Hoje o post vai ser sobre dicas e tudo que você precisa saber para viajar para Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Nesse post vamos ver como chegar, quando ir, onde ficar e quanto custa conhecer Bento!
Guia de Viagem: Bento Gonçalves
SOBRE BENTO GONÇALVES
A cidade de Bento Gonçalves foca localizada a aproximadamente 130 quilômetros de Porto Alegre e a 30 km de Caxias do Sul.
A região que comporta o Vale dos Vinhedos tem 80 quilômetros quadrados e compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
A colonização italiana somada a um clima propício ao cultivo do vinho proporcionaram o surgimento de dezenas de vinícolas que produzem vinhos premiados pelo mundo todo!
COMO CHEGAR EM BENTO GONÇALVES
Para quem vem de fora do Rio Grande do Sul a melhor forma de chegar até o Vale dos Vinhedos é através do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.
Apesar de Caxias do Sul ter um aeroporto operacional eu não recomendo voar até lá (passagens caras e risco de voo cancelado).
Chegando em Porto Alegre você pode alugar um carro direto no aeroporto. Na minha opinião, a melhor forma de se locomover entre as cidades e vinícolas de Bento Gonçalves é de carro.
Por outro lado, alguém sempre terá que ser o motorista da rodada e passar o dia sem tomar os excelentes vinhos das degustações.
Seja como for, você pode fazer como degustadores profissionais e não ingerir todo o vinho nas degustações. Aliás, é bem comum encontrar cuspideiras durante a degustação para descartar o vinho do copo e da boca (em alguns casos).
Não é uma má ideia, já que cada degustação tem em média 5 rótulos (ou até 12).
Outra opção para chegar em Bento é ir até a Rodoviária de Porto Alegre e de lá pegar um ônibus intermunicipal. Tem ônibus saindo praticamente a cada hora, sendo que a viagem levar entre 2 e 3 horas e a passagem custa uma média de R$ 50,00.

QUANDO IR A BENTO GONÇALVES
A serra gaúcha recebe turistas durante todo o ano. Seja para aproveitar as baixas temperaturas do inverno ou para curtir a época mais florida da primavera ou verão.
A verdade é que qualquer época é época para comer bem e tomar um bom vinho e isso Bento Gonçalves tem de sobra!
Entretanto, se eu fosse escolher um período do ano para visitar Bento Gonçalves e região, eu escolheria o período em que ocorre a Vindima.
Nesse período que vai de Janeiro a Março ocorrem as festas e eventos da colheita das uvas. Além de contar com diversas atrações exclusivas a essa época do ano, os parreirais estarão cheios de uvas maduras prontas para colheita.
Dica de Viajante: Não sabe o que é a vindima? Vindima é o período da colheita das uvas. Por isso, é um período de muitas festas e celebração para as famílias envolvidas na vinicultura. Para saber tudo sobre esse período em Bento Gonçalves leia esse post que escrevi falando sobre o assunto!
Bienalmente (em anos ímpares) ocorre a Festa Nacional do Vinho entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Mais um motivo para visitar Bento Gonçalves durante o verão!
Por outro lado, se você curte o inverno gaúcha, prefira fugir da alta temporada de Julho. Eu prefiro os meses de Junho e Agosto, quando os hotéis não estão tão lotadas e os preços são mais camaradas!

Quando ir a Bento Gonçalves
CLIMA NO VALE DOS VINHEDOS
As temperaturas em Bento Gonçalves são amenas durante boa parte do ano. As chuvas também são bem distribuídas durante o ano tendo o pico nos meses de Setembro e Outubro.

ONDE FICAR EM BENTO GONÇALVES
Bento Gonçalves tem uma grande oferta de hotéis, pousada e inclusive alguns resorts. Tudo vai depender do seu gosto e do seu bolso!
SPA DO VINHO
O Spa do Vinho é um dos melhores e mais luxuosos hotéis da região, oferece atividades diárias voltadas para amantes de vinhos, como por exemplo o pôr-do-sol harmonizado com vista das videira. Possui um spa que pode ser utilizado por hospedes e também por visitantes.

HOTEL VILLA MICHELON
Outro hotel localizado no Vale dos Vinhedos é o Villa Michelon que conta com piscina coberta, academia, aluguel de bicicletas e trilhas.
FARINA PARK HOTEL
O Farina Park Hotel, fica localizado próximo a rota Caminho de Pedra e também é uma excelente opção com boa estrutura (tem piscina e salão de jogos) e ainda tem um excelente restaurante no subsolo.

HOTEL POUSADA CASA TASCA
Já o Hotel Pousada Casa Tasca dentro de Bento Gonçalves, a alguns minutos da estação ferroviária e do pórtico de entrada da cidade. Ficamos hospedados lá e fomos muito bem atendidos, posto que também é um hotel com excelente custo benefício.
DALL’ONDER GRANDE HOTEL
O Dall’Onder Grande Hotel é outra excelente opção dentro da cidade de Bento Gonçalves. Além de estar muito bem localizado ainda conta com piscina, academia e brinquedoteca para crianças.
Contudo, o estacionamento do hotel é pago (valor atual de R$ 27,00 por dia).
Reserve Dall’Onder Grande Hotel
O QUE FAZER EM BENTO GONÇALVES
É importante se planejar bem na hora de montar o seu roteiro para Bento Gonçalves, uma vez que existem dezenas de vinícolas espalhadas pela região.
Por isso, elaboramos um guia completo nesse post, sugerindo um roteiro de até 7 dias passando pelas principais rotas, vinícolas e restaurantes.
Se preferir, também pode ler o post específico de cada uma das rotas: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas.













2 comentários
Olá! Poderia me enviar a planilha? Ela é de qual ano?
Aguardo. Obrigada desde já.
thais_cferreira@hotmail.com
Oi Thaís, veja se recebeu no email. Os preços foram atualizados esse ano. Abs!