Os Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral são o destino perfeito para praticar o ecoturismo, fazer trilhas e ver belíssimos cânions. Por isso, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul no Rio Grande do Sul disputam a atenção de viajantes que querem conhecer a região. Nesse post vou mostrar o nosso roteiro de 5 dias por Praia Grande e Cambará do Sul!
RESUMO DO ROTEIRO PRAIA GRANDE E CAMBARÁ
- SOBRE PRAIA GRANDE/SC
- SOBRE CAMBARÁ DO SUL/RS
- QUANTOS DIAS FICAR EM PRAIA GRANDE/SC
- ONDE FICAR HOSPEDADO EM PRAIA GRANDE/SC
- ONDE FICAR HOSPEDADO EM CAMBARÁ DO SUL/RS
- COM QUEM FAZER OS PASSEIOS
- LOGÍSTICA ATÉ PRAIA GRANDE
- TRILHA CACHOEIRA MAGIA DAS ÁGUAS
- PÔR DO SOL NO MIRANTE MORRO DOS CABRITOS
- TRILHA DO RIO DO BOI
- TRILHA PISCINAS DE MALACARA
- NASCER DO SOL NO VOO DE BALÃO
- CÂNION ITAIMBEZINHO
- CÂNION FORTALEZA
- CAVALGADA NA FAZENDA ECOCANYONS
- ONDE COMER
- OUTRAS ATIVIDADES
- NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM
- QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PRAIA GRANDE/SC
AFILIADOS PASSEIOS
Dica de Viajante: Quer aprender a planejar uma viagem do zero? Então leia no nosso post com um roteiro completo de 6 passos para organizar a sua viagem do zero!
SOBRE PRAIA GRANDE/SC
A cidade de Praia Grande está localizada na divisa do estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Do lado oeste, estão os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, assim como a Serra do Faxinal. Do lado leste está a cidade litorânea de Torres.
Praia Grande tem uma pequena população de menos de 8 mil habitantes, mas é uma das cidades de maior extensão do estado catarinense. Sua localização fez com que a cidade se tornasse conhecida como a Capital dos Cânions.
Não é pra menos! São milhares de quilômetros quadrados de vales, montanhas, rios e uma vegetação tropical que proporcionam visuais de tirar o fôlego.
SOBRE CAMBARÁ DO SUL/RS
Seguindo pela RS-427 sentido Oeste, encontramos a cidade de Cambará do Sul, já no estado do Rio Grande. A cidade também é um importante centro turístico para visitar os cânions (principalmente pela parte superior).
Cambará do Sul também é uma cidade pouco populosa (menos de 7 mil habitantes) mas tem impressionantes 1200 m² de extensão, quase 6 vezes o tamanho de Praia Grande.
As duas cidades compõe o principal eixo turístico para quem quer visitar a região dos cânions e foram base para o nosso roteiro!
QUANTOS DIAS FICAR EM PRAIA GRANDE/SC
Para aproveitar bem as atividades na Capital dos Cânions é preciso de pelo menos 4 dias inteiros. Dessa forma, será possível fazer as principais trilhas e passeios, sem correria.
Além disso, é importante considerar que algumas trilhas, como a do Rio do Boi, são longas e exigem não só bom preparo físico como um bom tempo de descanso.
Nosso roteiro original eram de 7 dias, divididos entre 4 noites em Praia Grande e 3 noites em Cambará. Infelizmente tivemos que reduzir para 5 noites e sendo assim, decidimos ficar apenas em Praia Grande/SC.
Mas acredito que vale a pena dividir as diárias entre Praia Grande e Cambará do Sul.
Algumas trilhas as do Cânion Fortaleza ficam a 1h40 de Praia Grande. Portanto, dividindo o roteiro em duas cidades, dá pra economizar algumas horas de estrada. Além disso, a RS-427 está em péssimo estado (estrada de terra e pedras).
