Uma das cidades queridinhas da patagônia argentina, Villa la Angostura promete uma atmosfera mais tranquila do que a vizinha Bariloche, mas ainda assim com muitas belezas naturais e atividades. Saiba mais sobre a cidade, quanto tempo ficar, onde se hospedar e o que fazer nos dias que passar por lá.
O que você vai encontrar nesse post:
SOBRE VILLA LA ANGOSTURA
Localizada na província de Neuquén na região da Patagônia Argentina, e a pouco mais de 80km de distância de Bariloche, Villa La Angostura é uma cidade importante na rota turística da região.
Muitas pessoas acabam visitando a cidade por ela ser o ponto de partida para o famoso Circuito dos 7 Lagos – uma rota que conecta sete lagos cristalinos em meio a natureza patagônica.
Porém, muito se engana quem pensa que o circuito é tudo que Villa La Angostura tem a oferecer. Com várias trilhas, montanhas nevadas e várias atividades que podem ser feitas no lago Nahuel Huapi, a cidade é um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais da região.
Além do turismo na natureza, a arquitetura patagônica de Villa La Angostura, com suas casas de estilo alpino, oferece uma atmosfera acolhedora para quem conhece a cidade, junto com várias opções de restaurantes e cervejarias.
QUANDO IR PARA VILLA LA ANGOSTURA
Assim como Bariloche e toda a região patagônica, a época do ano altera completamente as paisagens e as atividades que você poderá fazer por lá.
De maneira geral, se você está interessado em turismo no frio, com muita neve e esportes como ski e snowboard, a melhor época para conhecer a região certamente é ao longo do inverno.
Dependendo do ano a neve começa a cair já em Abril mas a temporada de inverno mesmo vai de Junho a Agosto.
Porém, caso você queira fazer trilhas e explorar os lagos e atividades como canoagem, stand up paddle e pescaria, o verão com certeza será a estação mais indicada. O clima já esquenta bastante em Novembro porém a melhor época é de Dezembro a Fevereiro.
Já a primavera e o outono variam dependendo da proximidade com os meses mais quentes ou mais frios. Sendo assim, quanto mais perto do verão, maiores as chances de você conseguir fazer as trilhas e aproveitar os lagos. E da mesma forma, quanto mais perto do inverno, maiores as chances de você ver neve.
COMO CHEGAR EM VILLA LA ANGOSTURA
Villa La Angostura pode ser facilmente alcançada saindo de Bariloche, através da icônica Rota 40, que é muito conhecida por cruzar a Argentina do norte a sul e contar com paisagens lindíssimas.
O caminho pode ser feito tanto de ônibus, a partir da empresa Via Tac que possui diversos horários saindo da rodoviária de Bariloche das 8:00 até as 19:30.
Nós optamos por alugar um carro em Bariloche já que nosso roteiro ainda incluiu paradas em San Martin de Los Andes, Villa Traful e El Bolson. Para alugar carro você pode entrar em contato direto com as empresas locais em Bariloche ou pesquisar e reservar usando o site da RentCars.
Dica de Viajante: Carro é uma ótima opção na primavera, verão e início do Outono. Se for viajar depois de Junho é fundamental se informar sobre a situação das estradas pois é preciso ter muito cuidado quando a neve começar a cair.
Além destas opções, caso você não conte com tanto tempo na região, pode optar por conhecer Villa la Angostura através de um passeio com guia que sai de Bariloche e já te mostre também outros lugares, como a rota dos 7 lagos e San Martin de los Andes, por exemplo.
Como se locomover na cidade
Caso você tenha um pouco mais de tempo na região, é importante que você saiba o básico sobre como se locomover na cidade.
Villa la Angostura é uma cidade bem pequena e simples de se locomover. Sendo assim, é um destino excelente pra quem está viajando com ou sem carro, já que você poderá fazer muitas coisas a pé.
A principal exceção de atrativos um pouco mais distantes do centro são o Puerto Angostura e o Parque dos Arrayanes, um local muito bonito no meio da natureza e com estrutura portuária que conta não apenas com passeios de barco pelo lago e trilhas, mas com alguns restaurantes e bares.
