Florianópolis, capital de Santa Catarina, é certamente um dos destinos de praia mais procurados no Brasil. São, oficialmente, 42 praias banháveis. E tem praia para todos os gostos: praia grande ou pequena, lotada ou deserta, mar calmo ou agitado. Nesse post escolhemos as 19 melhores praias da ilha de Florianópolis, pra você escolher qual se encaixa melhor no seu perfil!
RESUMO SOBRE AS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS
MAPA DAS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS
PRAIA DA DANIELA
A Praia da Daniela é a “primeira” praia do norte da ilha e uma das poucas com o mar bem calmo. Isso porque a praia fica do lado esquerdo da ilha voltada para o continente. Justamente por isso é uma praia visitada por famílias com crianças.
Apesar de a praia ser bem cumprida, a faixa de areia é pequena, principalmente na maré alta. Além disso, a praia não conta com estrutura de bares e restaurantes “pé na areia”. Do lado direito da praia você vai encontrar alguns quiosques alugando cadeiras, guarda-sol e vendendo bebidas e lanches.
Caminhe alguns metros para o lado esquerdo da praia para chegar até a Ponta da Daniela e pequena Praia do Pontal.
PRAIA DO FORTE
É uma pequena praia ainda do lado de “dentro” da ilha de Florianópolis e que também tem o mar calminho.
A Praia do Forte conta com alguns restaurantes a beira mar (Kiosque do Lico, Restaurante Pescador Lobo, Quiosque da Maré e Tico’s Restaurante).
Tem uma pequena trilha que sai da Praia da Daniela para a Praia do Forte.
PRAIAS DE JURERÊ E JURERÊ INTERNACIONAL
Sem dúvida a praia de Jurerê é uma das mais famosas e badaladas praias de Florianópolis.
Ganhou fama e o nome de Jurerê Internacional a partir do residencial luxuoso instalado na praia e hoje conta com bares, restaurantes e beach clubs espalhados por boa parte da faixa de areia.
Do lado direito da praia, conhecido como Jurerê Tradicional, ainda é possível encontrar um ambiente mais calmo e família.
Também é em Jurerê Tradicional que você vai encontrar pousadas e hotéis para hospedagem.
Se está curioso pra saber mais sobre Jurerê eu recomendo ler esse post completo sobre a praia do Diego do Meus Roteiros de Viagem.
PRAIA DE CANASVIEIRAS
A Praia de Canavieiras é outro destino procuradíssimo por turistas na alta temporada. Por ser uma praia de mar calmo e uma extensa faixa de areia, é o destino ideal para famílias e grupos de amigos.
Possui uma boa estrutura de praia e hotelaria (casas de temporada) nas ruas ao seu redor. Mas durante a alta temporada, não é raro o bairro sofrer com falta de água devido ao grande número de turistas.
Também é o destino preferido de argentinos e uruguaios. Por isso, é comum encontrar as famosas empanadas argentinas sendo vendidas por lá.
Do lado direito tem um pier com saídas de passeios de barco pela ilha.
Caminhando mais a direita a praia de Canasvieiras vira Praia da Cachoeira do Bom Jesus e Praia Ponta das Canas. Mas essas praias já não contam com a mesma estrutura de Canasvieiras.
PRAIA DA LAGOINHA DA PONTA DAS CANAS
A Praia da Lagoinha da Ponta das Canas é a praia mais ao norte da ilha de Florianópolis.
Tem apenas 800 metros de extensão e uma faixa de areia entre 10 e 20 metros, dependendo da maré. Um dos únicos restaurantes a beira mar é o Chico Restaurante que fica do lado direito da praia.
Dica de Viajante: Não confundir essa praia com a Praia Lagoinha do Leste que fica ao sul da ilha e só pode ser acessada por trilha ou barco.
PRAIA BRAVA
A Praia Brava é a primeira do norte da ilha virada ao leste. Praia de mar aberto, com forte ondulação e formação de bancos de areia. É uma praia de água límpida e uma faixa de areia larga.
É uma praia que atrai um público mais jovem pois tem alguns beach clubs (como o Le BarBaron) e shows e bandas.
