Eai viajante! Passamos 7 dias na região dos lagos chilenos em Puerto Varas e Puerto Montt e nessse post tem todos os detalhes do nosso roteiro e dicas para organizar sua viagem pra lá!
EXPLORE O CONTEÚDO
SOBRE PUERTO VARAS
Puerto Varas é uma cidade charmosa no sul do Chile, às margens do lago Llanquihue (segundo maior lago do país) e com vista direta para o vulcão Osorno.
A influência dos imigrantes alemães está por toda parte — nas casas de madeira, nas confeitarias e até na arquitetura das igrejas. É um ótimo ponto de partida para explorar a região dos lagos, fazer passeios pela natureza, subir vulcões e conhecer cidades vizinhas como Frutillar e Ensenada
Com um clima tranquilo e visual bonito em qualquer época do ano, Puerto Varas combina bem com quem gosta de natureza, cultura e boas caminhadas.
QUANDO IR PARA PUERTO VARAS
Puerto Varas pode ser visitada o ano inteiro, mas o clima muda bastante de acordo com a estação. No verão (dezembro a fevereiro), os dias são mais longos (pôr do sol as 21h30) e as temperaturas mais agradáveis, variando entre 12 °C e 22 °C. É também o período com mais turistas e preços um pouco mais altos.
Já no outono e na primavera, a cidade fica mais tranquila, com clima ameno e paisagens diferentes — mais coloridas ou floridas, dependendo do mês.
O inverno (junho a agosto) traz frio, chuva e dias mais curtos, mas é quando o vulcão Osorno costuma aparecer com mais neve no topo.
Se a ideia for subir o vulcão ou fazer trilhas com boa visibilidade, prefira dias claros e consulte a previsão do tempo, já que nuvens e neblina são comuns na região. Seja qual for a estação, leve roupas para variações de temperatura e esteja preparado para mudanças rápidas no clima.
Nós fizemos essa viagem em Abril e o clima estava perfeito! Frio durante as manhãs porém mais ameno durante o dia. E mesmo durante o Outono o cume do vulcão Osorno ainda tinha neve.
COMO CHEGAR EM PUERTO VARAS
A forma mais comum de chegar a Puerto Varas é voando até o aeroporto de Puerto Montt (Aeroporto El Tepual), que recebe voos diários de Santiago e outras cidades do Chile.
De lá até Puerto Varas são cerca de 30 minutos de carro. Você pode pegar um transfer, táxi, ônibus ou alugar um carro direto no aeroporto (que foi o que fizemos).
Dentro da cidade, dá para fazer muita coisa a pé, especialmente na área central e na orla do lago. Para visitar atrações mais afastadas, como o vulcão Osorno, os Saltos del Petrohué ou o Lago Todos Los Santos, o ideal é estar de carro ou contratar passeios com agências locais, que são bem organizadas e oferecem opções em grupo ou privadas.
O transporte público cobre alguns trechos entre cidades vizinhas, como Frutillar e Ensenada, mas pode ser limitado (principalmente na baixa temporada) em horários e frequência.
Nós alugamos o carro e foi a melhor coisa que fizemos. Fazer as atividades no nosso tempo e curtindo os lugares que mais gostamos. Portanto, se quiser liberdade para explorar no seu ritmo, alugar um carro é a melhor escolha.
MONTE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO
Quer viajar pro Chile mas não tem tempo pra organizar todo o roteito? Estamos aqui pra isso!
Posso te ajudar a montar o roteiro personalizado da sua viagem, com sugestões de passagens, hotéis, atividades diárias e todas as dicas pra você fazer a sua melhor viagem!
Também ofereço uma consultoria (por hora) para tirar dúvidas e ajudar a finalizar o seu roteiro de viagem!
ONDE FICAR EM PUERTO VARAS
É muito tranquilo encontrar hospedagens no Booking, AirBnb ou qualquer outro site de reservas online. Abaixo algumas sugestões de hotéis bem localizados e bem avaliados na cidade.
-
- Hotel Boutique Casa&Alma: Com café da manhã, cancelamento gratuito, muito bem localizado e um ótimo custo benefício.
- Hotel Germania: Hotel com bom custo benefício e localizado a 800 metros da orla da cidade.
- Wyndham Puerto Varas Pettra: Outra opção com excelente localização no centro de Puerto Varas e quartos com vista para o lago!
- Hotel Cabaña del Lago: Fica na pontinha final da cidade com uma linda vista do lago e uma pequena caminhada até o centrinho.
Outra opção é ficar hospedado às margens do Lago, no trajeto entre Puerto Varas e Ensenada. É um lugar cênico com hotéis voltados para o Lago Llanquihue.
