Vai viajar pra ver a Aurora Boreal e não sabe como fotografar o fenômeno? Tudo bem, eu também não fazia de como tirar fotos da Aurora Boreal! Por isso, nesse post, vou dar todas as dicas que aprendi durante a minha viagem para Tromso, na Noruega!
COMO FOTOGRAFAR A AURORA BOREAL
Ver a Aurora Boreal já uma aventura por si só. Contudo, fotografar o fenômeno também não é uma tarefa fácil. Principalmente se você não souber configurar a sua câmera corretamente.
Portanto, nesse post vou explicar tudo aquilo que você precisa saber para fotografar a Aurora Boreal!
SOBRE O FENÔMENO DA AURORA BOREAL
A Aurora Boreal acontece a partir do impacto de partículas solares com a atmosfera da terra. O fenômeno pode acontecer de várias formas, intensidades e cores.
A boa notícia para os fotógrafos é que o fenômeno é mais visível através das câmeras do que a olho nu, uma vez que as câmeras conseguem capturar as partículas coloridas por mais tempo.
Por outro lado, isso significa que a visão real da Aurora nem sempre corresponde as imagens espetaculares que você vê na internet.
Para saber tudo sobre o fenômeno leia nosso post completo com 3 dias de caçada a Aurora Boreal na Noruega.
ONDE FOTOGRAFAR A AURORA BOREAL
Para ver a Aurora Boreal é necessário ter um dia de céu limpo e sem nuvens e com pouca luz.
Além disso, é fundamental você estar em uma região onde o fenômeno ocorre (perto dos polos).
Também é preferível que seja uma noite sem lua cheia, pois nesse período a luz da lua pode atrapalhar a captura das imagens. abaixo tem uma foto em que a lua aparece e dá pra ver como ela estoura um pouco a imagem!
A fotografia é uma ferramenta importante inclusive para os guias encontrarem a Aurora Boreal. Isso porque quando a Aurora está bem fraquinha ela não é vista a olho nu.
Os guias, utilizam as câmeras para capturar fotos do céu aparentemente limpo para encontrar onde o fenômeno pode estar se formando.
A foto abaixo por exemplo, mostra a Aurora Boreal por trás de nuvens. A imagem real, entretanto, não era assim. Mal se via os tons de verde no céu.
EQUIPAMENTO NECESSÁRIO
Parar fotografar a Aurora Boreal você vai precisar dos seguintes equipamentos:
-
- Câmera DSLR com funções manuais (ver configuração abaixo);
- Lente grande angular (ideal);
- Um tripé;
- Baterias extras;
- Lanterna (pode ser a do celular);
A lente grande angular é ideal para esse tipo de foto pois captura um ângulo maior do céu e da Aurora. Eu usei a lente do kit 16-50″ da minha Sony A6000.
A lanterna será utilizada para tirar foto de pessoas no primeiro plano (vamos ver mais abaixo). Além disso, ela serve para iluminar o ambiente quando você precisar configurar algo na câmera.
O tripé é fundamental para manter a estabilização da câmera enquanto ela captura as imagens.
BATERIA NO FRIO
Você certamente vai precisar de baterias extras para passar uma noite tentando tirar fotos da Aurora Boreal. Visto que dependendo da temperatura as baterias acabam rapidamente.
Nós enfrentamos um frio de -15 graus Celsius em Tromso e chegou um ponto em que a bateria ia de 50% pra zero em alguns segundos.
Para evitar o consumo rápido da bateria o ideal é retirá-la da câmera e guardar no bolso ou dentro da luva até a hora de usar.
CONFIGURAÇÃO DA CÂMERA
Coloque a sua câmera no modo manual para poder configurar os parâmetros abaixo.
ABERTURA DO DIAFRAGMA
As fotos da Aurora Boreal serão tiradas a noite e com baixa ou nenhuma luminosidade. Por isso, é necessário deixar o diafragma da câmera o mais aberto possível.
Dessa forma haverá mais luz entrando na câmera o que vai auxiliar na captura da Aurora.
Com a abertura de f/3.5 da lente do kit da Sony A6000 já é possível capturar excelentes fotos. Porém uma abertura de f/1.4 de lentes mais potentes permite reduzir o tempo de exposição da foto e com isso garantir mais nitidez nas fotos.
Diafragma f/3.5, ISO 1600, exposição 10 segundos
DISTÂNCIA FOCAL
Coloque a configuração de foco da sua câmera em modo manual e ajuste o foco para infinito. Dessa forma, a câmera não vai tentar ajustar o foco a todo momento e a Aurora ficará mais nítida.
ISO
Sabemos que o ISO alto deixa a foto com muito ruído, mas para fotos da Aurora Boreal ele é será necessário. Começando a partir de 800 até 3200 dependendo da intensidade da Aurora.
O ideal é ir testando ISOs diferentes, começando pelo mais baixo, e ver qual fica melhor sem prejudicar muito a qualidade da imagem.
Eu usei ISO entre 800 e 2000 para as minhas fotos.