ONDE FICAR HOSPEDADO EM PRAIA GRANDE/SC
Ficamos hospedados as 5 noites na excelente Pousada Refúgio das Montanhas, em Praia Grande/SC. A pousada é toda rústica e foi construída, literalmente, pelo próprio dono.
A Silvana e o Glay foram super atenciosos e acolhedores. Além disso, a estrutura da pousada é excelente e conta com piscina, redário, área para luau, horta e tirolesa.
Por isso, recomendo demais essa pousada pra quem for ficar em Praia Grande.
Outra opção de hospedagem em Praia Grande rodeada pela natureza é o Costão da Fortaleza Lodge. Está a 12 km da cidade e é um chalé para adultos (acima de 12 anos).
Por fim, para famílias com pequenos, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada é uma ótima opção. Além da hospedagem, o refúgio conta com diversas atividades de lazer, como tirolesa, quadriciclo, cachoeira, cavalgada e spa!
Todas as hospedagens citadas aqui estarão marcadas no mapa ao final do post!
ONDE FICAR HOSPEDADO EM CAMBARÁ DO SUL/RS
Como eu disse, pode ser uma boa ideia dividir a viagem em hospedagens em Praia Grande e Cambará. Não é fundamental, mas ajuda na logística. Se preferir assim, recomendo algumas opções de hospedagem na cidade.
Parador Cambará do Sul – Sem dúvida alguma um dos hotéis mais luxuosos da região, o Parador tem cabanas decoradas em estilo rústico e está bem pertinho do Parque Aparados da Serra.
Pousada Morada da Serra – Um pouco mais perto da cidade de Cambará estão os chalés da Morada da Serra.
Pousada Recanto do Lago – Os chalés de madeira do recanto do lago são mais outro cantinho pra descansar e entrar em contato com a natureza em Cambará do Sul.
COM QUEM FAZER OS PASSEIOS
Os dois passeios mais concorridos em Praia Grande são o voo de balão e a trilha do Rio do Boi e precisam de reserva antecipada, principalmente nos fins de semana.
Os outros passeios podem ser reservados diretamente na pousada ou feitos por conta própria.
Dica de Viajante: Tem dúvidas sobre como reservar passeios online? Confira nosso post com dicas para pesquisar e reservar passeios pela internet!
Vamos ao que interessa! Abaixo segue o nosso roteiro completo por Praia Grande e Cambará do Sul. Lembrando que todos os lugares mencionados no roteiro estarão indicados no mapa ao final do post!
DIA 1 – LOGÍSTICA ATÉ PRAIA GRANDE
Saímos de Porto Alegre com um carro alugado pela RentCars em direção a Praia Grande. São 3 horas de viagem pela Freeway e BR-101.
Desde que eu decidi vender meu carro, viajar em carro alugado passou a ser a nossa rotina. E eu não me arrependo nem um pouco!
O aeroporto mais perto de Praia Grande é o de Criciúma (1h30 de carro) e você pode encontrar voos diretos no site da Passagens Promo saindo de Guarulhos, Rio de Janeiro, BH e outras capitais.
Não entende nada de milhas aéreas? Comece por esse post aqui!
Para saber mais sobre quanto custou a viagem para Praia Grande/SC, incluindo os voos, hospedagem e passeios, eu recomendo baixar nossa planilha de gastos totalmente gratuita!
DIA 1 – TRILHA CASCATA MAGIA DAS ÁGUAS
Chegando cedo em Praia Grande e fazendo o check-in no hotel você já pode começar a desbravar a cidade e as diversas trilhas da região. Pra começar bem leve eu recomendo conhecer a Cascata Magia das Águas que fica na Pousada Itaimbé.
A trilha é bem fácil e ao final dela tem uma bela cachoeira de 40 metros de altura. Além disso, ao final da trilha, dá pra apreciar a vista da pousada tomando um chocolate quente!