-
- Hotel AWA Puerto Varas: Fica às margens do lago com vista do vulcão. Tem café da manhã e conta com balcão de turismo pra agendar passeios e atividades.
- Quetrihue: Esse B&B com terraço tem uma vista fantástica do lago e do vulcão e é o lugar ideal pra quem quer tranquilidade e conforto durante a viagem.
PUERTO VARAS OU PUERTO MONTT: ONDE SE HOSPEDAR?
Embora estejam próximas uma da outra (apenas 20 km de distância), oferecem experiências bem diferentes. Abaixo, mostramos as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
PUERTO VARAS
Vantagens:
-
- Cidade com influência da colonização alemã e atmosfera tranquila. Remete a Gramado e Bariloche.
- Às margens do Lago Llanquihue, com vista direta para o vulcão Osorno.
- Excelente estrutura turística: hotéis, cafés, restaurantes e agências de passeio.
- Ótimo ponto de partida para explorar atrações como Saltos del Petrohué, Lago Todos Los Santos, Frutillar e o próprio vulcão Osorno.
Desvantagens:
-
- Preços um pouco mais altos que em Puerto Montt, especialmente na alta temporada.
- Menos opções de transporte público em comparação com a cidade vizinha.
PUERTO MONTT
Vantagens:
-
- Cidade maior, com mais opções de comércio e transporte.
- Aeroporto principal da região (El Tepual) está localizado aqui.
- Preços geralmente mais baixos em hospedagem e alimentação.
- Boa base para conexões a outros destinos como Chiloé e a Carretera Austral.
Desvantagens:
-
- Menos charmosa e mais urbana, com trânsito intenso em algumas áreas.
- Foco mais comercial e portuário, o que não atrai tanto quem busca lazer e paisagens.
- Centro movimentado e com menos opções de passeios a pé ou contato com a natureza.
Nós optamos por ficar hospedados em Puerto Montt. Porém, se a sua viagem tem como foco explorar a natureza, conhecer paisagens típicas da região dos lagos e aproveitar dias mais tranquilos, Puerto Varas é a escolha certa. Além de mais bonita e acolhedora, a cidade oferece uma estrutura excelente para o turismo, com atrações próximas, bons restaurantes e vistas inesquecíveis.
Puerto Montt pode servir como ponto de chegada ou passagem, mas para curtir a região com mais qualidade, vale a pena investir a estadia em Puerto Varas.
DOCUMENTOS, VISTOS E DINHEIRO
Brasileiros não precisam de visto nem passaporte para entrar no Chile a turismo por até 90 dias. Basta apresentar um RG em bom estado e com foto recente (preferencia com menos de 10 anos) — CNH não é aceita para esse fim. Se preferir, pode usar o passaporte, mas não é obrigatório.
Na chegada, os viajantes recebem um cartão de entrada (PDI) que deve ser guardado até a saída do país. Se for alugar carro ou fazer check-in em hotéis, esse documento pode ser solicitado.
A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP). Você pode levar reais e trocar em casas de câmbio no aeroporto ou no centro das cidades — a cotação costuma ser melhor em Santiago ou Puerto Montt. Também é possível sacar pesos em caixas eletrônicos, mas fique atento às taxas do seu banco.
Pagamos absolutamente tudo com cartão de Débito Internacional da Wise. Os únicos pagamentos que fizemos em dinheiro foram os pedágios (em todas as cidades ao redor do lago tem pedágio). Nesse caso, levamos notas de dólar para trocar nos cambios e também sacamos com o cartão da Wise.
QUANTO TEMPO FICAR EM PUERTO VARAS
Nosso roteiro pela região dos Lagos foi de 7 dias e foi mais que suficiente para conhecer os principais pontos turísticos com tranquilidade. Também passamos uma noite adicional em Chiloé.
Mas se o seu roteiro está mais apertado eu sugiro pelo menos 5 noites (4 dias inteiros).
Abaixo, vou detalhar as principais atividades pra fazer em Puerto Varas!
Lembrando que posso te ajudar a montar o seu roteiro personalizado. É só entrar em contato comigo!
O QUE FAZER EM PUERTO VARAS
Abaixo vou mostrar o nosso roteiro pela África do Sul, incluindo algumas alternativas de atividades que não tivemos tempo de fazer.
Dica de viajante: Sobre os valores, eu montei uma planilha completa com todos os gastos da nossa viagem por Puerto Varas. Então basta ir ao final desse post e colocar seu nome de e-mail pra receber a planilha no seu e-mail.
Puerto Varas
A cidade tem influências alemãs e fica situada às margens do Lago Llanquihue. Além de servir como base para ficar hospedado também conta com diversas atividades citadinas.