TEMPO DE ABERTURA DO OBTURADOR
O tempo de abertura do obturador é fundamental para o resultado final da foto. Dependendo da foto e das configurações acima você pode variar entre tempos de 4 a 20 segundos de exposição.
Lembrando que, quanto menor for o diafragma da lente, menor é o tempo de abertura necessário (pois o diafragma mais permitir entrada de mais luz).
Sendo que, quanto maior o tempo de abertura, mais luz vai entrar. Consequentemente, mais forte ficará a Aurora Boreal na imagem. Abaixo vemos um exemplo de foto com tempos de exposição de 3.2 e 10 segundos.
Lembre-se que quanto maior o tempo de exposição, mais chance de ter a foto tremida, já que qualquer movimento da câmera vai aparecer na imagem.
Além disso, um tempo maior de abertura vai causar aquele efeito de “rastro” das estrelas no céu. Geralmente esse efeito é perceptível a partir de 60 segundos e exposição.
FOTOGRAFE EM RAW
Tirar as fotos na extensão RAW é fundamental para a pós edição. As fotos em RAW possuem muitos mais detalhes, que podem ser recuperados e ressaltados no editor de imagem.
COMO FOTOGRAFAR AURORA BOREAL
Antes de iniciar o passeio, deixe a câmera pré-configurada e instalada no tripé. Configuração inicial padrão: Foco no manual, ISO 800, abertura do diafragma f/3.5 (ou a menor da lente) e obturador em 10 segundos.
Abaixo alguns exemplos de fotos que eu mesmo tirei e suas respectivas configurações.
-
-
- Diafragma f/3.5, ISO 2000, exposição de 8 segundos;
- Diafragma f/3.5, ISO 2500, exposição de 20 segundos;
- Foto do guia com uma Canon: Diafragma f/1.4, ISO 1600, exposição de 4 segundos;
-
FOTO DA AURORA BOREAL COM PESSOAS
Se você tentar tirar foto da Aurora Boreal com uma pessoa em primeiro plano usando as configurações citadas acima, provavelmente terá o resultado mais abaixo.
Isso porque dificilmente conseguimos ficar imóveis por tanto tempo. Além disso, a falta de luz deixa a pessoa escura em relação ao ambiente.
O que fizemos para conseguir fotos mais nítidas foi iluminar com uma lanterna (ou com celular) a pessoa por alguns segundos (como se fosse um flash). Isso é suficiente para que a câmera capture detalhes suficientes da pessoa!
Mas é importante que a pessoa se mantenha imóvel no resto da foto para não virar um fantasma!
FOTOGRAFAR AURORA BOREAL COM CELULAR
Tirar foto da Aurora Boreal com celular é uma tarefa difícil mas não impossível. Os celulares de hoje em dia já tem algumas configurações manuais como por exemplo tempo de exposição, foco, abertura e ISO.
Com o Samsung S9 eu consegui as fotos abaixo com a seguinte configuração: Diafragma a f/1.5, exposição de 10 segundos e ISO 800.
Nem preciso dizer que o tripé segue indispensável. Mesmo assim, o resultado não é dos melhores.
FOTOGRAFAR AURORA BOREAL COM GO PRO
Eu levei a minha GoPro Hero 5 em uma das caçadas a Aurora. A vantagem da Go Pro é a lente grande angular que captura uma área maior do céu e da paisagem.
As fotos ficaram boas mesmo com a Aurora aparecendo fraquinha no horizonte. Para a foto abaixo utilizei a abertura em f/2.8, ISO 800 e exposição em 30 segundos.
Poderia ter explorado mais as fotos com a Go Pro, mas quis focar mais na Sony para ter fotos de melhor qualidade. Acredito que os novos modelos tenham um resultado até melhor do a Hero 5.
Agora que você já sabe como fotografar a Aurora Boreal pode terminar de planejar a sua viagem com os outros posts relacionados abaixo! E não esquece de deixar o seu comentário ai embaixo!
QUANTO CUSTA VER A AURORA BOREAL
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar. E ver a Aurora Boreal de fato não é uma viagem barata.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para a Noruega. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos 15 dias que passamos no país.
Se gostou do post sobre como fotografar Aurora Boreal então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir outros posts sobre a Noruega aqui no blog!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A NORUEGA E AURORA BOREAL
-
- Roteiro em Tromso para ver Aurora Boreal
- Guia de Viagem: Dicas para Viajar para Noruega
- Como é ver a Aurora Boreal pela primeira vez
- Passeio de Trenó com Huskies Noruegueses
- Passeio de Barco pelos Fiordes Noruegueses
- Cultura Sami e passeio com Renas Norueguesas
- Passeio de Snowmobile na neve e visita ao Hotel de Gelo
- O que fazer em Oslo: Roteiro de 2 a 4 dias
- Como fotografar a Aurora Boreal
2 comentários
Perfeito esse post!! Cheio de dicas bem detalhadas!!
Obrigado Alice!!