Também atrai surfistas de olho nas boas ondas que se formam por ali.
O bairro onde fica a Praia Brava é considerado de alto padrão, majoritariamente ocupado por condomínio e prédios residenciais.
PRAIA DOS INGLESES
A Praia dos Ingleses é outra queridinha dos turistas. Justamente pela sua estrutura de comércio com bares, restaurantes e lojas.
Apesar de estar a poucos metros da Praia Brava, a distância de carro entre as duas é de pelo menos 30 minutos (sem trânsito).
Existe uma trilha, não oficial, que costeia o Morro da Feiticeira entre as duas praias, mas ela não é recomendada pra quem não está acostumado a fazer trilhas.
Com ondas de porte médio/grande, e uma extensão de 5 km, a Praia dos Ingleses tem um mar agitado do lado esquerdo, e calmo do lado direito. Recebendo assim, tanto famílias com crianças quanto surfistas.
A praia dos Ingleses tem uma gastronomia forte, principalmente de frutos do mar. Mas é possível encontrar de tudo: restaurantes pé na areia, comida italiana, churrascaria, lanchonetes e bares.
Ao final da praia, do lado direita, estão as Dunas do Santinho, que ligam a Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho.
PRAIA DO SANTINHO
Próxima praia do mapa é a Praia do Santinho. É uma praia de 2 km de extensão, com mar agitado ideal para prática de esportes náuticos e surfe.
Também é visitada por quem quer fazer trilhas (trilhas da Toca da Onça, Morro das Aranhas e Trilha do Santinho) onde é possível encontrar algumas inscrições rupestres.
É uma praia com pouquíssima estrutura na areia, mas que conta com o famoso resort Costão do Santinho.
PRAIA DE MOÇAMBIQUE
A Praia de Moçambique é a maior praia da ilha com mais de 13 km de extensão. Porém, por não contar um estrutura de praia, é mais procurada por surfistas.
A praia tem areia grossa e mar de tombo (profundidade aumenta rapidamente).
PRAIA DA BARRA DA LAGOA
A Praia da Barra da Lagoa fica no final da faixa de areia da Praia de Moçambique.
A aldeia de pescadores torna a Praia da Barra um lugar ideal para quem curte frutos do mar, principalmente a famosa Sequência de Camarão!
Do lado direito da praia, uma ponte atravessa o Canal da Barra e conecta a praia com a Prainha da Barra. A prainha, apesar de pequena, conta com algumas pousadas muito bem avaliadas, como por exemplo a Sunset Strip Eco Apartments.
Além disso, a ponte dá inicio a algumas trilhas muito procuradas na praia da Barra. A principal, sem dúvida, é a trilha das Piscinas Naturais da Barra.
Já a Trilha da Boa Vista e Galheta, começa logo após a ponte e vai até a Praia da Galheta.
Dica de Viajante: A Praia da Galheta não entrou no nosso top 19 mas merece menção. Só pode ser acessada pelas trilhas da Boa Vista e da Praia Mole e é a única praia para prática do Naturismo!
PRAIA MOLE
A Praia Mole é ideal para prática do surfe por conta das ondas fortes. É uma praia de tombo e é considerada uma das mais perigosas para banhistas.
Tem alguns restaurantes pé na areia como o Bar do Deca e o Canas Verde Bar e Restaurante.
PRAIA DA JOAQUINA
A Praia da Joaquina, assim como a Praia Mole, é ponto de encontro para surfistas. Inclusive, ambas as praias recebem regularmente etapas dos campeonatos de surfe.
A praia tem 3 km de extensão com ondas fortes e (geralmente) mais frias. Apesar da extensão, a maior faixa de areia fica do lado esquerdo da praia, onde também está a estrutura de restaurantes.
Tem, inclusive, dois hotéis a poucos passos da praia: Cris Hotel e Joaquina Beach Hotel.
Tem estacionamento pago pertinho da área, mas na alta temporada ele lota rapidamente, assim como as ruas perto da praia.
Por estar pertinho das Dunas da Joaquina é o lugar ideal para praticar sandboard na ilha.
