rota.
Quais são os lagos do Circuito dos 7 Lagos
Saindo de San Martin de Los Andes, o circuito passa pelos lagos Lacar, Machónico, Falkner, Villarino, Espejo, Correntoso e Nahuel Huapi até chegar em Vila La Angostura.
Mas esse trajeto de quase 40 tem outras atividades e pontos de interesse além dos mirantes. No caminho, encontramos a cachoeira Vullignanco com um mirante de fácil acesso pela estrada e também a cachoeira Ñivinco que exige uma trilha de aproximadamente 1 hora para chegar.
No caminho você também pode explorar várias outras paradas a beira da estrada e existem diversas opções de camping para se hospedar.
Mas fica ligado, porque não encontramos praticamente nenhuma opção de lugar para comer no caminho. A sorte é que fomos preparados com alguns lanches e frutas até chegar em San Martin.
LAGO LÁCAR
O Lago Lácar é um dos principais cartões postais de San Martin, e não é para menos, já que além de banhar a cidade ele oferece uma vista de tirar o fôlego.
Além de apreciar a vista para o lago, você encontra algumas atividades dependendo do clima. Você pode fazer passeios de barco caso esteja mais frio, andar de caiaque caso esteja mais quente e até mesmo apenas aproveitar para relaxar no entorno do lago.
Os passeios de barco tem como destino outras duas vilas que ficam as margens do lado: Quila Quina e Hua Hum sendo que a ambas também são acessíveis de carro ou de ônibus.
CERRO CHAPELCO
O Cerro Chapelco é o tipo de atividade que funciona independente da época do ano. No inverno, uma das mais importantes estações de esqui da América do Sul funciona no Cerro. Enquanto no verão, os esquis dão lugar as botas de trilha e as bicicletas de quem quer apreciar a vista panorâmica.
Caso você esteja planejando sua viagem para o inverno, é importante saber que mais de 31 pistas de esqui se distribuem pelo Cerro Chapelco, e algumas delas são na verdade voltadas para turistas iniciantes que querem conhecer o esporte. Sendo assim, pode ser interessante caso você nuca tenha esquiado, mas queira viver esta experiência na viagem.
Você pode ir até o centro de Ski por conta própria de carro alugado ou contratar um transfer que te leva e busca em um horário marcado.
Mirador Arrayan e Casa de Chá
Outra atividade bem legal é subir até o Mirador Arrayanes e ter uma vista privilegiada de San Martin e do Lago Lacar. Subindo mais um pouco chegamos a Casa de Chá Arrayan, outro ponto turístico da região.
A casa de chá existe desde a década de 30 e tem uma importância histórica bem grande pra região. O preço dos chás e dos doces é bem ‘salgado’ para os padrões argentinos, mas a visita vale pela vista e pela curta trilha que tem no bosque atrás da casa.
Você pode combinar o Cerro Chapelco, o mirante Arryanaes e a Casa de Chá em uma excursão de 4 horas.
PARQUE NACIONAL LANÍN
Este é um dos parques principais se seu foco é se aventurar e ver bem de perto as paisagens patagônicas. Isso porque além de contar com mais de 20 lagos e rios com água cristalina, o parque conta com o Vulcão Lanín com seu pico permanentemente coberto de neve.
Por mais que o parque possa ser visitado durante todo o ano, é importante salientar as diferenças de visitá-lo em diferentes épocas:
-
- Entre outubro e março: a época perfeita para quem quer curtir as praias, praticar esportes nos lagos, fazer trilhas ou mountain biking.
- Julho a setembro: meses de inverno, perfeitos para quem quer ver muita neve e praticar esportes e atividades nela.
Existem diversos passeios e excursões até o parque como por exemplo a que vai até o Lago Huechulafquen e mirante do Vulcão Lanín.
Ainda sobre o vulcão existem algumas opções de trilhas pelas faces sul e norte que podem ser feitas por conta própria ou com guia e excursão
OUTRAS EXCURSÕES
Se você for utilizar San Martin como cidade base para conhecer outros lugares em Neuquén eu também recomendo incluir um passeio guiado para visitar as Vilas Traful e La Angostura.
Você também pode conhecer a Villa Traful de carro, pegando um desvio na Ruta 65. Apesar da estrada ser de terra o acesso até a vila é bem tranquilo.
Chegando lá, você pode curtir o visual incrível do Lago Traful ou fazer alguma atividade aquática como passeio de barco, caiaque e jet-ski.
O lugar é muito bonito e ainda muito pouco explorado e por isso ainda é um destino tranquilo para visitar mesmo na alta temporada.
Deixando a Villa Traful, você ainda pode seguir pela Ruta 65 ao invés de retornar para a Ruta 40. Por esse caminho, você vai encontrar vales e montanhas belíssimas margeando o Rio Traful até chegar a divisa da província de Neuquén com a de Rio Negro.
A partir dai você vai pegar a Ruta 237 (asfaltada) até retornar para Bariloche. No caminho, faça paradas para apreciar o visual (Valle Encantado e Mirador El Dedo).
ONDE COMER E BEBER
Quando o assunto é viajar pela Argentina, os restaurantes, cafés e cervejarias artesanais dificilmente ficam de fora do planejamento. E não é para menos, com parrillas, alfajores, empanadas e entre muitos outros, o país é um prato cheio para quem gosta de turismo gastronômico.
A truta também é prato típico dessa região de Rio Negro e Neuquén uma vez que o peixe é encontrado com facilidade nos lagos e lagoas da região!
Pensando nisso, separei aqui alguns dos lugares para comer e beber que acredito merecerem uma visita.
Morphen
Um dos mais famosos da cidade, este restaurante tem um cardápio que mistura comida Argentina com contemporânea e costuma ser o queridinho de quem visita.
Fica localizado na Avenida San Martin, 151 e possui um site próprio caso você queira conhecer um pouco mais.
Domingo Restaurante
Localizado na Teniente Coronel Perez, número 1056, esta é uma excelente opção de restaurante local e que serve comida típica Argentina. Se você quer conhecer um restaurante bem aconchegante e comer uma parrilla autentica, provavelmente vai gostar desta opção.
Ulises
Uma opção para quem quer comer uma boa massa em San Martin de los Andes. Este restaurante fica localizado na Avenida San Martin, 598.
Além de culinária italiana, tem também alguns pratos da culinária argentina e frutos do mar, então pode ser uma boa pedida para quem está viajando em família e quer um lugar que agrade os mais diversos paladares.
Café Richie
São muitas opções de cafés e chocolaterias por San Martin mas uma boa indicação é o Café Richie. Pode incluir na pedida um alfajor artesanal que também é muito bom!
E aí, curtiu esse post sobre o que fazer em San Martin de los Andes? Então fica de olho aqui no blog que tem vários outros conteúdos sobre a Argentina saindo por aqui.
E se estiver planejando sua viagem para o país, não deixa de conferir outros posts da Argentina aqui do blog como por exemplo esse roteiro completo por Bariloche.