O Rio Preguiças é o principal canal que conecta as comunidades ribeirinhas nos Lençóis Maranhenses. Por isso o passeio de voadeira pelo rio é bem rico ao mostrar a cultura de alguns dos povoados locais. Com certeza é um dos passeios mais divertidos e procurados dos Lençóis Maranhenses.
RESUMO DO PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS
-
- Duração: Entre 6 e 7 horas;
- Valores: R$ 120,00 por pessoa (negocie para ficar em Atins);
- Principais atividades: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças, para em Vassouras, Mandacaru e Caburé;
SOBRE OS LENÇÓIS MARANHENSES
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação total. Tem uma área de mais de 155 mil hectares e faz parte da Rota das Emoções. A composição de dunas e lagoas formam um ecossistema único em todo o mundo.
Enquanto as dunas são formadas pela força dos ventos suas lagoas surgem no período de chuvas que enche os lençóis freáticos no primeiro semestre do ano.
Assim que o período de chuvas acaba, no fim de Maio meados de Junho, a região se torna um atrativo para turistas do mundo todo!
COM QUEM FAZER O PASSEIO
Dessa vez optamos por fazer o passeio pelo Rio Preguiças com a agência São Paulo Ecoturismo. Também optamos por ficar em Atins ao final do passeio ao invés de retornar a Barreirinhas.
Dessa forma, ganhamos um dia de logística e economizamos na lancha para nos levar até Atins. A agência cobra um valor adicional para fazer o de Caburé até Atins. Além disso, ainda ocupamos lugares de passeio com nossas malas.
O pick-up no hotel foi por volta de 08h15. A saída de voadeira ocorreu no pier da São Paulo Ecoturismo dentro da própria loja.
SOBRE O PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS
O passeio pelo Rio Preguiças é bem completo. O guia e motorista da voadeira vai explicando sobre a cultura maranhense, a fauna, flora e turismo local.
As principais paradas são em Vassouras, Mandacaru e Caburé. Ainda passamos por dentro de igarapés naturais e artificiais que cortam o rio.
VASSOURAS
A primeira parada foi em Vassouras, ou “Ilha dos Macacos”. Como o próprio nome já diz o lugar é repleto de macacos Prego. Geralmente macacos são ariscos e só se aproximam de turistas pra tentar roubar um lanche, mas ali em Vassouras eles passeiam tranquilamente entre todos (sempre de olho em comida).
Vassouras também tem uma área de apoio grande com redários, lojas de artesanato e comidas e bebidas.
SOBRE OS MACACOS EM VASSOURAS
Pontos turísticos com animais silvestres sempre geram polêmica. A recomendação é sempre a de não alimentar os animais, principalmente com comidas industrializadas.
Entretanto, vi várias pessoas dando bolacha e batatas chips para os macacos na tentativa de uma boa foto ou de pegar um deles no ombro.
Tenho que confessar que dei alguns pedaços de maçã que eu estava comendo para ganhar um pouco de atenção, mas fui prontamente ignorado pela maioria dos macacos. Talvez devesse ter evitado a vergonha dupla de dar comida e ser ignorado.
Além disso é importante ter cuidado com objetos pessoais. Os macacos pregos são animais muito espertos e estão sempre atrás de comida.
Com certeza vão querer brincar com os seu óculos de sol, celular ou abrir a sua mochila. Sim eles fazem isso e são muito rápidos! Aprendi isso quase tragicamente em Bonito/MS.
Dito isto, a presença dos macacos são uma atração a parte em Vassouras. Eles caminham tranquilamente por entre os turistas e parecem fazer pose para as fotos.
Ainda sobre Vassouras, andando alguns metros é possível encontrar algumas lagoas e dunas. Mas não se preocupe se a lagoa estiver cheia de gente e as redes lotadas.
Em Caburé tem uma estrutura muito melhor, com redário, tendas e um restaurante e você terá mais tempo de aproveitar.
MANDACARU
A segunda parada é em Mandacaru, uma vila de pescadores onde fica o farol Preguiças. O Farol, também conhecido como Farol Mandacaru, pertence a Marinha do Brasil e estava fechado em Agosto de 2019.
Ao chegar no pier já da pra perceber um clima de Piratas do Caribe. Ali mesmo está a Banca do Domingos, um bar montado praticamente dentro da água, vendendo todo tipo de caipirinha. A mais famosa é a caipirinha de Caju!
O Farol fica a poucos metros do pier e no caminho é possível encontrar lojas de artesanatos, sorvetes, outras barracas de caipirinha e muita água de coco.
O Farol está bem ao fim da rua em uma região repleta de cajueiros. Ele tem 40 metros de altura e foi inaugurado em 1940.
E se não deu pra subir no farol pelo menos consegui algumas boas fotos com o drone.
Dica de Viajante: Se você planeja ficar em Atins dá pra fazer o passeio da revoada dos Guarás no mesmo dia do passeio pelo Rio Preguiças. Pergunte pro seu guia do barco se ele consegue indicar alguém pra reservar o passeio ali mesmo em Mandacaru. O nosso guia da São Paulo Ecoturismo indicou o seu Carlos que vive ali em Mandacaru e que fez o passeio da revoada dos Guarás lá em Atins.
Saindo de de Mandacaru seguimos em direção a Caburé. Mas antes passamos de barco por alguns povoados de pescadores nômades que vivem da pesca local. Esses pescadores vão se mudando conforme as dunas avançam sobre suas vilas.
A região dos Lençóis também está repleta de parques eólicos. É possível ver as torres praticamente em qualquer ponto do passeio.