Dica de Viajante: Existem várias pequenas prainhas entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina acessíveis via trilha ou barco. Como por exemplo as Praias do Gravatá, Núcleo do Vulcão e das Pedras. Mas pesquise bem sobre a acessibilidade e dificuldade as trilhas antes de entrar no meio mato.
PRAIA DO CAMPECHE
A Praia do Campeche segue na mesma faixa de areia da Praia da Joaquina e oficialmente tem 3,5 km de extensão.
Segue o mesmo padrão das praias do lado direito da ilha: ondas fortes, água fria e praia de tombo (afunda rápido).
Porém, diferente da sua vizinha Praia Mole, a Praia do Campeche oferece muito mais opções de hospedagem a alimentação.
Tem como diferencial o acesso de barco a Ilha do Campeche, que fica bem em frente da praia.
ILHA DO CAMPECHE (BÔNUS)
É uma das “ilhas da ilha” de Florianópolis. Para chegar lá é preciso contratar um barco, saindo tanto da Praia do Campeche quanto da Praia da Armação.
PRAIA DA ARMAÇÃO
A Praia da Armação tem esse nome pelo período de caça das baleias. Hoje em dia, a praia é reduto de pescadores que atracam seus barcos na pequena baía formada pela Ponta das Campanhas.
É uma praia rasa, sem mudanças abruptas de profundidade, e com ondas um pouco (só um pouco mesmo) mais fracas.
Tem uma boa estrutura de praia na parte direita e uma boa faixa de areia bem mais tranquila a esquerda.
A vila onde a praia está localizada tem bares, restaurantes, lojas e artesanato e alguns mercadinhos. Recomendo o Sul da Ilha Surf Bar, para um lanche ou um drink ouvindo música ao vivo.
PRAIA DO MATADEIRO
A Praia do Matadeiro só pode ser acessada por uma rápida trilha (de uns 10 minutos) ou pela faixa de areia se a maré estiver bem baixa.
Também leva esse nome devido a época de caça as baleias. Embora tenha um acesso mais restrito, fica lotada na alta temporada.
Os poucos restaurantes da praia (Borinelli Bar, Austrais e Mergulhão) oferecem um bom serviço e um preço justo, considerando que tudo chega pela trilha.
A praia do Matadeiro é destino para muitos surfistas por conta do mar aberto e ondas ideais para prática do esporte.
Outro atrativo da praia é a Trilha até a Lagoinha do Leste. Essa trilha dura mais ou menos 2h30 e contorna o Morro do Matadeiro até chegar na Praia da Lagoinha do Leste.
Dica de Viajante: Para ficar hospedado na praia do Matadeiro eu recomendo a Casinha Charmosa (reserve pelo Booking). A casinha fica a poucos metros da praia, e é ideal para curtir uns dias com o pé na areia.
PRAIA DA LAGOINHA DO LESTE
Existem 3 formas de chegar até a Praia da Lagoinha do Leste. Sendo que a primeira opção e menos cansativa é de barco, saindo das praias da Armação ou Pântano do Sul.
O preço da viagem varia entre R$40,00 e 50,00 o trecho. Apesar de ser mais rápida, não recomendo essa opção do barco para quem enjoa facilmente.
A segunda opção é fazer uma trilha saindo do Pântano do Sul. Com duração de mais ou menos uma hora a trilha atravessa o Morro do Pântano, e por isso exige mobilidade.
Por fim, a última forma de chegar até Lagoinha é fazer a trilha a partir da Praia do Matadeiro. Apesar de ser mais longa (cerca de 2 horas) e de também exigir bom preparo físico, o visual de boa parte da trilha é fantástico!
A praia da Lagoinha do Leste é um paraíso ainda pouco afetado pelo turismo em massa. Cada um é responsável pelo seu lixo na praia e as únicas estruturas são alguns quiosques vendendo comes e bebes (somente em feriados e alta temporada).
Ah, e não tem hospedagem na praia.
Ainda na Lagoinha do Leste, uma terceira trilha (que é quase uma escalada) leva até o topo do Pico da Coroa, com um visual privilegiado da praia.