- Valor: R$ 15,00 por pessoa;
- Duração: 15 minutos de trilha (1 hora total dá tempo de ir e voltar);
- Dificuldade: Muito Fácil
DIA 1 – PÔR-DO-SOL MORRO DOS CABRITOS
Se o clima estiver favorável aproveite pra subir pela primeira vez a Serra do Faxinal pra assistir o pôr-do-sol no Morro dos Cabritos. Para chegar lá basta dirigir pela Serra do Faxinal pela RS-427 por aproximadamente 30 minutos (a foto do ponto de parada está abaixo).
O acesso ao morro é meio escondido (tem várias trilhas na subida) e é íngreme. Cuidado principalmente se o chão estiver molhado e evite carregar muita coisa durante a subida e descida.
O visual lá de cima é de tirar o fôlego!
- Horário: No verão o pôr-do-sol começa a partir das 18h30;
- Duração: Reserve pelo menos 2h00 no roteiro;
- Dificuldade: Fácil (Subida íngreme);
Dica de Viajante: O lugar tem uma visão 360 de todo o vale, sendo que de um lado está Praia Grande e do outro o Cânion do Itaimbezinho. Por isso, dá pra assistir tanto o pôr-do-sol quanto o nascer do sol!
DIA 2 – TRILHA DO RIO DO BOI
São 7 quilômetros de trilhas e travessias por dentro do Cânion do Itaimbezinho e pelo Rio do Boi. Os paredões do cânion vão subindo e subindo conforme vamos avançando na Trilha do Rio Boi, até chegar ao ponto final com um visual impressionante!
Os primeiros três km são de muitas subidas e descidas por dentro da mata fechada, até que chegamos as margens do rio e começamos as 10 travessias pelos 4 km restantes.
Para acessar o Parque Nacional do Aparados da Serra é preciso ter um guia autorizado. Por isso, essa é uma das poucas trilhas que não podem ser feitas por conta própria.
Nosso guia foi o Gabriel (@gabriel_guia_aparadosdaserra) que além de nos guiar, também tirou excelentes fotos durante toda a trilha.
Apesar de ser um longo percurso e que exige sim preparo físico, é uma trilha muito segura.
- Horário/Duração: Saída as 8h30 retorno aproximado as 16h00, duração da trilha entre 6 e 7 horas;
- Valor: R$ 125,00 por pessoa;
- Dificuldade: Difícil (exige condicionamento físico e mobilidade para percorrer os 14 km);
DICAS PARA A TRILHA DO RIO DO BOI
- A trilha é molhada, portanto é importante ir com um tênis fechado, firme e de preferência permeável para que a água não fique dentro;
- Se for levar eletrônicos o ideal é carregar um saco estanque com eles dentro para os momentos de travessia;
- Leve lanche, água, protetor solar e um chapéu;
- Não senti mosquitos durante a trilha mas no verão eles aparecem com mais frequência. Portanto, leve repelente;
- Drones são permitidos, mas em geral não conseguem sinal de GPS dentro do cânion;
- A região dos cânions é muito úmida e por isso podem ocorrer pancadas de chuvas. Um casado impermeável ou uma capa de chuva são bem vindos;
DIA 3 – TRILHA NAS PISCINAS DE MALACARA
A segunda trilha mais famosa em Praia Grande é a das piscinas naturais do cânion Malacara.
Fizemos a trilha com a Daniela (@dani_guia_canyons), guia experiente da região, que nos levou pelos 3,5 km da trilha passando por mirantes e duas piscinas naturais.
Sem dúvida é uma trilha mais tranquila que a do Rio do Boi e pode ser completada apenas 3 horas (ida e volta).
Nessa trilha também tem travessia pelo rio, mas no inverno, quando o volume de água é menor, dá pra atravessar sem molhar os pés. Em ambas as trilhas (Rio do Boi e Malacara) é obrigatório utilizar caneleira para evitar machucados nas pedras.
- Horário/Duração: Saídas de manhã e de tarde com duração de 3 horas;
- Valor: R$ 75,00 por pessoa + 10,00 de estacionamento;
- Dificuldade: Intermediário (7 km);
Depois de dois dias de trilhas intensas, deixamos a tarde livre para descansar, e curtir a Pousada Refúgio das Montanhas. Se tiver pique, existem outras atividades em Praia Grande (ver alternativas no final do post).