Mesmo sendo um pouco mais distante, você consegue chegar facilmente de carro ou remis, um serviço semelhante ao táxi, e que você consegue pedindo alguma opções de números na recepção do hotel ou em qualquer outro ponto mais turístico pela cidade.
No mapa abaixo você vai encontrar todos os pontos de interesse mencionados nesse post. Também estão marcados todos os lugares relevantes das províncias de Neuquén e Rio Negro (onde fica Bariloche)
Os lugares em San Martin estão indicados em azul claro! O melhor de tudo é que você pode salvar esse mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior.
ONDE FICAR EM VILLA LA ANGOSTURA
Acredito que podemos dividir as opções de hospedagem na cidade em dois principais grupos:
-
- Se hospedar no centro da cidade, a opção perfeita para quem gosta de bater perna e quer conhecer bem os restaurantes e as lojas.
- Se hospedar próximo ao lago, uma opção mais voltada para quem está viajando de carro e quer ficar um pouco mais recluso e em contato com a natureza.
Sabendo destas duas opções, tenho algumas recomendações de hospedagens na cidade, que acho que valem a pena você dar uma olhada antes de tomar sua decisão:
Departamentos de El Mercado
O Departamentos de El Mercado é uma opção localizada bem próxima ao centro da cidade, e que te permite escolher entre apartamentos, lofts e estúdios.
Trata-se se uma espécie de complexo, onde, no térreo, você conta com algumas opções restaurantes, cafés e bares. Sendo portanto uma opção bem conveniente e próximo a maioria das atividades que a cidade oferece.
É uma excelente opção para quem está viajando com ou sem carro e quer se hospedar perto do centro da cidade (★ nota 8.3 no Booking).
Hostería las Semillas
Um pouquinho mais distante do centro, e portanto ideal para quem estiver de carro, o Hostería las Semillas foi a opção que eu e minha esposa escolhemos para nos hospedar.
Acho a opção fantástica para quem estiver planejando alugar um carro para conhecer a região e quiser um bom custo benefício, com um bom serviço de café da manhã e instalações bem confortáveis (★ nota 9.1 no Booking).
Los 3 Mosqueteros
A primeira é o Los 3 Mosqueteros, que fica localizado bem rente ao lago, então oferece uma vista lindíssima para quem quer ter um contato ainda maior com a natureza (★ nota 9.7 no Booking).
Ruma Andina by DOT Cabana
Esta acomodação oferece cabanas no melhor estilo patagônico. Então se você estiver buscando algo neste sentido, acho que pode ser uma boa pedida principalmente para famílias de 4 a 6 pessoas (★ nota 8.4 no Booking)
COMO LEVAR DINHEIRO PARA A ARGENTINA
Com o momento atual que o país vem vivendo, os câmbios paralelos e oficiais vem apresentando uma grande variação. Dessa forma, vale a pena entender um pouco mais antes de ir para lá. Garanto que você vai conseguir economizar bastante seguindo algumas dicas simples.
Sobre como levar dinheiro pra Argentina, já temos aqui no blog um texto bem detalhado sobre Câmbio na Argentina: como levar e trocar dinheiro para a viagem. Recomendo que você dê uma olhada caso esteja programando sua viagem para o país. Ou, se preferir, assistir a esse vídeo no YouTube!
Sobre o câmbio em Villa La Angostura é importante saber que não tem agência da Western Union para remessas internacionais. A única que aparece no Google está sempre fechada. Existem algumas poucas casas de câmbio no centro da cidade.
Portanto, o mais recomendável é trocar dinheiro antes de ir pra cidade e utilizar os cartões de débito internacionais em dólar que são bem aceitos na cidade.
QUANTO TEMPO FICAR EM VILLA LA ANGOSTURA
Muita gente acaba optando por fazer apenas um bate e volta de Bariloche, enquanto outras preferem ficar entre 2 e 5 dias para desfrutar melhor da cidade.
Nós ficamos 3 noites em Villa La Angostura, o que já é suficiente para conhecer alguns dos pontos principais. Infelizmente, pegamos dias ruins, um muito nublado e outro com chuva, mas ainda assim conseguimos aproveitar.
De maneira geral, acredito que com 3 dias na cidade já é possível desfrutar da natureza e parques da região, praticar esportes ao ar livre e conhecer o centro e alguns de seus restaurante.
