Limoncello é uma bebida licorosa feita a base do limão siciliano. A origem dessa bebida está ligada ao sul da Itália e tem tudo a ver com a viagem que fizemos até a pequena ilha de Capri! Assim, nesse post vou contar tudo sobre o Limoncello, sua origem, receita caseira e como fomos apresentados a ele!
ORIGEM DO LIMONCELLO
O Limoncello é uma bebida tradicional na Itália e o local exato da sua origem é contestado até hoje. As cidades de Amalfi, Sorrento e a ilha de Capri, todas na região de Nápoles, disputam a “paternidade” da bebida.
Nessa disputa, a pequena ilha de Capri leva uma vantagem histórica, já que foi uma família da ilha que registrou pela primeira vez o nome “Limoncello”.
E foi ai que a bebida cruzou o meu caminho e consequentemente do blog Mapa de Viajante.
ONDE FICA A ILHA DE CAPRI
Capri é uma pequena ilha de 3 km² que fica na região de Nápoles no Sul da Itália.
Apesar de ter apenas 7 mil habitantes, a ilha ferve de turistas, que buscam aproveitar os passeios de barco, as praias de pedra e os comércios de roupas, sandálias e claro, Limoncello!
Na nossa viagem pela Itália fui apresentado ao Limoncello ao final de um jantar em Florença. Mas foi chegando em Capri que fiquei sabendo da sua origem e importância cultural e econômica.
Na ilha, assim como na costa amalfitana, ainda se planta o limão e se produz a bebida!
RECEITA DE LIMONCELLO
Assim como qualquer boa receita, existem várias formas de preparar o Limoncello. Aqui em casa eu já fiz Limoncello umas 4 vezes, e a receita abaixo foi a que consegui o melhor resultado:
-
- 1 garrafa de vodka (750 ml);
- 6 limões sicilianos;
- 350 gramas de açucar (1 xícara);
- 350 ml de água (1 xícara);
PLANTE SEU PRÓPRIO LIMÃO (OPCIONAL)
Me pareceu uma boa ideia ter um pé de limão siciliano na varanda. Limão de graça no quintal de casa??
Mas só quem tem horta sabe o trabalho que dá! Ainda mais frutas cítricas!
De qualquer forma, não posso deixar de me vangloriar de que o nosso Limoncello foi feito com limão siciliano orgânico!
DESCASCAR O LIMÃO SICILIANO
Em primeiro lugar, temos que descascar o limão siciliano. Essa é a parte mais importante da receita pois a casca precisa sair com o mínimo (ou nada) da parte branca. A parte branca da casca do limão passa um gosto amargo pra bebida.
Portanto, eu recomendo usar uma faca bem afiada ou um bom descascador de legumes. Aqui em casa não temos nem um, nem outro, então o jeito foi fazer beeem devagar pra tirar apenas a parte de fora da casca.
MISTURA COM A VODKA E DESCANSO
Em seguida é só colocar a vodka em uma garrafa pet, jogar as cascas do limão dentro e fechar bem. Guarde a garrafa em local arejado e sem luz.
Eu deixei a mistura descansar por umas 3 semanas (mas tem gente que deixa bem menos tempo) e de vez em quando eu sacudia bem garrafa.
Em poucos dias você já vai ver a vodka pegando a cor amarelo fluorescente da casca do limão.
PREPARE O MELADO
Para finalizar o Limoncello, misture 350 ml de água com 350 gramas de açúcar em uma panela em fogo baixo e deixe ferver. Assim que ferver e o açúcar misturar com a água pode desligar e deixar esfriar.
De novo, aqui essa proporção de água e açúcar varia de receita pra receita, mas essa quantidade foi a que consegui o melhor resultado!
Algumas receitas na internet colocam a proporção de 700 ml de água para 350 de açúcar. Assim, o resultado final tende a ficar menos doce e menos alcóolico.
Depois esfriar, basta misturar o melado com o álcool em uma garrada de vidro e colocar pra gelar. Tem gente que prefere deixar mais alguns dias antes de consumir, porém eu não vejo necessidade.
LIMONCELLO NO CONGELADOR
É recomendável deixar o Limoncello artesanal na geladeira e consumir em 4 meses. Se for deixar no freezer eu recomendo primeiro fazer um teste com pouca quantidade.
O licor de Limoncello industrial não congela no freezer, mas a sua versão artesanal geralmente não fica com o mesmo teor alcóolico dos industriais e pode congelar.
LIMONCELLO COM EVERCLEAR
Eu já fiz o Limoncello caseiro usado o Everclear, que é uma bebida a base de milho com teor alcóolico de 95%.
O que muda na receita é a proporção de álcool para o melado, pois o Everclear precisar ser mais diluído do que a vodka pra não ficar muito forte.
Além disso, com o Everclear dá pra colocar mais casca de limão, justamente porque ele vai ser mais diluído posteriormente.
“LIMONCELLO” BRASILEIRO
Aqui no Brasil algumas bebidas também são produzidas com base no limão Siciliano.
Em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, é feito o Citroncello Positano e em Jaú, São Paulo, a bebida é feita com cachaça.
Que tal tentar fazer seu próprio Limoncello? Conta ai nos comentários como foi o resultado!!