PRAIA DO PÂNTANO DO SUL
A vila de pescadores dita o ritmo da Praia do Pântano do Sul, com a presença dos barcos pesqueiros e a pesca de tainha, garoupa e robalo. E onde tem pesca, tem comida boa e muitos frutos do mar.
Por isso, a praia tem uma boa estrutura na areia, e fica lotada de famílias e turistas principalmente na alta temporada.
Como eu já disse, é um dos pontos de saída de barco ou por trilha para a Praia da Lagoinha Leste.
O Pântano do Sul divide a faixa de areia com a Praia dos Açores, localizada do lado direito para quem chega pela rodovia.
PRAIA DA SOLIDÃO
A Praia da Solidão, como o próprio nome já indica, é um refúgio ainda pouco explorado na ilha de Floripa. O acesso pode ser feito de carro, mas também pela faixa de areia a partir da Praia dos Açores, se a maré permitir.
Tem como atrativos a Cachoeira da Praia do Saquinho e a Trilha do Saquinho que leva até uma praia de mesmo nome!
PRAIA NAUFRAGADOS
A Praia dos Naufragados é a praia mais ao sul da Ilha de Florianópolis. Habitada apenas pelos moradores locais, é uma praia praticamente deserta.
As únicas formas de chegar lá são de barco ou por uma trilha de uma hora saindo da Caieira da Barra Sul.
PREVISÃO DO TEMPO E CLIMA EM FLORIANÓPOLIS
É possível visitar Florianópolis o ano inteiro! Mas, para aproveitar as praias, é claro que existem alguns períodos melhores que os outros.
Com relação ao clima, em Floripa, tem clima encoberto e chuvas esparsas o ano inteiro.
No verão chove mais e as temperaturas ficam entre 20 e 30 graus. Também é a época em que a água do mar está mais quente (entre 22 e 24º).
Final de Março e os meses de Abril e Maio são de queda de temperatura mas ainda assim é uma época em que dá pra curtir a praia.
Já a partir de Junho é recomendável escolher bem a viagem e torcer para pegar um período de sol. De qualquer forma, a temperatura da água do mar vai cair até atingir as médias mínimas de 18 graus em Agosto!
QUANDO IR A FLORIANÓPOLIS
Considerando o clima e a alta temporada, os melhores meses para viajar para Florianópolis são de Novembro a Março.
Se você quer sossego, fuja de feriados como Ano Novo e Carnaval. Já se você quer curtir praias lotadas e bombar nas baladas, esses feriados são a época ideal.
Alguns feriados como Sete de Setembro, Finados e Páscoa podem ser uma boa opção para quem não tem muita disponibilidade. Isso porque são feriados já na baixa temporada e a cidade não está (muito) cheia.
Se a sua viagem para Florianópolis precisa ser durante o inverno, se programe para aproveitar o clima mais ameno e trocar as praias pelas trilhas da ilha.
Também é a melhor época para surfar (apesar do frio). Já entre Agosto e Setembro é o período ideal para avistar as baleias francas.
HOTEL E HOSPEDAGEM EM FLORIANÓPOLIS
A Ilha de Floripa é grande, e as estradas que conectam as praias não são das melhores. Por isso, é importante saber escolher o lugar da sua hospedagem.
Com base na nossa lista de praias em Florianópolis, veja qual região mais te agrada e pesquise os hotéis no mapa abaixo.
PASSAGEM AÉREA PARA FLORIANÓPOLIS
Geralmente os preços das passagens a partir das principais capitais do Brasil é baixo. Essa é outra grande vantagem de viajar para Florianópolis. Além disso, Florianópolis está com um terminal de aeroporto novíssimo em folha!
Portanto, pesquise passagens nacionais no site da Passagens Promo e compare os melhores preços entre as companhias aéreas.
Se curtiu a lista de 19 praias em Florianópolis do Mapa de Viajante então deixa seu comentário aí embaixo e compartilha esse post nas redes sociais.
Aliás, se sentiu falta de alguma praia pode comentar também!