O QUE FAZER EM VILLA LA ANGOSTURA
Agora que você já sabe o básico sobre a cidade, chegou a hora de entrarmos nas atividades que ela oferece. Desde trilhas ao longo do verão e estações de ski no inverno, não falta opções para quem gosta de natureza por lá.
Como a quantidade de dias que as pessoas passam na cidade variam bastante, optei por apenas listar o que eu acho que mais vale a pena de ser conhecido por lá.
E vale pontuar que eu estava na cidade no mês de novembro – um pouco atípico e frio – mas que não era inverno, e muitas trilhas e passeios estavam abertos.
CIRCUITO DOS SETE LAGOS
O circuito dos 7 lagos é o trecho da rota 40 que liga Villa la Angostura a San Martin de los Andes. Sendo assim, você pode aproveitar seu tempo na cidade para conhecer o trajeto.
Você pode optar por fazer o trajeto de forma autoral, caso tenha alugado um carro, ou fazer um passeio com guia, que além de te buscar e deixar no hotel, te explicará mais sobre a região e a rota. A atividade dura o dia inteiro mas a não acontece todos os dias da semana!
E caso você não queira fazer o circuito todo, pode aproveitar a proximidade com Villa Aa Angostura e conhecer o Lago Correntoso e o Lago Espejo, que já te mostram um pouco da beleza do lagos da região.
BOSQUE ARRAYANES
O Bosque Arrayanes é um passeio bem conhecido pela região, e você pode conhecê-lo de algumas maneiras diferentes saindo de Villa la Angostura, seja a partir de trilhas, passeios de barco ou excursões guiadas.
-
- Trilha dos Arrayanes: para quem ama fazer uma trilha, essa é uma excelente oportunidade. Com cerca de 11km, é uma boa forma de conhecer bem o bosque e a natureza local.
- Passeio de balsa: outra opção é conhecer o Bosque Arrayanes com a ajuda das balsas, que saem diariamente do Porto de Angostura.
- Excursões guiadas: ir com um guia é uma boa maneira de aprender mais sobre o lugar e aproveitar melhor o tempo que se tem pela cidade. Você pode contratar um passeio que te leve até a Isla Victoria e o Bosque Arrayanes, saindo de Bariloche, por exemplo.
Sim, o bosque é o mesmo que pode ser visitado pelo passeio de barco que sai de Bariloche que ainda passa pela Isla Victoria.
PUERTO ANGOSTURA
Este é um passeio que vale a pena se você for passar alguns dias pela cidade. Puerto Angostura vai além de ser o local de onde saem as balsas e o acesso ao bosque, você encontra restaurantes, bares e atividades como:
Passeios de Caiaque
A região do porto é repleta de atividades para quem quer curtir um tempo no lago. Entre elas, não é difícil você encontrar opções de canoagem e de caiaque por lá, uma boa maneira de conhecer melhor o lago Nahuel Huapi.
Conhecer as praia Bahia Mansa e Brava
Puerto Angostura possui duas praias principais, com uma de cada lado do porto. De um lado, Praia Bahía Mansa, que como o próprio nome remete, tem águas calmas. Enquanto isso, do outro lado do porto fica Praia Bahía Brava, que tem águas mais agitadas.
Subir até um dos Miradores
Existem algumas opções de miradores e senderos próximos ao Puerto Angostura.
De maneira geral, você pode decidir qual deseja subir dependendo da vista que te parecer mais interessante no dia. Os principais miradores próximos ao porto são o Mirador del Puerto e o Mirador Brazo Norte.
Como eu mencionei antes, pegamos alguns dias ruins na nossa estadia em Angostura. Mas ainda assim curti bastante essa região do porto e com certeza recomendo a visita.
TRILHA CASCATA INACAYAL
Existem várias trilhas saindo de Villa la Angostura. Para quem prefere uma caminhada mais curta – e ainda assim muito bonita – recomendo a Trilha que leva até a Cascata Inacayal.
A trilha leva em torno de 50 minutos, e você passa por alguns mirantes no caminho, o que ajuda a tornar o passeio ainda mais interessante.
