Sem dúvida Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do Brasil pra mergulhar e ver uma diversa variedade de peixes e vida marinha. Nesse post vamos esclarecer todas as dúvidas sobre onde praticar snorkel e mergulho na ilha e que tipo de vida marinha poderá encontrar em cada praia!
PRÁTICA DE SNORKEL E MERGULHO EM NORONHA
DICAS PARA VIAJAR PARA NORONHA
Antes de mais nada, se você ainda está organizando sua viagem pra Noronha, confira nossos outros posts com dicas de roteiros, onde ficar, quando ir e tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem pra esse paraíso brasileiro!
-
- Organizando viagem para Noronha: Dicas de onde ficar, quando ir, passagens, clima e muito mais;
- Confira todas as taxas que precisam ser pagas para entrar e curtir a ilha;
- Sugestão de roteiro de 7 dias na ilha e dicas para escolher as atividades;
- Tudo sobre as trilhas em Noronha: Quais precisam de guias e reserva, acessos, duração;
- As melhores praias de Fernando de Noronha;
SNORKEL EM FERNANDO DE NORONHA
Certamente é praticando snorkel nas praias de Noronha que você vai ver a maior quantidade de vida marinha. Boa parte da ilha é reduto e local de reprodução e alimentação de peixes, golfinhos, tartarugas, tubarões, arraias e diversos outros tipos de animais.
Além disso, o ICMBio faz um excelente trabalho de monitoramento e preservação do arquipélago, tanto na parte terrestre quanto na marinha. O Parque Nacional Marinho (Parnamar) cobre 70% de todo o arquipélago.
É difícil precisar em qual praia determinado animal vai aparecer. É muito comum encontrar uma grande biodiversidade em boa parte da ilha, principalmente nas praias do mar de dentro. Mas algumas praias são mais ‘garantidas’ do que outras.
Então, se você quer curtir essa variedade de fauna em Noronha, eu recomendo ir para as seguintes praias:
PRAIA DO PORTO
É uma das praias com maior presença de peixes e tartarugas, uma vez que a região do porto é local de alimentação de vários animais.
Já no raso você vai encontrar pequenos cardumes de peixes e tartarugas se alimentando. Nas pedras ao lado direito da praia, alguns cardumes maiores e com sorte, tubarões de passagem.
A Praia do Porto também tem um naufrágio um pouco mais ao fundo em que é possível chegar de snorkel. Ali encontramos mais cardumes e arraias.
Quem entrar entrar na praia bem no início da manhã, pode dar sorte de cruzar com alguns golfinhos que estão migrando em direção ao norte da ilha para se alimentar.
PRAIA DO SANCHO E BAÍA DOS PORCOS
Outro reduto de animais marinhos é a Praia do Sancho, que faz parte do Parque Nacional Marinho. Para chegar até a praia é preciso ter o ingresso ao parque e acessar por trilha e escadaria pelo Complexo do Sancho ou então pelo passeio de barco.
A Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos ficam ao lado da Praia do Sancho e também podemos ver bastante vida marinha, principalmente pequenos cardumes de peixes. O acesso é pela Praia da Cacimba do Padre e não precisa ter o ingresso ao parque.
PRAIA DO SUESTE
Reduto principalmente de tubarões e tartarugas, a praia é oásis quase intocável. O ICMBio faz um controle rígido de acesso a praia, que funciona das 9h as 16 horas e exige o ingresso ao Parque Marinho.
O local para prática de snorkel é do lado direito da praia e é obrigatório usar colete (tem pra alugar no PIC do Sueste). Na parte central da praia é para banho (não precisa de colete) e o lado esquerdo é fechado apenas para pesquisa.
As espécies de tubarão mais comuns são o tubarão-lixa e tubarão-limão, sendo que ambos não oferecem risco aos visitantes. Mas fiquei atento e siga as orientações do parque de não tocar ou seguir os animais na água!
PRAIAS DO ABREU, ATALAIA E PONTINHA CAIEIRAS
Todas essas praias estão no mar de fora da ilha de Fernando de Noronha e seu acesso só é permitido através de reserva no ICMBio.
A prática do snorkel ocorre na maré baixa, quando se formam piscinas naturais nas praias, represando uma série de peixes e outros animais. Você pode encontrar tartarugas, polvos, arraias e até tubarões nessas piscinas.
É proibido entrar nas piscinas com protetor solar, repelente, stick (pau de selfie) e o uso de coletes é obrigatório!
MERGULHO DE CILINDRO EM NORONHA
Mergulho de cilindro em Noronha é sem dúvida o sonho de qualquer praticamente do esporte. A visibilidade da água é impressionante, o mar é quente e a estrutura das operadores é excelente.
Nós fizemos dois mergulhos com a agência Noronha Diver. Foi um passeio divertido, atendimento excepcional, equipamentos e barco de alta qualidade.
Os pontos de mergulho foram no Buraco do Inferno (18 metros) e Ilha do Meio (13 metros) e pudemos ver cardumes de barracudas, frade, budião, lagostas e arraias.
A temperatura da água era de 27º e a visibilidade entre 25 e 30 metros.
