Uma das atividades mais divertidas da viagem para Fernando de Noronha foi o passeio de Canoa Havaiana. Confira nesse post todas as dicas e informações sobre a nossa experiência de navegar por várias praias da ilha.
SOBRE A CANOA HAVAIANA EM NORONHA
COM QUEM FAZER A ATIVIDADE
São várias agências que fazem esse passeio de canoa havaiana mas basicamente o roteiro e valores são bem parecidos. Nós fizemos o nosso passeio com a agência Em Noronha.
Eles tem uma loja física na Praia do Porto e dá pra deixar os pertences na loja e levar só o necessário (eu levei o saco estanque com celular, Go Pro, mascara e snorkel).
São geralmente 4 horários pra atividade sendo 3 na parte da manhã (incluindo um para assistir ao nascer do sol) e outro horário no fim do dia para o pôr-do-sol.
Nós optamos pelo horário das 8 da manhã, que teoricamente é o melhor horário pra ver os golfinhos.
Outra diferença entre agências e horários é o tamanho da canoa. Os tamanhos mais comuns são pra 4, 6 e 12 pessoas. Quanto maior, mais gente remando e mais fácil é a atividade. Por outro lado, menos pessoas proporcionam uma melhor experiência.
Nós fizemos a atividade em uma canoa para 6 pessoas.
-
- Incluído: Transporte do hotel até a praia do porto, orientação sobre a prática, passeio de canoa;
- Quanto Custa: Entre R$ 180,00 e 220,00 (pode reservar online na Civitatis);
- Duração: Aproximadamente 1h30 de passeio, umas 3 horas no total;
SOBRE OS GOLFINHOS EM NORONHA
Diariamente os golfinhos rotadores partem da Baía dos Golfinhos (lá no complexo do Sancho) até o norte da ilha para se alimentar. Esse movimento é comum e muitos passeios de barco tentam pegar esse momento de migração.
O horário em que os golfinhos fazem esse percurso é sempre no inicio da manhã. Mas é claro, que pode acontecer deles não aparecerem, ou de estarem fazendo o percurso mar a dentro.
Sendo assim, as melhores formas de ver os golfinhos são:
Mirante dos Golfinhos no Completo do Sancho: Você vai ver os golfinhos de cima do mirante. A vantagem é que terá visão ampla da baía dos golfinhos.
A desvantagem é que estará bem distante deles. Além disso, em dias nublados ou com chuva a visibilidade fica bem prejudicada.
Passeio de Barco tradicional: O passeio de barco que passa pela Baía dos Porcos e para na Praia do Sancho para banho faz o mesmo percurso dos golfinhos rotadores.
A vantagem é ver os golfinhos nadarem ao lado do barco e muitas vezes darem piruetas na água. Assim, também é a melhor oportunidade pra tirar fotos.
Passeio de Canoa Havaiana: Sem dúvida uma visão privilegiada dos golfinhos nadando bem próximos a você. É proibido colocar câmera dentro da água para filmar os animais. Também é proibido entrar na água enquanto os golfinhos estiverem próximos.
Snorkel na Praia do Porto: Alguns sortudos conseguem ver os golfinhos nadando mais próximos da praia (perto do naufrágio da praia do porto por exemplo. Para aumentar as chances o ideal é entrar na água bem no inicio da manhã.
Com relação a nadar com golfinhos a regra é a seguinte: se você estiver na água e eles passarem por você, tudo bem. Pode acompanhar, filmar e tirar foto (sem pau de selfie). Mas é proibido ir atrás deles ou tentar tocá-los. Também é proibido entrar na água depois de ver os golfinhos.
COMO FOI O PASSEIO DE CANOA HAVAIANA
Depois de deixar nossas coisas na loja da Em Noronha seguimos para a Praia do Porto onde o instrutor passou uma rápida explicação de como é remar na canoa.
Diferente de um caiaque, na canoa cada posição tem uma responsabilidade diferente, além de remar é claro. Uma pessoa dita o ritmo da remada, outra a alternância de lados do remo, por exemplo.
A ritmo do passeio é bem tranquilo, com várias paradas para contemplação. A primeira delas é logo na saída da praia, onde paramos para ouvir o rugido do leão.
Em uma fenda na costa é possível ouvir o barulho da água entrando e saindo, formando uma espécie de rugido. Dependendo da altura da maré o som pode ser mais alto ou mais baixo.
Depois seguimos pela costa até chegar na Praia do Cachorro, onde podemos ver as piscinas naturais da Lasca da Velha e do Buraco do Galego. Essas piscinas podem ser acessadas a pé na maré baixa pela praia do Cachorro.
Seguimos então um pouco a esquerda e chegamos na Praia do Meio e no Morro de Fora. Apesar de a maré ainda um pouco alta, fomos nadando até a piscina natural que se forma do lado direito do morro.
Essa piscina também pode ser acessada a pé pela praia na maré baixa. No entanto, se for a nado, recomendo ter cuidado com as ondas para não se machucar nas pedras (é claro que eu me ralei um pouquinho!).
Depois disso retornamos a Praia do Porto, infelizmente sem encontrar com nenhum golfinho no caminho!