A ‘PRAIA’ DE CABURÉ
Última e certamente a melhor parada do passeio foi em Caburé. Povoado que conta com algumas poucas pousadas e restaurantes e está localizado na faixa de areia que separa o mar do rio Preguiças. Nesse ponto já estávamos bem próximos de Atins e no desembocar do Rio Preguiças no mar.
Aqui é onde paramos para almoçar em um restaurante a beira do rio. Pra variar um pouco pedimos um peixe ao molho de camarão. Tudo sempre acompanhado com farinha de mandioca.
O tempo em Caburé é suficiente para almoçar, caminhar até a praia (uns 5 minutos andando) e descansar nas tendas do restaurante. Também dá pra fazer um passeio de quadriciclo enquanto aguarda o almoço pelo valor de R$ 60,00. Além disso, alguns metros a frente tem uma barraquinha de caipirinhas de várias frutas locais.
Quem faz esse passeio retornando pra Barreirinhas pode ficar por ali até as 14h30. O retorno de voadeira leva em torno de uma hora. Mas no nosso caso, saímos de Caburé uns 40 minutos antes do nosso grupo e o nosso barqueiro nos deixou no porto de Atins.
CONCLUSÃO SOBRE O PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS
De fato um dos melhores passeios da viagem com muita história, contato com natureza e boa comida. Além disso foi uma excelente opção de traslado de Barreirinhas até Atins.
É um dos passeios mais procurados em Barreirinhas e por isso recomendo reservar de forma antecipada. A Civitatis tem esse passeio de voadeira pelo Rio preguiças com possibilidade de cancelamento em até 48 horas antes.
Curtiu o post? Então segue a gente nas redes sociais do Mapa de Viajante e confira outras publicações sobre os Lençóis Maranhenses!
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA OS LENÇÓIS MARANHENSES!
Muitas vezes a parte mais difiçil de organizar a viagem por conta própria é acertar os custos e gastos da trip. Por isso, estou disponibilizando uma planilha com os gastos atualizados da nossa viagem pelos Lençóis Maranhenses! Nela você poderá montar o seu roteiro, colocar as passagens, hotéis, passeios e transportes e calcul;ar quanto você vai gastar! A planilha é gratuita. Basta informar os dados abaixo e recbeer o link para baixar por e-mail!OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE OS LENÇÓIS MARANHENSES E O MARANHÃO
-
- Roteiro de 10 dias nos Lençóis Maranhenses
- Quais as cidades e onde ficar hospedados nos Lençóis Maranhenses
- Como ir e se deslocar nos Lençóis Maranhenses
- Quando ir aos Lençóis Maranhenses
- Onde e o que comer nos Lençóis Maranhenses
- Circuito da Lagoa Azul
- Circuito da Lagoa Bonita
- Passeio de Caiaque pelo Rio Preguiças
- Boia Cross no Rio Formigas em Barreirinhas
- Passeio de Voadeira pelo Rio Preguiças até Atins
- Passeio pela Lagoa das Emendadas
- Visita a Comunidade Tapuio e a Casa da Farinha
- Passeio pelas Lagoas do Canto de Atins
9 comentários
Que lugar! As fotos estão lindas!
Que bom que gostou Andressa! Obrigado pela visita!
Parabéns Felipe, seus textos são objetivos, muito informativos e exequíveis. Duas dúvidas: neste passeio de voadeira com objetivo ficar em Atins ao final do passeio ao invés de retornar a Barreirinhas, como é a logística com malas, já que tem tantas paradas interessantes pelo caminho? Ficam na voadeira? (o piloto fica no local? É seguro?).
Sobre os passeios em geral nos lençóis: mais prudente reservar tudo com antecedência ou consegue-se vagas no local?
Muito obrigada
Claudia Penido
oi Claudia! Obrigado pelos elogios!
Sobre as malas, sim elas ficam na voadeira. Pra gente foi tranquilo, o guia ficava cuidando e as malas ficam no barco durante as paradas. Só recomendo levar pouca bagagem, de preferencia mochila ou no máximo uma mala de rodinhas pequena. Se levar aquelas grandes de 32 kg pode ser que a agencia queira cobrar mais e também fica ruim pra descarregar lá em Atins.
Sobre as reservas, eu recomendo reservar pelo menos o primeiro dia com antecedência. Principalmente os passeios mais concorridos como a Lagoa Bonita, Lagoa Azul em Barreirinhas. Nós fomos em Agosto e conseguimos reservar todo o resto dá viagem por lá. Mas nós ficamos 12 dias no total então pudemos ajustar o nosso roteiro conforme a disponibilidade de passeios.
Se você vai com um roteiro mais apertado ai eu recomendo reservar tudo antes.
Espero ter ajudado!
Ajudou muito! Obrigada!
Olá Felipe..parabéns pela descrição com tantas fotos lindas…. Se puder me informar como voltar de Atins para São Luis ? Muitos sites dizem como chegar em Atins , mas nenhum não como retornar a São Luís , sem ser privativo . Precisa pegar via lancha até Barreirinhas e depois Van até São Luís? precisa pernoitar de novo em Barreirinhas ?
oi Sônia! Na alta temporada tem voadeira que faz o trecho de Atins – Barreirinhas em 2 horários do dia (um de manhã outro de tarde). Ai de Barreirinhas você vai pra São Luis de van ou transfer. Se pegar a voadeira que sai de manhã de Atins dá tempo tranquilo de ir pra São Luis sem pernoitar.
Espero ter ajudado!
Abs, Felipe
Olá Felipe… Irei neste fim de semana… pegando a voadeira pela manhã, volto com ela a tarde? Tem mais alguma coisa lá?
Oi Christiano. Se fizer o passeio completo a voadeira vai de manhã e volta de tarde. Em Atins tem bastante coisa pra fazer por isso decidimos ficar lá ao final do passeio de voadeira e passamos duas noites na vila.