-
- Passeio pela orla do Lago Llanquihue: Aproveite a vista para o vulcão Osorno e caminhe pela orla costanera e pela praia. É um ótimo lugar para assistir o pôr do sol refletindo no vulcão.
- Centro histórico: Explore a arquitetura alemã, visite a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e descubra lojas de artesanato local.
- Museu Pablo Fierro: Um espaço com entrada gratuita e com objetos antigos e arte local. Fechado aos Sábados.
- Cafés e restaurantes: Experimente a culinária chilena e curta um dos muitos cafés pela Costanera. Aproveite e experimente a torta de Kuchen ou um alfajor chileno.
Saltos de Petrohué
Localizadas no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, as quedas d’água dos Saltos del Petrohué são um espetáculo natural. Com certeza uma das fotos mais famosas de Puerto Varas é a do Vulcão Osorno com as quedas a frente.
O acesso ao mirante das quedas d’água é por passarelas suspensas e planas. Existem as outras trilhas no parque que margeiam o rio. São trilhas planas porém em terra batida.
-
- Horário: Aberto diariamente das 09 as 17h30.
- Entrada: Aproximadamente 8 dólares por pessoa.
- Dica: Apesar de ser mais vazio pela manhã, o sol geralmente se esconde atrás da montanha. O melhor horário é na parte da tarde com iluminação total das águas e (com sorte) do vulcão.
Subida até o Vulcão Osorno
O Vulcão Osorno é um dos cartões-postais da região e oferece atividades para todos os gostos. Nós subimos até a base do vulcão de carro, com paradas em mirantes e uma linda vista do Lago Llanquihué e do Vulcão Calbuco. Lá em cima dá pra caminhar pelas diversas trilhas ao redor do vulcão ou subir de teleférico para ter uma vista ainda mais alta.
Em Abril, o vulcão ainda tinha neve no seu cume e no segundo tramo do teleférico era possível acessar uma parte com neve. No inverno o local também funciona como estação de ski.
-
- Horário: Acesso a base não tem horário. Teleférico funciona das 11 as 18 sujeito às condições do clima.
- Entrada: Entre 20 e 30 dólares dependendo da quantidade de tramos do que for fazer.
- Dica: Tem uma experiência sunset para assistir ao pôr do sol.
Passeio pelo Lago Todos Los Santos até Peulla
Um passeio imperdível é navegar pelo Lago Todos los Santos para ter a vista do vulcão Pontiagudo e do Cerro Tronador. Melhor ainda quando o passeio inclui a navegação de 1h30 até a pequena vila de Peulla.
É uma atividade de dia inteiro que ainda pode ser complementada com um passeio de 4×4 pela vila (foi o que fizemos), passeio a cavalo ou caiaque.
Nós dirigimos até o porto de Petrohué de lá pegamos a balsa mas existem passeios organizados a partir de Puerto Varas.
-
- Horário: Operado pela empresa TurisTour, todos os dias (horário de saída da balsa varia entre 9 e 10 da manhã). Duração total de cerca de 10 horas.
- Entrada: Aproximadamente 30 dólares por pessoa.
- Dica: Leve roupas confortáveis e prepare-se para atividades ao ar livre em Peulla.
Pra quem não tem tempo de fazer o tour de dia inteiro pode simplesmente contratar um passeio compartilhado pelo lago de 30 minutos ou uma hora. Ali no porto você vai encontrar diversos barqueiros oferendo a atividade.
Cruce Andino
Quer agregar ainda mais na experiência? Escuta essa: O Cruce Andino é uma travessia histórica entre Chile e Argentina, que combina trechos de ônibus e barco por lagos andinos. O trajeto liga Puerto Varas a Bariloche, passando por paisagens espetaculares dos Andes e por vilarejos como Peulla e Puerto Blest.
É uma experiência diferente para quem busca cruzar a fronteira de forma panorâmica e fora do comum. Pode ser feito em um dia ou com pernoites nas paradas intermediárias. Com certeza entrou na nossa lista de desejos pra próxima viagem ao Chile e Argentina!
Rafting no Rio Petrohué
Quer aventura? Então bora! O rafting no Rio Petrohué muito famoso e é uma atividade que oferece emoção em meio a paisagens incríveis. Já fizemos rafting diversas vezes bem legais como por exemplo em Mendoza e El Calafate mas esse do Rio Petrohué se superou.
A água do rio é gelada mas nem tanto: em pleno Abril estava 15 graus e a empresa ainda fornece roupas de neoprene pra ajudar.
Fora da temporada de verão é fundamental pesquisar a disponibilidade pois quanto mais próximo do inverno menos empresas seguem operando. Nós fizemos com a Rafting Puerto Varas que tem base na Ensenada.
-
- Horário: Duração total média de 4 a 5 horas. Pode ser feito na parte da manhã ou da tarde.