No dia que decidimos fazer a trilha o tempo acabou não nos ajudando muito. Conseguimos ir até a cachoeira e voltar, mas acabou chovendo e decidimos parar por aí.
Caso você dê mais sorte em relação ao tempo, recomendo que adicione também o mirante Belvedere ao roteiro da caminhada. Este mirante soma um pouco mais à distancia da trilha, mas parece valer muito a pena pela vista.
TRILHA CUME CERRO BELVEDERE
Esta já é uma opção para quem prefere uma trilha um pouco mias desafiadora. Neste caso, basta seguir pela mesma trilha até alcançar o cume do Cerro Belvedere – são mais 6,5 km de caminhada totalizando 8,6 km até o cume e um desnível de mais de mil metros totais.
Por poderem ser feitas a partir do mesmo ponto, você pode optar por fazer a trilha da Cascata Inacayal e ver como se sente, se está bem para ir até o cume do Cerro Belvedere ou se prefere retornar antes.
ESTAÇÃO DE SKI CERRO BAYO
O Cerro Bayo é onde fica a estação de ski que funciona na alta temporada de inverno. Pelo site do oficial da estação você pode consultar o funcionamento das pistas e comprar ingressos para subir e acessar o local.
Também é possível visitar o cerro durante o verão de forma autônoma contratando um transfer a partir de Villa La Angostura.
ONDE COMER E BEBER
Se você estiver viajando pela Argentina, dificilmente irá querer deixar passar os restaurantes pelas cidades que visitar. Conosco foi assim também, e separei aqui alguns dos lugares para comer e beber que acredito merecerem uma visita.
Nicoletto Restaurant
Sem dúvida o melhor restaurante de massas que passamos em toda a viagem pela Argentina! E olha que estamos falando de 80 dias de viagem!
O Nicoletto Restaurant fica bem no centro da cidade, na Av. Arrayanes. Oferece um cardápio de massas frescas, e com certeza vale a visita.
Alma Mora Cafeteria
Por incrível que pareça não tem tantos cafés em Villa La Angostura e os que tem estão sempre lotados (ou fechados)!
Encontramos o Alma Mora e passávamos por lá pelo menos uma vez por dia! É um ótimo lugar para tomar um café ou um chocolate quente, e o Alfajor deles é fantástico.
O Alma Mora Cafeteria também fica localizado no centro da cidade, na Av. Arrayanes.
Pioneros – Parrilla Patagónica
Se tratando de Argentina, não poderia faltar uma opção de parrila. O Pioneros é muito conhecido pelo cordeiro patagônico que eles servem, e por si só já faz com que a ida até o restaurante valha a pena.
Estación Ciervo Negro
Uma opção de cervejaria excelente para almoçar. A Estación Ciervo Negro também fica localizada no centro – e também na Avenida Arrayanes, e possui um bar com cervejas próprias, sendo também uma boa opção para conhecer no fim de tarde e experimentar algumas.
E aí, curtiu esse post sobre o que fazer em Villa La Angostura? Então fica de olho aqui no blog que tem vários outros conteúdos sobre a cidade saindo por aqui.
E se estiver planejando sua viagem para o país, não deixa de conferir outros posts da Argentina aqui do blog como por exemplo esse roteiro completo por Bariloche e esse sobre San Martin de Los Andes.
2 comentários
Caro Felipe , parabéns pelo seu conteúdo.
Me chamo Georges , sou de SP , te escrevo para esclarecer uma dúvida : Terei 5 noites na região Bariloche na última semana de Outubro.
Estou pensando em dividir a estadia em 2 bases — 3 noites em Villa La Angostura seguido de 2 noites no LLao Llao.
Vc acredita que vale a hospedagem em 2 bases ou não é necessário ?
Estarei de carro alugado e por consequência com autonomia de traslados.
Agradeço pela atenção ,
Atenciosamente.
Oi Georges! Eu inverteria, 3 noites no Llao Llao (mais perto das atrações de Bariloche) e 2 em Villa La Angostura. A nao ser que voce queira fazer um bate e volta de villa la angostura até San Martin de Los Andes ai nesse caso 3 noites em Villa La Angostura permite voce conhecer San Martin em um dia e Villa La Angostura em outro.