DIA 4 – NASCER DO SOL COM VOO DE BALÃO
O voo de balão é tradicionalíssimo em Torres, cidade litorânea que fica a 40 minutos de Praia Grande. Porém, nos últimos anos a capital dos cânions começou a oferecer esse tipo de passeio, que nem preciso dizer, casa perfeitamente com o visual da serra catarinense!
Reservamos o passeio direto pela pousada e fizemos o voo com o João do Balão. A expectativa era alta uma vez que seria nosso primeiro voo de balão. Além disso, o passeio já tinha sido cancelado no dia anterior por causa do tempo, o que aumentou ainda mais a ansiedade!
Chegamos no ponto de encontro as 5 da manhã e o sol já estava dando as caras. Detalhe: foi o único dia da viagem que realmente fez sol e céu limpo durante a manhã. O preparo pra voar é rápido e decolamos umas 5h30 mais ou menos (os horários de saída mudam no decorrer do ano dependendo do horário do nascer do sol).
Diferente do que eu imaginava, o balão é extremamente estável. O cesto não sacode, parece que estamos parados. O único momento de emoção é durante o pouso, quando o balão vira de lado!
Todavia, a experiência foi sensacional, do início ao fim, terminando com uma surpresa ao final do voo (que só quem já fez passeio de balão sabe qual é!).
As 8 horas da manhã já estávamos de volta no hotel, prontos para tomar o café da manhã e “iniciar” mais um dia!
- Horário/Duração: Saída as 5h30 com duração de 1 hora de voo;
- Valor: R$ 580,00 por pessoa em balão com 8 pessoas;
DIA 4 – CÂNION ITAIMBEZINHO
Se você seguir o meu conselho de ficar 3 dias em Praia Grande e 3 em Cambará, essa é a hora de arrumar as malas e fazer o check out no hotel. O parque do Cânion do Itaimbezinho fica na serra do faxinal e está no caminho até Cambará.
São aproximadamente 45 minutos de Praia Grande até a entrada do parque, em estrada de terra. Chegando lá você terá duas opções de trilhas.
TRILHA DO COTOVELO
A trilha mais longa é a trilha do Cotovelo, onde caminhamos pela borda do cânion e temos uma vista privilegiada do vale. Boa parte dos 3 km da trilha é feita em uma estrada de terra, sem muita vista. É apenas nos últimos 600 metros que a trilha mostra a que veio e que podemos aproveitar o visual do Itaimbezinho.
Aliás, não sei porque não abrem aquela estrada e colocam um estacionamento ao final dela. Dessa forma o acesso ao cânion seria muito mais rápido.
TRILHA DO VÉRTICE
A Trilha do Vértice é mais curta, tem 2 km no total e segue pelo lado oposto da Trilha do Cotovelo. Dessa forma, é possível ver a cachoeira do Véu da Noiva, uma das primeiras quedas d’água que dão origem ao Rio do Boi.
É também desse lado do Cânion que encontramos a última casa particular dentro do parque: o Café do Vô Marçal e da Vó Maria. Ali, dá pra fazer um lanche (único lugar no parque, comer um pastel de pinhão e tomar um café).
- Horário: das 8h as 17h, fechado as segundas-feiras;
- Valor: Entrada gratuita;
- Dificuldade: Fácil;
Preciso falar sobre as condições do Parque Aparados da Serra. Além do péssimo estado das estradas, o parque tem zero estrutura. A única construção dentro do parque é um “centro do turista” com banheiro e uns banquinhos na área externa.
Considerando que é o principal ponto turístico da região (em quantidade de turistas) e que as trilhas são de fácil acesso e mobilidade, seria de esperar que o parque oferecesse uma estrutura melhor, com lanchonetes, lojas e outros atrativos.
Estive no Cânion do Itaimbezinho em 2011 e posso dizer que ele está do mesmo jeito que encontrei a 9 anos atrás (e isso não é um elogio).
