Você já deve ter ouvido falar sobre algum cartão de débito internacional, a mais recente opção de lidar com dinheiro para quem deseja viajar para o exterior. Nesse post você entenderá o que são estes cartões, em que casos eles podem ser uma boa opção e as diferenças entre cada um deles.
Nesse post você vai ler:
Uma das questões que surgem na hora de fazer uma viagem internacional é em relação ao dinheiro. Mais especificamente em como trocar e levá-lo, além de como organizar as finanças e as mudanças de câmbio ao longo da viagem.
Nessas horas, algumas opções acabam surgindo, como: levar o dinheiro em espécie, os próprios cartões de crédito e débito brasileiros ou um cartão de débito internacional.
Pensando nisso, organizamos aqui um resumo sobre os pontos positivos e negativos de se ter um cartão de débito internacional. Além disso, iremos também comparar os diferentes tipos de cartão, para que você decida como levar dinheiro para sua viagem ao exterior de maneira mais consciente e organizada.
Por que fazer um cartão de débito internacional?
Até alguns anos atrás, quem queria viajar para o exterior se via refém de algumas poucas opções: levar o dinheiro em espécie, utilizar o próprio cartão de um banco tradicional brasileiro, ou fazer um cartão pré-pago.
Porém, de uns anos pra cá, uma quarta opção vem ficando cada vez mais forte: os cartões de débito internacionais, que contam com alguns atrativos que ainda eram desconhecido por grande parte do público brasileiro.
Cobertura e aceitação
A maior parte dos cartões de débito internacionais possuem as bandeiras Visa ou Mastercard. Dessa forma, são aceitos na maior parte das maquininhas e caixas eletrônicos pelo mundo.
Além disso, por já estarem no mercado a alguns anos, já são aceitos em muitos países sem grandes complicações.
Sendo assim, caso sua viagem seja para um destino mais “convencional”, pode ficar tranquilo que o cartão de débito internacional irá funcionar.
Porém, caso você esteja planejando uma viagem para um país menos visado turisticamente, vale a pena pesquisar nos próprios sites de cada cartão de ele é ou não aceito dentro do país em questão.
IOF e Spread
Um dos principais atrativos deste tipo de cartão é com certeza as taxas reduzidas. Enquanto com um cartão de crédito ou com um cartão pré-pago, o viajante pagaria um IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 5,38%. Com os cartões de débito internacional esta taxa é reduzida para 1,1%.
Além do IOF mais baixo, este tipo de cartão apresenta uma taxa de câmbio mais barata do que nas casas de câmbio e corretoras. E possibilita também uma maior facilidade na hora de organizar as finanças e uma segurança extra em relação ao transporte do dinheiro.
Quando falamos de cartões internacionais, há de se levar em conta também o spread, que nada mais é do que uma taxa adicional cobrada pelo provedor do cartão.
No caso dos cartões de débito internacional, o spread costuma ser de 2%, o que é baixo até mesmo se comparado a opção de levar o dinheiro em espécie para a viagem.
Desvantagens e limitações
Como nem tudo são flores, precisamos pontuar que existem também algumas limitações em relação a este tipo de cartão, principalmente por se tratar de uma opção que funciona apenas para o débito.
Esses cartões não parcelam compras e só funcionam quando há dinheiro na conta referente ao cartão, o que pode ser um empecilho para alguns viajantes.
Já para os cartões na moeda Dólar ou Euro é preciso comprar a moeda para poder usar o no exterior. Ou seja, é preciso ficar cuidando do cambio e do saldo na moeda do cartão.
Além disso, atualmente todos os bancos cobram um spread maior de 4% fora do horário comercial e aos fins de semana. Isso é importante principalmente quando você está viajando para destinos com um fuso horário diferente do Brasil pois precisa fazer o câmbio no fuso brasileiro.
Ainda, por serem uma certa novidade em terras brasileiras, alguns dos cartões ainda não possuem entrega facilitada para o Brasil, e outras pedem um uso prévio e aporte de dinheiro para o cartão antes de habilitar a entrega com frete grátis.
De um modo geral, eu não curto muito bancos que condicionam a oferta de qualquer tipo de cartão ao consumo de outros produtos, mas ai vai de cada um avaliar as vantagens de cada cartão.
De qualquer forma, iremos destrinchar isso com mais detalhes na próxima sessão, onde explicaremos um pouco mais sobre cada um deles.
Bancos e contas com cartão de débito internacional
Os cartões que se encaixam nesta nova modalidade são emitidos por fintechs e bancos digitais, e oferecem contas simplificadas, que podem ser abertas do próprio celular e em sua maioria não possuem taxas de manutenção.
Entre os cartões de débito internacionais mais comentados e difundidos do momento, podemos citar:
-
- Wise
- C6
- Nomad
- Avenue
- BS2
Os cartões acima possuem diversas similaridades, como é o caso das taxas e da maneira de serem utilizados. Porém, como são de bancos ou fintechs distintas, possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta na hora de fazer sua escolha.
Qual cartão de débito internacional escolher
Com tantas opções no mercado, é fácil se perder um pouco e não saber qual cartão escolher. Por isso, montamos aqui uma tabela comparativa para te ajudar nessa escolha.