- Entrada: Aproximadamente 35 dólares por pessoa.
- Dica: Leve roupas secas para trocar após a atividade.
Visite Frutillar
Frutillar é uma pequena cidade às margens do Lago Llanquihue, conhecida por sua herança cultural alemã. É um ótimo lugar para passar pelo menos uma tarde mas dá pra reservar um dia inteiro por lá.
-
- Teatro del Lago: Um centro cultural que oferece concertos e eventos.
- Museu Colonial Alemão: Conta a história dos colonos alemães na região. Na primavera tem um jardim bem florido.
- Passeio de barco pelo lago: Ótima chance pra curtir um tranquilo passeio de barco que parte do trapiche.
- Cafés e confeitarias: Mais uma oportunidade de experimentar o Kuchen de Murta, Framboesa ou o Alfajor Chileno!
- Casa Klocker Prambs: Vinícola familiar próxima a Frutillar. Recomendo verificar horários e dias de funcionamento pois na baixa temporada não funciona todos os dias.
Tem passeio guiado que faz a volta no Lago Llanquihué, passa por Frutillar e também conhece outra cidade as margens do lago chamada Puerto Octay!
Visite a Playa Ensenada
A Ensenada é uma pequena vila que fica bem próxima do Vulcão Osorno, Saltos de Petrohué e Lago Todos los Santos. Além disso é de lá que também parte o rafting pelo rio. No local, mais tranquilo que Puerto Varas, encontramos alguns restaurantes, pequenos comércios e até hospedagens.
A vila possui uma praia de areia grossa e escura e que oferece uma vista muito bonita do lago e do vulcão. É um ótimo lugar pra assistir ao pôr-do-sol e descansar.
O que fazer em Puerto Montt
Apesar de não ser uma cidade turistica, algumas atrações ficam mais próximas da cidade do que de Puerto Varas. É o caso das Termas do Sol e do Vale de Cochame, atividade que pode ser feita por conta própria ou com contratação de passeio guiado.
O parque Alerce Andino , onde fica a trilha até a Laguna Triangulo, também fica mais perto de Puerto Montt.
Na cidade, dá pra visitar o Mercado Angélmo, onde encontramos restaurantes tradicionais com diversas opções de pratos do mar. Também é uma boa chance pra experimentar licores, embutidos e queijos locais.
E por fim, Puerto Montt fica no caminho da Ilha de Chiloé, que foi nosso último destino da viagem!
O QUE FAZER EM CHILOÉ
A Ilha de Chiloé, fica ao sul de Puerto Varas e é um dos destinos mais autênticos do Chile. Tem paisagens rurais, tradições indígenas e influências espanholas,lendas locais, construções de madeira coloridas e uma culinária rica em frutos do mar.
Nós deixamos Puerto Varas para passar dois dias na ilha de Chiloé. Passamos uma noite em Castro onde conhecemos as palafitas da cidade, a igreja de madeira tombada pela UNESCO e restaurante se cafés locais.
Depois, seguimos viagem para a costa oeste do país onde encontramos um litoral recortado por penhascos, parques e mirantes.
Informações práticas para visitar a Ilha de Chiloé:
-
- Distância de Puerto Varas a Ancud (norte da ilha): cerca de 85 km
- Tempo de viagem total (carro + ferry): aproximadamente 2h a 2h30
- Trecho terrestre: Puerto Varas → Pargua (62 km pela Ruta 5 Sul)
- Travessia de ferry (Pargua → Chacao): dura cerca de 30 minutos
- Pedágio na Ruta 5: CLP 3000 (Aprox 3,00 dólares)
- Ferry para carro de passeio: Aprox. 17 dólares
Por hoje é isso viajante! Assim, espero que tenha gostado desse post com nosso roteiro e dicas do que fazer em Puerto Varas!
Abaixo mais informações sobre nossa viagem pelo Chile e a nossa planilha de gastos com todas as despesas da viagem!
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PUERTO VARAS
Sem dúvida uma parte importante da organização da viagem é o planejamento de gastos! Por isso eu disponibilizei uma planilha com todos os gastos da nossa viagem por Puerto Varas. Basta colocar seu nome e e-mail nos campos abaixo para receber o link por email.CONSULTORIA E ROTEIROS PERSONALIZADOS
Quer viajar pra África mas não tem tempo pra organizar todo o roteiro? Estamos aqui pra isso! Posso te ajudar a montar o roteiro personalizado da sua viagem, com sugestões de passagens, hotéis, atividades diárias e todas as dicas pra você fazer a sua melhor viagem! Também ofereço uma consultoria (por hora) para tirar dúvidas e ajudar a finalizar o seu roteiro de viagem!