DIA 5 – CÂNION FORTALEZA
O Cânion Fortaleza fica a 1h20 de Praia Grande e a uns 20 minutos de Cambará do Sul e tem três principais trilhas. Da mesma forma que o Itaimbezinho, o Fortaleza também é gratuito e não tem nenhuma estrutura.
TRILHA DO MIRANTE (3,5 KM)
Para chegar nessa trilha, dirija até o final da estrada de terra dentro do parque.
É uma trilha rápida mas com uma leve subida em um dos picos do cânion, dando nome assim a trilha do mirante. Infelizmente, nossa visita foi acompanhada de uma intensa cerração, graças a umidade vinda do litoral.
Tivemos alguns minutos de céu parcialmente limpo pra poder apreciar a vista.
TRILHA DA PEDRA DO SEGREDO (3,5 KM)
Para acessar essa trilha é preciso dirigir de volta na estrada de terra até um ponto indicado (tem uma placa). A trilha começa e termina nesse ponto.
O percurso, de pouco mais de 3 km, passa pela Cachoeira do Tigre Preto. É preciso ter cuidado para atravessar a cachoeira e seguir adiante.
O ponto final da trilha é a pedra do segredo (meio sem graça). O mais bonito mesmo é olhar pro outro lado é curtir o visual impressionante do Cânion Fortaleza.
TRILHA DA BORDA SUL (9 KM)
A trilha da borda Sul liga as trilhas da Pedra do Segredo com a do Mirante. Como o próprio nome já diz ela vai margeando o cânion durante o percurso de 9 km que, apesar de plano, exige certo preparo físico.
Como eu disse, no dia em que visitamos o parque o clima não estava muito bom e na parte da tarde piorou demais com um nevoeiro intenso. Por isso, desistimos de fazer a trilha da borda sul. Fica para próxima!
- Horário: das 8h as 17h, fechado as segundas-feiras;
- Valor: Entrada gratuita;
- Dificuldade: Média;
Dica de Viajante: Fique atento ao clima e, principalmente, a cerração na hora de voltar. Não deixe para descer a serra muito tarde, pois pode ficar escuro e com cerração é muito mais arriscado.
DIA 6 – CAVALGADA NA FAZENDA ECOCANYONS
Pra fechar com chave de outro nosso roteiro por Praia Grande e Cambará fizemos um passeio a cavalo na Fazenda EcoCanyons.
O passeio consiste em uma cavalgada até uma pequena trilha que leva até uma cachoeira, passando pela paisagem rural.
Depois, subimos uma montanha para apreciar pela última vez a vista do Cânion Malacara. O passeio ainda inclui o opcional de almoço (na parte da manhã) ou café colonial (na parte da tarde);
A equipe da fazenda foi extremamente atenciosa e eu indico esse passeio inclusive para quem nunca andou a cavalo mas tem vontade. Os cavalos são muito mansos e obedientes.
Por fim, o almoço caseiro foi o encerramento ideal para um excelente passeio e uma inesquecível viagem!
- Horário: Saídas as 9h00 e as 14h00 com duração aproximada de 3 horas;
- Valor: R$ 210,00 incluindo o almoço;
Não se perca no roteiro: Lembra que comentei que nós ficamos as 6 noites em Praia Grande? Por isso fizemos esse passeio no último dia. Se você optar por ficar em Cambará nos últimos dias (como eu indiquei) então o ideal é fazer a cavalgada antes de sair de Praia Grande/SC, ok?
ONDE COMER
Nessa nossa viagem nós optamos por abastecer o frigobar da pousada de lanches. Principalmente porque sabíamos que estaríamos cansados pra sair pra jantar depois dos passeios e também pra poder preparar os lanches para levar nas trilhas.
Nossa opção gastronômica principal foi tomar vinho e comer uns queijinhos em frente a lareira.