Mas com tanta vida marinha ao alcance de um mergulho nas praias da ilha, será que vale a pena?
Na minha opinião, são experiências diferentes, mergulho de cilindro e praticar snorkel na superfície. De fato a biodiversidade foi muito maior nas praias ao redor da ilha. Mas ainda assim eu recomendo o mergulho de cilindro pra quem tem o certificado PADI.
As saídas de mergulho ocorrem na parte da manhã ou da tarde e duram em média 3 horas.
Dá pra reservar o mergulho antecipadamente, com opção de cancelamento gratuito tanto pela Civitatis quanto pela Easy Travel Shop (todo equipamento incluído).
MERGULHO DE BATISMO NA PRAIA DO PORTO
Pra quem nunca mergulhou de cilindro, Noronha é um bom lugar para ter a experiência. O mergulho de batismo ocorre na praia do Porto, ou seja, não precisa sair de barco.
Além de contar com uma grande diversidade de vida marinho a praia tem um naufrágio de um navio. Inclusive, mesmo para credenciados, o mergulho da praia do Porto é uma boa opção.
O valor do mergulho de batismo fica entre 300,00 e 400,00 reais dependendo da operadora. Também é possível reservar online nos sites parceiros do blog (Civitatis e Easy Travel Shop).
VIDA MARINHA EM FERNANDO DE NORONHA
As águas de Fernando de Noronha tem uma variada e exótica fauna marinha. Além dos animais marinhos mencionados no post, as praias e piscinas naturais do arquipélago estão repletas de esponjas, algas, lagostas, moluscos e corais.
CARDUMES DE PEIXES
Nas águas rasas do arquipélago é comum encontrar peixes pequenos e coloridos como o sargentinho, donzela de rocas, a coroca e também as moreias.
Mais no fundo encontramos o frade, budião, barracuda, ariquita, borboleta e muitos outros.
TARTARUGAS
As tartarugas aruanas fazem a desova nas praias do Leão e do Sueste (protegidas pelo Parque Marinho). Outra espécie encontrada na ilha é a tartaruga-de-pente.
É possível encontrar tartarugas se alimentando em diversas praias de Noronha como por exemplos praia do Porto, Conceição, Sancho e Sueste.
TUBARÕES
As principais espécies da ilha são o tubarão-lixa e tubarão-limão e são principalmente encontrados na praia do Sueste, onde costumam se alimentar ao final do dia.
Na praia do Porto também vi alguns tubarões pequenos contornando as pedras ao lado direito da praia.
Apesar da fama, os tubarões em Noronha não oferecem perigo, desde que não sejam incomodados. A cadeia alimentar e biodiversidade da ilha é monitorada pelos biólogos para garantir que tanto os tubarões quanto outros animais tenham alimento suficiente na fauna nativa.
Dessa forma, os casos de acidentes envolvendo turistas mordidos por tubarão estão, geralmente, relacionados a trombadas ocasionais com os animais.
O único caso de ataque, registrado em 2015, parece ter sido causado pelo descumprimento das orientações por parte do visitante, que perseguiu o animal em local e horário proibido.
Sobre tubarões em Noronha: Os tubarões se alimentam principalmente de lagostas, encontradas aos montes nas regiões mais profundas do arquipélago. Por isso, acredite-se quiser, não somos vistos como alimento para esse tipo de animal, que vai ignorar nossa presença na água.
GOLFINHOS ROTADORES
Diariamente os golfinhos rotadores partem da Baía dos Golfinhos (onde eles descansam e procriam) até o norte da ilha para se alimentar. Esse movimento é comum e muitos passeios de barco tentam pegar esse momento de migração.
O horário em que os golfinhos fazem esse percurso é sempre no inicio da manhã. Mas é claro, que pode acontecer de eles não aparecerem, ou de estarem fazendo o percurso mar a dentro.
Lembrando que é proibido tocar ou seguir os golfinhos tampouco entrar na água ou usar o stick de câmeras quando estão próximos. Porém, se você já estiver na água e eles aparecerem, curta o momento especial e deixe-os seguir viagem.
As melhores formas de ver os golfinhos são no Mirante dos Golfinhos (observação do alto), Passeio de Barco tradicional, Passeio de Canoa Havaiana e fazendo snorkel na praia do Porto. Contudo, pode acontecer de um ou outro dia eles não aparecerem.
BALEIAS JUBARTE
Todos os anos as baleias Jubarte partem do polo sul e busca de águas mais quentes para acasalar e procriar. Por isso, nos meses de Julho, Agosto e Setembro é comum avistar essas baleias pela costa brasileira.
E Fernando de Noronha também recebe a visita desses animais que começam a ser avistados junto com seus filhotes nas águas do mar de dentro a partir de Julho.
ARRAIAS, POLVOS, LAGOSTAS E OUTROS
A lista de animais na fauna de Fernando de Noronha é extensa. Encontramos arraias na Praia do Porto e durante o mergulho de cilindro.
Também há relatos de encontros com polvos, moreias e as lagostas são muito comuns também durante os mergulhos de cilindro.