Um cartão funcionar em apenas uma ou duas moedas não é um impeditivo de que ele funcione em diversos países. Muitos cartões que funcionam apenas em Dólar podem ser usados em países com diferentes moedas. Nesses casos, o câmbio se realiza no momento da compra.
Dica de Viajante: Foi dessa forma, com cartões de débito internacional, que viajamos por mais de 100 dias pela Ásia e passamos por países como Tailândia, Camboja, Indonésia, Vietnã e Filipinas.
Além dos descritos na tabela, alguns diferenciais são importantes de se destacar sobre cada conta:
Wise
A conta Wise permite que você tenha várias carteiras. Ou seja, você pode ter dinheiro em diferentes moedas ao mesmo tempo dentro do mesmo aplicativo.
Além disso, você pode realizar transferências entre as diferentes moedas. Por esse motivo, a Wise é queridinha de quem visita destinos com moedas diferentes em um curto espeço de tempo.
Essa opção de conversão em diversas moedas é ideal para fazer pagamentos ´locais´ como por exemplo hotéis e passeios. Mas você a Wise também utiliza o saldo em Dólar para fazer pagamentos em outras moedas (fazendo a conversão na cotação do dia).
O lado negativo da Wise é a transferência de real para conta pode demorar algum tempo para ser efetuada (pelo menos na minha experiência.
Dica de viajante: Ah, e uma dica super importante é sempre usar o seu cartão da Wise no Brasil antes de viajar pra fora para garantir que ele esteja ativo. Mesmo que você já utilize o cartão de forma virtual, é fundamental realizar esse passo antes da viagem!
Nomad
As contas Nomad são protegidas em até US$ 250 mil pelo fundo garantidor de crédito dos EUA, garantindo uma segurança a mais para seu dinheiro e possíveis investimentos.
Um ponto negativo em relação a Nomad, é que ela cobra U$ 20,00 pela taxa de entrega do cartão físico. A gratuidade só acontece após o cliente atingir uma certa pontuação dentro do próprio aplicativo (através de investimentos).
A Nomad oferece atualmente um cartão de débito em Dólar e você pode se cadastrar por aqui.
C6 Bank
As contas no C6 Banking apresentam alguns diferencias, o principal sendo a a possibilidade de acumular pontos com seu cartão. O programa C6 Átomo funciona nas funções de débito e crédito, e permitem que o cliente pontue para trocar por milhas aéreas ou por cashbacks.
Além disso, a C6 também possibilita que o cliente invista o dinheiro no mercado internacional a partir do próprio aplicativo.
Essa é uma opção bem interessante se você quer ir fazendo aportes mensais por exemplo e manter esse dinheiro rendendo até a próxima viagem.
Por mais que esta seja uma opção com alguns benefícios a mais, infelizmente a C6 cobra pela abertura da conta internacional se você não tiver nenhum relacionamento com o banco. Além disso, o banco também cobra pela manutenção por inatividade caso esta passe de 12 meses.
Avenue
Um diferencial da Avenue é sua parceria com o banco Itaú no Brasil, o que permite uma certa integração e facilitação para quem possui conta nos dois bancos.
A plataforma também conta com diversas opções de investimentos na bolsa norte americana o que pode ser uma excelente opção pra quem quer dolarizar seu patrimônio para viajar no longo prazo.
Pesa de forma negativa os fatos das taxas cobradas ao utilizar o cartão de débito serem piores do que as outras opções de mercado.
BS2
O Banco BS2 não é tão popular no Brasil e por isso passa despercebido por nós como opção para viagem internacional. Eu mesmo só tenho o cartão pois criei uma conta em dólar para receber pagamentos do Google na moeda americana.
Mas o banco oferece tanto conta internacional em dólar quanto cartão de débito internacional.
Além de não cobrar mensalidade, manutenção nem tarifa de inatividade o banco ainda oferece a opção de ter o cartão sem precisar abrir conta no banco.
Afinal qual melhor cartão de débito internacional
Quando se trata de viajar pra fora do Brasil, ter alternativas de pagamento nunca é demais. Passeio 4 meses na Ásia e utilizei todas as formas possíveis de pagamento: crédito, débito, remessas internacional e papel moeda.
Então quando se trata de cartões de débito internacional eu recomendo ter pelo menos dois cartões. No meu caso os que mais usei foi o da Wise pela facilidade de conversão de moedas e o da C6 pela cotação do dólar.
Mas como boa parte desses cartões não cobra manutenção vale a pena levar o máximo possível deles. Pois cartões podem ser perdidos, roubados, esquecidos nas máquinas de ATM.
Por hoje é isso viajante! Agora que você já sabe um pouco sobre cada conta de cartão de débito internacional, espero que fique mais fácil realizar sua escolha de um cartão de débito para viagem internacional. E caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe ela nos comentários desse post que responderei assim que possível!
Pra mais dicas de como organizar uma viagem confere esse post com 6 dicas pra organizar uma viagem do zero!
2 comentários
Mano, do nada eu tropecei no seu post. Muito Interessante! Manda vê nesse conteúdo show de bola! 😉
Com o pix, o crédito no cartão da Wise acontece em minutos.