O Cânion Fortaleza é o maior cânion do Parque Nacional da Serra Geral. Sem dúvida, é uma das principais atrações da cidade de Cambará do Sul, na serra gaúcha, quase divisa com Santa Catarina. Nesse post vou dar todas as dicas para você que quer conhecer o Cânion Fortaleza!
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
COMO CHEGAR NO CÂNION FORTALEZA
O Cânion Fortaleza fica 16 km da cidade de Cambará do Sul sendo que 10 km são de asfalto e os últimos 6km de estrada de chão.
O acesso ao parque é feito por uma guarita, sem muito controle. O ingresso é livre e só fica uma pessoa na entrada orientando com relação ao estacionamento.
O estacionamento principal fica ao final da estrada de chão e dá acesso a Trilha do Mirante e a trilha da Borda Sul.
Porém, há algumas paradas na estrada de terra para acessar direto a Trilha da Pedra do Segredo.
QUANDO IR E O CLIMA NO CÂNION FORTALEZA
O acesso ao Cânion Fortaleza fica aberto das 8 as 17 horas todos os dias exceto as segundas feiras.
Durante o verão, o clima é mais quente com temperaturas que variam entre 20º e 30º. Mas nessa época a umidade é maior, assim como as nuvens e neblina.
Já no inverno as temperaturas caem e ficam entre 9º e 19º em média. Mas a chance de encontrar um dia ensolarado e sem nuvens é maior.
É muito comum a ocorrência de neblina e cerração na região dos cânions. Principalmente durante o verão, quando a umidade é mais alta. Mas muitas vezes essa neblina é passageira e pode ir e vir várias vezes ao dia.
TRILHAS DO CÂNION FORTALEZA
O Cânion Fortaleza tem três trilhas principais (Mirante, Borda Sul e Pedra do Segredo) e vamos falar sobre cada uma delas a seguir.
TRILHA DO MIRANTE (3,5 KM)
Para chegar nessa trilha, dirija até o final da estrada de terra dentro do parque.
É uma trilha rápida mas com uma leve subida em um dos picos do cânion, dando nome assim a Trilha do Mirante. Infelizmente, nossa visita foi acompanhada de uma intensa cerração, graças a umidade vinda do litoral.
Tivemos alguns minutos de céu parcialmente limpo pra poder apreciar a vista.
TRILHA DA PEDRA DO SEGREDO (3,5 KM)
Para acessar essa trilha é preciso dirigir de volta na estrada de terra até o ponto marcado no mapa acima. Assim que ver as placas indicando a trilha você pode procurar o estacionamento na beira da estrada e parar o carro.
O percurso, de pouco mais de 3 km, passa pela Cachoeira do Tigre Preto. É preciso ter cuidado para atravessar a cachoeira, principalmente se tiver chovido muito e o fluxo de água estiver muito forte!
Depois que passa pela cachoeira, a trilha vai costeando o Cânion Fortaleza e a vista vai ficando cada vez mais bonita.
O ponto final da trilha é a Pedra do Segredo (meio sem graça). O mais bonito mesmo é olhar pro outro lado é curtir o visual impressionante do Cânion Fortaleza.
A trilha não tem nenhum tipo de proteção para o penhasco, exceto pela mata. Por isso, tenha cuidado ao se aproximar da beirada do cânion.
TRILHA DA BORDA SUL (9 KM)
A trilha da borda Sul liga as trilhas da Pedra do Segredo com a do Mirante. Como o próprio nome já diz ela vai margeando o cânion durante o percurso de 9 km que, apesar de plano, exige certo preparo físico.
Como eu disse, no dia em que visitamos o parque o clima não estava muito bom e na parte da tarde piorou demais com um nevoeiro intenso. Por isso, desistimos de fazer a trilha da borda sul. Fica para próxima!
Dica de Viajante: Fique atento ao clima e, principalmente, a cerração na hora de voltar. Não deixe para descer a serra muito tarde, pois pode ficar escuro e com cerração é muito mais arriscado.
RESUMO CÂNION FORTALEZA EM CAMBARÁ DO SUL/RS
- Horário: das 8 as 17 horas , fecha as segundas feiras;
- Valores: gratuito
- O que levar: protetor solar, chapéu/boné, repelente, agasalho e lanche;
- Dica de Viajante: tenha paciência e não se assuste com as constantes nuvens de neblina que vem e vão do cânion;
ROTEIRO POR CAMBARÁ DO SUL/RS E PRAIA GRANDE/SC
Esse passeio pelo Cânion Fortaleza fez parte do nosso roteiro pelas cidades de Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul.
Passamos pelos Parques Nacional do Aparados da Serra e da Serra Geral, com direito a trilhas por dentro dos cânions, passeio a cavalo e voo de balão.
Para saber mais é só conferir esse post completo com o nosso roteiro pela região dos cânions.
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A SERRA GAÚCHA
- Roteiro Essencial de 2 dias em Gramado e Canela;
- Roteiro de 7 dias em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos;
- Guia de Viagem: Tudo sobre Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos;
- O que fazer em Gramado e Canela no final do ano;
- Bento Gonçalves: Passeio no Trem Maria Fumaça;
- Coronavírus: Reabertura de Gramado e Canela;