Sendo assim, alguns dos poucos lugares que podemos indicar são:
EM PRAIA GRANDE/SC
Casa Nossa Restaurante – Pedimos uma pizza em uma das noites e estava muito boa, porém achei caro os R$ 20,00 de entrega. Durante o dia servem buffet.
Carlinhos Restaurante – Fica na avenida principal de Praia Grande e paramos pra comer logo no dia da chegada. Tem buffet livre na hora do almoço.
Canyons e Peraus Bistrô – O restaurante mais bem avaliado em Praia Grande pelo TripAdvisor fica na serra do faxinal, no mesmo endereço Morada dos Canyons.
Gastro Pub Grota Bier – Outro restaurante/pub muito bem avaliado em Praia Grande, tem um ambiente diferente e aconchegante.
EM CAMBARÁ DO SÚL/RS
Restaurante e Lancheria Bom Gosto – Em Cambará do Sul paramos no Bom Gosto e pedimos uma a lá minuta. O restaurante fica na rua principal de Cambará e é uma boa opção pra quem está voltando do cânion Fortaleza.
Entrevero Gaúcho – Já o restaurante mais bem avaliado em Cambará é uma lancheria chamada Entrevero Gaúcho. Difícil achar alguém que não tenha gostado do tamanho e da qualidade dos sanduiches.
La Cave Vinhos e Fondue – Para entrar no clima da serra o La Cave é uma ótima opção de experimentar um fondue e tomar um bom vinho entre um cânion e outro!
OUTRAS ATIVIDADES
Como sempre, sobram atividades e falta tempo para conhecer tudo aquilo que um destino tem a oferecer. Mas não tem problema, porque sempre ficamos com aquele gostinho de quero mais e vontade de voltar.
Abaixo estão algumas outras atividades que podem ser incluídas no roteiro:
Refúgio Ecológico Pedra Afiada – localizado bem perto do início da trilha do Malacara, essa pousada oferece passeios de quadriciclo, rapel, tirolesa, entre outros.
Cânion Índios Coroados (Praia Grande) – É uma propriedade privada que cobra cerca de R$ 30,00 por pessoa para entrar e observar o cânion. É uma trilha muito procurada para assistir ao nascer no sol.
Cachoeira dos Venancios (Cambará) – Localizada a 30 minutos de Cambará do Sul.
Cachoeira Tio França (Cambará) – Outra propriedade privada que cobra R$ 30,00 para visitação.
Dica de Viajante: Para não perder a viagem entre em contato com esses lugares para saber dias e horários de funcionamento!
FAÇA UM SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem, mesmo que para viagens nacionais. O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem.
Além de ser uma excelente plataforma para pesquisa e emissão de seguros de várias empresas eles ainda oferecem vários descontos e promoções. Utilize o cupom MAPADEVIAJANTE5 e ganhe 5% de desconto nos seguros.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PRAIA GRANDE/SC
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem do nosso roteiro por Praia Grande/SC e Cambará do Sul/RS. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos 15 dias que passamos no país.
Se gostou do nosso roteiro por Praia Grande e Cambará do Sul então deixa um comentário, pergunta ou sugestão ai embaixo! Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A SERRA GAÚCHA
- Roteiro Essencial de 2 dias em Gramado e Canela;
- Roteiro de 7 dias em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos;
- Guia de Viagem: Tudo sobre Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos;
- O que fazer em Gramado e Canela no final do ano;
- Bento Gonçalves: Passeio no Trem Maria Fumaça;
- Coronavírus: Reabertura de Gramado e Canela;
2 comentários
Olá Mapa dos Viajantes, comecei a montar o meu roteiro os cânions de Cambará mas poucos lugares são tão detalhados quando o seu. Foi o primeiro lugar que me fez pensar se eu deveria dividira estadia em ficar em Praia Grande e Cambará por exemplo. Muito obrigada pelas dicas!
Oi Massami! Que bom! Obrigado pela mensagem! Realmente se tiver tempo vale a pena dividir e aproveitar melhor a logística entre as duas cidades! Aproveite a viagem, é fantástica!